Quem foi o melhor jogador do ano?

ARTIGO COM VÍDEO – Amanhã conheceremos quem é a melhor seleção do mundo. Mas, e quem foi o melhor jogador do ano? Hoje, o World Rugby anunciou os finalistas do prêmio de Melhor Jogador do Ano, cujo vencedor será anunciado no domingo, dia 1º de novembro, na festa de premiação da entidade.

 

Seis jogadores foram escolhidos como os finalistas, sendo que apenas um deles já ganhou o prêmio: o abertura Daniel Carter, da Nova Zelândia, premiado duas vezes, em 2005 e 2012. Carter se despede amanhã dos All Blacks e busca encerrar uma brilhante carreira se igualando a seu companheiro Richie McCaw como os únicos atletas a vencerem três vezes o prêmio.

 

A Carter se soma entre os finalistas seu compatriota, o matador ponta Julian Savea, que está em busca de bater o recorde de mais tries em uma só edição da Copa do Mundo. Outros dois finalistas do Mundial estão na lista, os terceiras linhas australianos David Pocock e Michael Hooper. O segunda linha Alun Wyn Jones, de Gales, e o scrum-half Greig Laidlaw, da Escócia, são os representantes europeus na lista.

 

O júri é composto por grande ex atletas – Will Greenwood, Gavin Hastings, Raphaël Ibanez, Francois Pienaar, Agustín Pichot, Scott Quinnell, Tana Umaga e Paul Wallace -, por jornalistas de renome – Pierre Galy (AFP), Stephen Jones (The Sunday Times), Georgina Robinson (Sydney Morning Herald), Jim Kayes (TV3) e Sergio Stuart (Ole, Argentina) – e pelos vinte times que estiveram presentes no Mundial.

 

Finalistas:

  • Dan Carter (Nova Zelândia);
  • Julian Savea (Nova Zelândia);
  • David Pocock (Austrália);
  • Michael Hooper (Austrália);
  • Alun Wyn Jones (Gales);
  • Greig Laidlaw (Escócia).

 

Lista de vencedores do prêmio:

2014 – Brodie Retallick (Nova Zelândia)
2013 – Kieran Read (Nova Zelândia)
2012 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2011 – Thierry Dusautoir (França)
2010 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2009 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2008 – Shane Williams (Gales)
2007 – Bryan Habana (África do Sul)
2006 – Richie McCaw (Nova Zelândia)
2005 – Dan Carter (Nova Zelândia)
2004 – Schalk Burger (África do Sul)
2003 – Jonny Wilkinson (Inglaterra)
2002 – Fabien Galthié (França)
2001 – Keith Wood (Irlanda)

Comentários