Tempo de leitura: 1 minuto

O World Rugby anunciou hoje a suspensão de sua filiação com a entidade SportsAccord, criada em 1967 com o objetivo de articular as federações de esportes olímpicos e não-olímpicos. O World Rugby tomou tal decisão por considerar pouco claras as funções da SportsAccord e seu papel para o esporte mundial, reafirmando, no entanto, que segue trabalhando junto do Comitê Olímpico Internacional e da ASOIF (Associação Internacional das Federações de Esportes Olímpicos).

 

Hoje, 92 federações internacionais de esportes são filiadas à SportsAccord. A World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco), a IAAF (Federação Internacional de Atletismo), a ISSF (Federação Internacional de Tiro) e a IRF (Federação Internacional de Remo) foram as primeiras a se afastaram da SportsAccord, após Marius Vizer, presidente da entidade, criticar fortemente Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, em discurso na última convenção da SportsAccord, em abril deste ano. Nesta semana, todas as demais entidades de esporte olímpicos tomaram o mesmo caminho, em oposição à gestão de Vizer à frente da SportsAccord.

- Continua depois da publicidade -

 

Vizer acusou o COI de não ser transparente e justo, tendo uma estrutura obsoleta. Em seu discurso, o presidente da SportsAccord afirmou que o COI interfere na autonomia das entidades, impede a criação de mais eventos multiesportivos e exclui importantes lideranças de votações.

 

Fontes: World Rugby e AP