Foto: Saints derrotam Chiefs e flertam com G4 da Premiership. Foto: Getty Images

ARTIGO COM VÍDEOS – A Premiership inglesa fechou 2018 com uma rodada recheada de emoções nesse último fim de semana do ano. O líder Exeter Chiefs perdeu para o Northampton Saints, mas saiu de campo com a bonificação necessária para seguir na primeira colocação.

Os Chiefs foram a Northampton e viveram uma partida dramática e empolgante diante dos Saints. O time da casa começou atropelando com 2 tries em menos de 9 minutos, com Piers Francis – em lindo contra ataque – e Dan Biggar. Exeter reagiu e com a força de sue pack, empatando o jogo com penal try no scrum seguido de try do argentino Santiago Cordero. A resposta, porém, foi rápida, com Fraser Dingwall marcando o 21 x 14 para os Saints, mas os Chiefs dariam o troco no começo do segundo tempo com try de Moon, aproveitando o homem a menos dos anfitriões por amarelo. O try decisivo de Northampton acabou saindo aos 56′, com Cobus Reinach interceptando passe e marcando o try que colocava os Saints na frente. Biggar logo depois chutou penal de segurança, que se provou precioso, pois já com o tempo esgotado o Exeter conseguiria seu try de bônus, com Kvesic, mas sem poder virar o placar. 31 x 28, números finais.

O Saracens, vice líder, venceu o Worcester Warriors, reduzindo para 1 ponto sua desvantagem para os Chiefs. A vitória só não deu a liderança aos londrinos pela falta do bônus. E o jogo não foi nada fácil, com os Warriors abrindo 18 x 11 no primeiro tempo, com tries de Duncan Weir e Ben Te’o. Mas Clark e Strettle marcaram os tries da vitória dos Sarries por 25 x 17 no segundo tempo.

A briga a partir do terceiro lugar segue totalmente aberta. O terceiro colocado, o Gloucester, perdeu em casa e agora a diferença para o quinto colocado Bath é de apenas 5 pontos. Os Cherry and Whites não seguraram a força ofensiva do Sale Sharks, com seu rugby dinâmico e envolvente liderado por Faf de Klerk. 30 x 15 para o time de Manchester, Chris Ashton, Faf de Klerk, Rob Webber e Danny Solomona cruzando o in-goal.

Já o quarto colocado Harlequins afundou o Wasps, que já foi terceiro colocado e agora amarga apenas o oitavo posto. Jogo de muita rivalidade (pois o Wasps nasceu e tem muita torcida em Londres) e vitória dos Quins por 20 x 13, diante de 82 mil torcedores em Twickenham. Alex Dombrandt marcou o primeiro try dos Quins com menos de 1 minuto e Joe Marchant marcou o try decisivo aos 63′.

O quinto lugar é do Bath, que venceu outro clássico nacional, contra o Leicester Tigers, no duelo dos maiores campeões do país. 23 x 16, com Jonny May fazendo o único try dos Tigers logo a 1′, mas com o Bath dominando o restante do duelo e correndo para 3 tries, com Jamie Roberts, Nathan Catt e Ruaridh McConnochie.

Por fim, na parte de baixo da tabela, o Bristol Bears arrancou crucial vitória em casa sobre o lanterna Newcastle Falcons por 35 x 28. Jogo vibrante, com Tom Pincus anotando o try decisivo aos 75′ para os Bears.

 

Gallagher Premiership – Campeonato Inglês 2018-19

- Continua depois da publicidade -

Bristol Bears 35 x 28 Newcastle Falcons

Bath 23 x 16 Leicester Tigers

Harlequins 20 x 13 Wasps

Saracens 25 x 17 Worcester Warriors

Gloucester 15 x 30 Sale Sharks

Northampton Saints 31 x 28 Exeter Chiefs

 ClubeCidadeJogosPontos
exeterExeter ChiefsExeter1666
Saracens logoSaracensLondres1658
Harlequins copy copyHarlequinsLondres1648
GloucesterGloucester1646
Sale Sharks copySale SharksSalford (Manchester)1639
Bath rugby badge copyBathBath1639
Northampton SaintsNorthampton SaintsNorthampton1637
WaspsCoventry1637
Bristol BearsBristol1635
Leicester Tigers copyLeicester TigersLeicester1634
Worcester WarriorsWorcester WarriorsWorcester1628
Newcastle FalconsNewcastle1625
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento