Foto: Saints derrotam Chiefs e flertam com G4 da Premiership. Foto: Getty Images

ARTIGO COM VÍDEOS – A Premiership inglesa fechou 2018 com uma rodada recheada de emoções nesse último fim de semana do ano. O líder Exeter Chiefs perdeu para o Northampton Saints, mas saiu de campo com a bonificação necessária para seguir na primeira colocação.

Os Chiefs foram a Northampton e viveram uma partida dramática e empolgante diante dos Saints. O time da casa começou atropelando com 2 tries em menos de 9 minutos, com Piers Francis – em lindo contra ataque – e Dan Biggar. Exeter reagiu e com a força de sue pack, empatando o jogo com penal try no scrum seguido de try do argentino Santiago Cordero. A resposta, porém, foi rápida, com Fraser Dingwall marcando o 21 x 14 para os Saints, mas os Chiefs dariam o troco no começo do segundo tempo com try de Moon, aproveitando o homem a menos dos anfitriões por amarelo. O try decisivo de Northampton acabou saindo aos 56′, com Cobus Reinach interceptando passe e marcando o try que colocava os Saints na frente. Biggar logo depois chutou penal de segurança, que se provou precioso, pois já com o tempo esgotado o Exeter conseguiria seu try de bônus, com Kvesic, mas sem poder virar o placar. 31 x 28, números finais.

O Saracens, vice líder, venceu o Worcester Warriors, reduzindo para 1 ponto sua desvantagem para os Chiefs. A vitória só não deu a liderança aos londrinos pela falta do bônus. E o jogo não foi nada fácil, com os Warriors abrindo 18 x 11 no primeiro tempo, com tries de Duncan Weir e Ben Te’o. Mas Clark e Strettle marcaram os tries da vitória dos Sarries por 25 x 17 no segundo tempo.

A briga a partir do terceiro lugar segue totalmente aberta. O terceiro colocado, o Gloucester, perdeu em casa e agora a diferença para o quinto colocado Bath é de apenas 5 pontos. Os Cherry and Whites não seguraram a força ofensiva do Sale Sharks, com seu rugby dinâmico e envolvente liderado por Faf de Klerk. 30 x 15 para o time de Manchester, Chris Ashton, Faf de Klerk, Rob Webber e Danny Solomona cruzando o in-goal.

Já o quarto colocado Harlequins afundou o Wasps, que já foi terceiro colocado e agora amarga apenas o oitavo posto. Jogo de muita rivalidade (pois o Wasps nasceu e tem muita torcida em Londres) e vitória dos Quins por 20 x 13, diante de 82 mil torcedores em Twickenham. Alex Dombrandt marcou o primeiro try dos Quins com menos de 1 minuto e Joe Marchant marcou o try decisivo aos 63′.

O quinto lugar é do Bath, que venceu outro clássico nacional, contra o Leicester Tigers, no duelo dos maiores campeões do país. 23 x 16, com Jonny May fazendo o único try dos Tigers logo a 1′, mas com o Bath dominando o restante do duelo e correndo para 3 tries, com Jamie Roberts, Nathan Catt e Ruaridh McConnochie.

Por fim, na parte de baixo da tabela, o Bristol Bears arrancou crucial vitória em casa sobre o lanterna Newcastle Falcons por 35 x 28. Jogo vibrante, com Tom Pincus anotando o try decisivo aos 75′ para os Bears.

 

Gallagher Premiership – Campeonato Inglês 2018-19

- Continua depois da publicidade -

Bristol Bears 35 x 28 Newcastle Falcons

Bath 23 x 16 Leicester Tigers

Harlequins 20 x 13 Wasps

Saracens 25 x 17 Worcester Warriors

Gloucester 15 x 30 Sale Sharks

Northampton Saints 31 x 28 Exeter Chiefs

ClubeCidadeJogosPontos
Exeter ChiefsExeter1251
SaracensLondres1247
HarlequinsLondres1233
GloucesterGloucester1232
Sale SharksSalford (Manchester)1229
WaspsCoventry1229
Leicester TigersLeicester1229
BathBath1228
Northampton SaintsNorthampton1226
Bristol BearsBristol1224
Worcester WarriorsWorcester1221
Newcastle FalconsNewcastle1217
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º a 4º lugares = classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º e 6º lugares = classificação à Champions Cup;
- 12º lugar = rebaixamento