Tempo de leitura: 25 minutos

 Sharks x Reds. www.sarugby.co.za

O Super Rugby e a Vodacom Cup agitaram os gramados do Hemisfério Sul neste fim de semana. O bom rugby profissional não esteve apenas no Seis Nações europeu!

A quarta rodada do Super Rugby foi positiva para os sul-africanos, e muito ruim para quase todos os australianos. O atual campeão Queensland Reds foi derrotado pelos Sharks, perdendo a invencibilidade e a liderança da temporada 2012. A ponta agora é dividida entre os Stormers, que derrotaram os Blues, e os Highlanders, que venceram o dérbi contra os Hurricanes.

- Continua depois da publicidade -

O Western Force produziu a zebra da rodada, obtendo sua primeira vitória na temporada ao derrubar os Waratahs fora de casa. Os Rebels também caíram em casa, diante dos Cheetahs, vencedores também pela primeira vez na temporada. Por fim, os Chiefs, jogando em casa, tiraram a invencibilidade dos Brumbies.

Desta vez, três equipes folgaram na rodada: Crusaders, Bulls e Lions.

Pela segunda rodada da Vodacom Cup, sul-africana, o Pampas XV, da Argentina, venceu a primeira, em resultado sofrido contra os Eagles.

 

Líderes

Highlanders e Stormers lideram o Super Rugby 2012, sendo os únicos invictos na quarta rodada.

Jogando de verde, os Highlanders venceram fora de casa os Hurricanes e mantiveram a grande campanha. O time visitante começou melhor o jogo, fazendo 10 x 0 em 25 minutos, com try, conversão e penal de Colin Slade. A virada dos Hurricanes veio ainda no primeiro tempo, com try de Cory Jane, em grande jogada com muitas fases, e 3 penais de Barrett. 14 x 10 no intervalo. A segunda etapa foi muito mais física, com escassos espaços para os dois times. Com um penal aos 75′, Noakes fez 19 x 17 para os Highlanders, e números finais de uma importante vitória.

Os Stormers tiveram menos problemas para passarem pelo decepcionante Blues, na Cidade do Cabo. Bryan Habana fez o primeiro try do jogo, aproveitando o vacilo do ponta Ben Lam. Com mais 4 penais de Joe Pietersen, o jogo foi para o intervalo em 17 x 3 para os anfitriões. Aos 51′, Jean De Villiers rompeu a defesa neozelandesa com estilo e cravou o segundo try dos Stormers. Os Blues reagiram com vigor, anotando 2 tries, com Stanley e Faumuina, diminuindo o placar para 24 x 17, o que colocou os Blues no páreo. Porém, os Stormers garantiram o triunfo com novo penal chutado por Pietersen. 27 x 17.

 

Faixa carimbada

Fim da invencibilidade de 7 jogos dos Reds, campeões de 2012. A equipe australiana foi à África do Sul e caiu diante dos Sharks. Os Reds começaram com tudo a partida, mostrando por que são campeões. Hanson, aos 9′, e Higginbothan, aos 24′, fizeram os dois primeiros tries do jogo, ambos para os australianos, mostrado um ótimo jogo de forwards e fases muito bem organizadas. Marais, com um try aos 33′, e 2 penais chutados por Lambie, reduziram a vantagem dos vermelhos. 17 x 10 no intervalo. O segundo tempo foi muito disputado. Aos 55′, Keegan Daniel virou o placar para os Sharks. Logo depois, Frisby roubou a bola e realizou grande contra-ataque, devolvendo os Reds à ponta. Porém, aos 59′, Viljoen fez mais um try para os Sharks, que não foram mais superados pelos Reds. 27 x 22, placar final. Grande demonstração de qualidade dos Tubarões de Durban.

 

Zebra!

Os Waratahs foram surpreendidos em casa pelo fraco Western Force, que chegou à sua primeira vitória na temporada. Os ‘Tahs largaram na frente, com try de Ashley-Cooper, aos 3’, após maul, mostrando ser de fato um jogador multi-uso. Porém, o Force virou rapidamente o jogo, com penal e try do fullback Harvey. Aos 36′, o try de Tom Kingston, em contra-ataque relâmpago, parecia colocar ordem na partida para os anfitriões. 14 x 13 no intervalo. Harvey e Halagahu trocaram penais, e os Waratahs não conseguiram encaixar seu jogo contra o fisicamente forte Western Force. Aos 63′, Wara cravou o try da vitória para o Force, 21 x 20, e muita festa do time de Perth.

 

Derrotas australianas

As derrotas de Rebels e Brumbies completaram a fraca jornada australiana.

Os Brumbies perderam a invencibilidade no campeonato caindo fora de casa contra os Chiefs. Sem tries até os 68′, com empate parcial de 15 x 15, o duelo deu uma guinada no fim e foi emocionante nas últimos minutos. Aos 68′, Taumalolo fez o try dos Chiefs, respondido pelos Brumbies apenas aos 77′, com Sam Carter. A peleja parecia fadada ao empate, mas Jackson Wilson anotou o try da vitória neozelandesa aos 79′. 29 x 22.

Os Rebels seguem sendo o único time sem vitórias na competição, após 3 apresentações. A chance de vitória era grande nesta rodada, mas a equipe não conseguiu superar os Cheetahs, que também não haviam vencido nehuma partida ainda. O início do duelo foi emocionante, com 3 tries em menos de 10 minutos. Foram 2 tries para o ponta Le Roux, premiando a boa e incisiva linha de passes dos Cheetahs, ao passo que o hooker Adam Freier fez o try de Melbourne. O jogo foi para o intervalo em 20 x 10 para os Cheetahs, e o segundo tempo seguiu muito bom. James O’Connor fez um belo try para os Rebels, 48′, empatando o duelo. Goosen e O’Connor trocaram penais, e o jogo foi para os acréscimos empatado em 26 x 26. O final foi de tirar o fôlego, e os Cheetahs emergiram vitoriosos, após linda jogada de Robert Ebersohn, que serviu Van Zyl, que correu para o try vitorioso, calando o estádio. Vitória no apagar das luzes!

Pampas XV x Eagles. Fonte: www.uar.com.ar

Pampas XV vence na Vodacom Cup

A Vodacom Cup sul-africana teve disputada a sua segunda rodada neste final de semana. E o representante argentino no torneio segue em dificuldade. Após ser derrotado na estreia, o Pampas XV quase perdeu a segunda, vencendo o fraco SWD Eagles por sofridos 34 x 30, graças a 3 tries no segundo tempo. A liderança do Grupo Sul está nas mãos do Eastern Province Kings, que venceu seu rival Border Bulldogs.

 

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Chiefs 26 x 22 Brumbies, em Tauranga

Stormers 27 x 17 Blues, na Cidade do Cabo

Hurricanes 17 x 19 Highlanders, em Wellington

Waratahs 20 x 21 Force, em Sydney

Sharks 27 x 22 Reds, em Durban

Rebels 26 x 33 Cheetahs, em Melbourne

 

Vodacom Cup – Copa da África do Sul

Pampas XV 34 x 30 SWD Eagles, em Stellenbosch

Eastern Province 40 x 23 Border, em Porto Elizabeth

Griquas 55 x 10 Griffons, em Kimberley

Pumas 19 x 19 Blue Bulls, em Nelspruit

Sharks 15 x 17 Western Province, em Durban

Boland 32 x 30 Free State, em Bredasdorp

Golden Lions 59 x 29 Falcons, em Joanesburgo