Tempo de leitura: 43 minutos

london sevens photo

 

A Série Mundial de Sevens conhecerá o grande campeão da temporada nesse domingo, com a disputa da etapa da Inglaterra, a última etapa do circuito de 2011-12. Entre os dias 12 e 13 de maio, Londres receberá o torneio masculino do HSBC Sevens World Series e o torneio feminino do IRB Women’s Sevens Challenge Cup, reunindo os melhores do sevens mundial numa grande festa de encerramento da temporada mundial da modalidade.

- Continua depois da publicidade -

Os jogos terão início às 6h30 no sábado e às 5h30 no domingo, ambos no horário de Brasília.

Para conferir os horários das transmissões do BandSports, clique aqui.

 

Nova Zelândia virtualmente campeã

A Nova Zelândia já é a virtual campeã da temporada 2011-12 da Série Mundial de Sevens. Após conquistar o título do Glasgow Sevens, os neozelandeses abriram quase inalcansáveis 11 pontos sobre os vice-líderes fijianos. A Nova Zelândia só perde o título se ela terminar so sétimo lugar para baixo e se Fiji se sagrar campeão em Londres. Isto é, caso os neozelandeses avancem às quartas-de-final principais (ou seja, terminem entre os dois melhores de seu grupo no sábado), Fiji terá que torcer por nada menos que duas derrotas seguidas dos neozelandeses: nas quartas-de-final e na semifinal do Plate (disputa pelo 5º lugar). Quase impossível.

 

O campo de batalha

Os neozelandeses caíram no Grupo A do torneio, que não deverá apresentar qualquer dificuldade aos Homens de Preto. O principal adversário da Nova Zelândia será a insossa Argentina, de campanha regular ao longo da temporada. Quênia, decepcionante quando joga sem Injera e Kayange, e Rússia completam o fácil grupo.

Fiji está no Grupo C, e duelará com o País de Gales pelo primeiro lugar. A exemplo dos neozelandeses, os fijianos não deverão ter quaisquer problemas para avançarem em seu grupo. Espanha e Zimbábue completam os adversários dos vice-líderes.

No domingo, os adversários do Grupo A nas quartas-de-final saem do Grupo D, ao passo que os oponentes do Grupo C serão do Grupo B. No Grupo D, as principais forças são a decadente África do Sul, única das grandes seleções que não conquistou nenhum torneio na temporada, e a irregular Austrália. A elas fazem companhia a Escócia e Portugal. Já no Grupo B, Inglaterra e Samoa deverão fazer um duelo de altíssimo nível pelo primeiro posto, e o advesário que sobrar para Fiji será uma verdadeira pedreira. França e Estados Unidos completam no grupo sonhando em voltar aos bons momentos.

 

Seleção Brasileira disputa o torneio feminino

A Seleção Brasileira Feminina estará no quarto e o último torneio do IRB Women’s Sevens Challenge Cup. A fase de grupos do torneio será disputada na Cardinal Vaughan Memorial School, e as semifinais e finais da Taça Ouro serão em Twickenham. A IRB Womens’s Sevens Challenge Cup é o circuito experimental do IRB para o lançamento de uma verdadeira Série Mundial de Sevens no final do ano que vem, e o Brasil disputou todos os torneios desta temporada: Dubai, em dezembro (terminando em 8º e último lugar), Las Vegas, em fevereiro (terminando em 5º, entre 8 times), e Hong Kong, em março (terminando em 9º lugar, entre 12 times).

A fórmula de disputa do torneio é bem simples. As 12 seleções foram divididas em 3 grupos com 4 equipes cada, com todos os jogos da fase de grupos sendo disputados no sábado, e os duelos do mata-mata no domingo. As campeãs, as vice-campeãs e as duas melhores terceiras colocadas avançam às quartas-de-final, enquanto as quatro piores da primeira fase jogam pelo 9º lugar na Taça Bronze. As vencedoras das quartas-de-final seguem na Taça Ouro e ganham um lugar no estádio de Twickenham, ao passo que as perdedoras jogam a Taça Prata.

Na fase de grupos, as brasileiras terão pela frente as poderosas inglesas, as ascendentes sul-africanas e a força asiática do Cazaquistão. Dificilmente o primeiro lugar escapará da Inglaterra, sendo que a África do Sul é a favorita para o segundo lugar. O Brasil enfrentou as sul-africanas em Dubai, e foi derrotado por 19 x 5, o que dá alguma esperança de uma reviravolta brasileira em Londres. O Cazaquistão, por sua vez, é a melhor seleção asiática de XV, mas fica à sombra da China no sevens. A expectativa é de um jogo duro, mas com ótimas chances de vitória e de classificação às quartas-de-final para o Brasi.

No Grupo B, estão Canadá, uma das melhores do mundo, Holanda, Rússia (que venceram recentemente o Brasil) e Portugal. Por fim, no Grupo C estão a Austrália, campeã mundial de sevens em 2009, Estados Unidos, França (duas fortes seleções) e China.

 

London 7s sevens world series

London Sevens – 9ª etapa da Série Mundial de Sevens

Grupo A: Nova Zelândia, Argentina, Rússia e Quênia

Grupo B: Inglaterra, Samoa, França e Estados Unidos

Grupo C: Fiji, País de Gales, Espanha e Zimbábue

Grupo D: Austrália, África do Sul, Escócia e Portugal

sws 2012

 

Womens’s Sevens Challenge Cup – Sevens Feminino de Londres

Grupo A: – Inglaterra, Brasil, África do Sul e Cazaquistão

Grupo B: Canadá, Rússia, Holanda e Portugal

Grupo C: Austrália, Estados Unidos, China e França

 

Jogos do Brasil no sábado (horários de Brasília):

7h36 – Brasil x África do Sul

9h36 – Brasil x Inglaterra

11h36 – Brasil x Cazaquistão