Tempo de leitura: 16 minutos

 Tietjens

Um giro pelas notícias do seven-a-side: Gordon Tietjens no Hall da Fama, Série Mundial de Sevens, Copa do Mundo de Sevens, FIRA-AER Division A e Sevens de Amsterdã!

 

- Continua depois da publicidade -

Tietjens no Hall da Fama

O técnico da Seleção Neozelandesa de Rugby, Gordon Tietjens, foi homenageado com a maior honra do rugby: a nomeação para o Hall da Fama do IRB.

À frente da Nova Zelândia há 17 anos, Tietjens conquistou nada menos que 10 títulos da Série Mundial de Sevens, 1 Copa do Mundo de Sevens e 4 medalhas de ouro dos Jogos da Commonwealth.

Na prática, o IRB só nomeia para seu Hall da Fama pessoas que não estejam mais em atividade, porém, diante do currículo de Tietjens, foi aberta uma ilustre exceção. Aos 57 anos de idade, Tietjens teve seu contrato renovado com a NZRU para comandar a Seleção Neozelandesa de Sevens até os Jogos Olímpicos de 2016.

Ele se tornou o sexto neozelandês a entrar para o Hall da Fama.

Fonte: IRB


Série Mundial de Sevens 2011-12 quebra recorde de público

A edição 2011-12 da Série Mundial de Sevens quebrou seu recorde de público. O circuito teve um público total nos estádios de mais de 547,500 torcedores, ao longo de 9 torneios, ultrapassando os 500,100 da temporada passada.

Fonte: IRB


Inglaterra anuncia elenco para a próxima temporada


A RFU anunciou seu elenco para a temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens. A entidade máxima do rugby inglês contratou 16 atletas para atuarem exclusivamente pela seleção de sevens. Os grandes astros Matt Turner e Dan Norton seguem na equipe. O técnico Ben Ryan ganhou um acréscimos de 4 jogadores contratados em seu elenco para a nova temporada.

São eles: Dan Bibby, John Brake, Chris Brightwell, Chris Cracknell, Mike Ellery, Christian Lewis-Pratt, James Lightfoot-Brown, Tom Mitchell, Dan Norton, Tom Powell, Jack Preece, James Rodwell, Mathew Turner, Rob Vickerman, Marcus Watson e Jeff Williams.

Fonte: Planet Rugby

 

Errata: a Copa do Mundo de Sevens pode prosseguir depois de 2013

O Portal do Rugby divulgou há alguns dias uma informação que vem se tornando senso comum entre os rugbiers e entre a imprensa mundial: o fim da Copa do Mundo de Sevens após a edição de 2013, dando lugar ao torneio de sevens dos Jogos Olímpicos. Contudo, esta é uma informação não-oficial. Em momento algum até agora o IRB oficializou o fim do Mundial de Sevens, e a possibilidade de continuidade do torneio em concomitância com os Jogos Olímpicos existe.

A próxima edição da Copa do Mundo de Sevens será em 2013, em Moscou, na Rússia.

 

Portugal receberá a zona europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Sevens

Nos dias 21 e 22 de julho, a cidade portuguesa de Albufeira, no Algarve, receberá o torneio europeu das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Sevens de 2013.

O Algarve Sevens terá a participação de 12 seleções, e dará 5 vagas no Mundial. Participarão do torneio: Portugal, França, Escócia, Espanha, Itália, Geórgia, Ucrânia, Holanda e Alemanha, do Grand Prix Europeu de 2012 (a 1ª divisão do sevens europeu), Romênia, Bélgica e Lituânia (classificados pela FIRA-AER Division A de 2012, a 2ª divisão). Rússia (país-sede), País de Gales e Inglaterra (que terminaram entre os 8 primeiros da última Copa do Mundo de Sevens) já estão garantidos no Mundial.

Fonte: FIRA-AER

 

Romênia é campeã do FIRA-AER Division A e retorna ao Grand Prix Europeu

No último final de semana, Varsóvia, capital da Polônia, recebeu o torneio único da FIRA-AER Division A, a segunda divisão do seven-a-side europeu. O torneio valia uma vaga de promoção ao Grand Prix Europeu de 2013 (a primeira divisão) e três vagas no Algarve Sevens, além de rebaixar uma equipe à Division B de 2013.

A Romênia se sagrou campeã do Sevens de Varsóvia e garantiu sua promoção ao Grand Prix Europeu de 2013 e sua classificação ao Algarve Sevens. Bélgica, vice-campeã, e Lituânia, terceira colocada, garantiram as outras duas vagas no Algarve Sevens. A Moldávia, rebaixada no ano passado do Grand Prix, sofreu novo descenso, e disputará a Division B no ano que vem.

Confira os resultados:

 

Estados Unidos conquista o Sevens Feminino de Amsterdã

No último domingo, a Seleção Feminina de Sevens dos Estados Unidos se sagrou campeã do Amsterdam Sevens, tradicional torneio europeu. As estadunidenses derrotaram na final a Austrália, por 17 x 14. Em terceiro lugar ficou a Holanda, que derrotou a Inglaterra, campeão do último Sevens de Londres, por 17 x 0.

Em 2011, a Seleção Brasileira disputou o torneio, mas optou por não viajar à Holanda em 2012.

Fonte: Amsterdam 7s