capa

Tempo de leitura: 10 minutos

capa

Começou o Campeonato Sul-Americano de XV, em Santiago do Chile! Na primeira rodada, aArgentina não teve problemas para superar o Uruguai por 40 x 5. O segundo jogo, por outro lado, foi muito disputado, com o Brasil fazendo sua melhor partida contra o Chile em quase 20 anos. No final, a vitória foi dos Condores sobre os aguerridos Tupis, 19 x 6.

O Portal do Rugby está em Santiago e fará uma supercobertura in loco do evento! Cássio Venturi traz a cada jogo todas as informações direto do CARR La Reina!

- Continua depois da publicidade -

Siga-nos no Twitter (@portaldorugby) e no Facebook, e tenha a narração ao vivo de todos os jogos!

Para conferir nosso álbum de fotos do Sul-Americano, clique aqui.

 

Argentina confirma favoritismo sobre o Uruguai

Os argentinos estrearam com muita propriedade contra o Uruguai. Como esperado, a Argentina se impôs. Porém, os Teros batalharam muito, vendendo caro a derrota.

O primeiro tempo se encerrou em apenas 19 x 0 para a Argentina, com 3 tries – com Martín Garcia Veiga, Ramiro Moyano e Manuel Montero – e 2 conversões – de Valentin Cruz. A conduta argentina no segundo tempo foi seguir buscando tries, sem optar por arrematar penais. Assim, a vantagem foi se ampliando, conforme o desgaste uruguaio foi aumentando. Ramiro Moyano marcou o quarto try logo no início do segundo tempo, e Javier Ortega Desio fez o quinto, pouco depois. 33 x 0. O Uruguai fez seu try de honra aos 64′, com Santiago Arocena, mas Javier Rojas fechou o duelo com mais um try alviceleste. Fim de jogo, 40 x 5.

 

Brasil joga bem, mas é derrotado pelo Chile

A seleção da casa fez sua estreia no torneio contra o Brasil, e teve muito trabalho para conseguir seu triunfo. Diante de cerca de 500 torcedores, os Condores começaram a partida já conseguindo um penal a seu favor, que Timothy Gibson arrematou com precisão, 3 x 0. A resposta brasileira não tardou, com Moisés Duque convertendo precisamente o primeiro penal favorável aos Tupis. 3 x 3.

O Brasil teve uma baixa logo no começo do primeiro tempo, com Matheus Sampaio “Matias” sofrendo uma lesão no joelho, dando lugar a Thiago Perovic. O Brasil se mostrou superior no primeiro quarto de jogo, porém pouco a pouco os chilenos assumiram a preponderância nas ações, detendo maior controle territorial e sobre a posse da bola antes do intervalo. Movimentando bem a bola de um lado a outro do campo, Francisco Neira anotou o try dos Condores, fazendo 10 x 3. No primeiro tempo, o Brasil mostrou problemas em seu lateral, possibilitando aos chilenos trabalharem mais a bola.

Na segunda etapa, o Brasil começou bem, tomando um scrum chileno logo no início. A resposta chilena foi o arremate com precisão de um penal de 40 metros, por Javier Valderrama, maior pontuador chileno no último Campeonato Argentino. 13 x 3. Os Condores tiveram novo penal do meio campo, e Valderrama, com muito respeito aos Tupis, arrematou aos postes novamente, mas não foi feliz, acertando o travessão.

No último quarto, o Brasil cresceu. O grande momento dos Tupis foi uma corrida de Diego Lopez do campo de defesa às 22 do Chile, que iniciou uma série de fases brasileiras no campo ofensivo. O Brasil obteve um penal nas 22, que Daniel Gregg arriscou aos postes, fazendo 6 x 13. Não demorou muito e o Brasil cometeu novo penal para Valderrama chutar, 16 x 6, aos 68′.

Mais confiante do que no primeiro tempo, o Brasil não se acanhou, e foi para o ataque em busca da histórica vitória. Porém, os Condores se defenderam bem e rapidamente puseram os brasileiros no campo de defesa, arrancando um penal fatal. Valderrama não hesitou, e fez Chile 19 x 6 Brasil. O ataque chileno foi ainda mais custoso ao Brasil, já que Danilo “Vermelho” foi punido com cartão amarelo, com menos de 10 minutos para o final. Aos 77′, após grande jogada de Moisés Duque, o chileno Ignacio Silva também recebeu cartão amarelo, deixando as equipes em igualdade numérica. Contudo, não havia mais tempo para uma virada. Fim de jogo, 19 x 6 a favos dos vermelhos.

O resultado foi o melhor do Brasil contra o Chile desde 1993, quando a seleção verde-e-amarela foi derrotada por 35 x 26.

 

Pós-jogo

Após a partida, Felipe Claro “Alemão” e Diego Lopez falaram com o Portal do Rugby. “Alemão” comentou: ”fizemos uma partida excelente mais uma vez com o chile, superamos talvez até nossas expectativas por causa dos jogadores novos, mas sem duvida a galera nova que veio teve uma excelente estreia, talvez o placar mais curto nos últimos 10 anos contra o chile e sem duvida vamos trabalhar mais para que o próximo jogo seja melhor ainda”.

Diegão, que foi premiado após a partida com o Troféu Fair Play, “ah, eu sai de campo com uma sensação não ideal porque a gente viu que a vitória é possível, e é cada vez mais possível, cada ano estamos diminuindo esse buraco. Eu sai muito feliz porque esse foi um ano atípico porque tivemos pouco tempo para trabalhar, de preparação, a gente veio de um trabalho novo dos 2 neozelandeses que com certeza foi uma coisa que refletiu muito em campo, a gente tinha uma compreensão muito maior do jogo e a gente veio com um grupo muito novo, com somente 8 jogadores que disputou o sulamericano passado, muitas estreias no grupo e mesmo assim a gente pode fazer a melhor performance nossa nos últimos anos contra o chile, apesar de ter sido uma derrota, para mim foi uma vitória pelo tempo que a gente teve, pelo grupo renovado, estou muito contente com o desempenho do grupo”.

Sobre o que espera da próxima partida, contra a Argentina, o asa pontuou: “a gente pode observar um pouco o 1º tempo deles contra o urugaui, vai ser com certeza um jogo muito duro, não tenho duvida que vai ser o jogo mais duro do sulamericano, eles vem de um grupo muito forte, que disputou agora a vodacon, que tem 15 pampas, é a base do time, mas vai ser mais um teste para a gente, um teste para testar a nossa vontade, nosso novo trabalho, com certeza não vai ser fácil, arrancar uma vitória seria até histórica, mas a gente vai denovo dar o nosso melhor e diminuir cada vez mais a diferença das equipes do nosso continente.

Sobre o jogo entre Tupis e Condores, o técnico argentino Daniel Hourcade comentou: “Estamos positivamente surpresos com o nível que o Brasil mostrou ante o Chile. É uma equipe bem organizada defensivamente e com bom jogo ofensivo. O Chile por outro lado, sempre apresenta um jogo duro, jogando fechado. Nosos time deve crescer e melhorar nosso jogo e manter a dinâmica de hoje, mas com mais eficácia.” 

O Portal do Rugby ainda agradece especialmente Wilson Stevon, brasileiro que levou seu megafone ao campo e ainda nos presenteou com algumas fotos da partida.

sul-americano xv 2012 logo copiar

CONSUR “A” 2012 – Campeonato Sul-Americano de Rugby XV – em Santiago, Chile

1ª rodada – horários de Brasília

UAR40versus5uruguai

15h00 – Argentina 40 x 5 Uruguai

Intervalo: 19 x 0

Argentina

Roberto Tejerizo, Martín García Veiga, Gastón Cortéz; Santiago Guzmán, Benjamín Macome; Lisandro Ahualli de Chazal, Javier Ortega Desio, Leonardo Senatore (c); Martín Landajo, Valentín Cruz; Manuel Montero, Javier Rojas, Matías Orlando, Diego Palma; Ramiro Moyano. Suplentes: Ignacio Sáenz Lancuba, Bruno Postiglioni, César Fruttero, Nicolás Azzorin, Tomás Cubelli, Stéfano Ambrosio, Facundo Barrea.

Tries: Martín Garcia Veiga, Ramiro Moyano (2), Manuel Montero, Javier Ortega Desio, Javier Rojas

Conversões: Valentín Cruz (5)

Penais:

Drop Goals:

 

Uruguai

Rodolfo De Mulla, Arturo Ávalos, Gastón Ibarburu; Santiago Vilaseca, Diego Bascou; Fernando Bascou, Mathias Braun, Alejandro Nieto; Guillermo Lijtenstein, Felipe Berchesi; Santiago Arocena, Alberto Román, Agustín Ormaechea, Rodrigo Martinez; Jerónimo Etcheverry. Suplentes: Nicolás Klappenbach, Mario Sagario, Cristofer Soarez, Diego Magno, Juan Ormaechea, Mathias Arocena, Gastón Mieres.

Tries: Santiago Arocena

Conversões:

Penais:

Drop Goals:

 

cbru novo6versus19chile

17h00 – Brasil 6 x 19 Chile

Intervalo: 3 x 10

Brasil

Ramiro Mina, Daniel Danielewicz, Jardel Vettorato; Lucas Piero, Carlos Oliveira; Matheus Daniel, João Luiz Da Ros, Diego Lopez; Felipe Claro, Daniel Gregg; Allan Martins, Martin Schaefer, Moisés Duque, Gustavo Krahembühl; Matheus Sampaio.

Suplentes: Jardel De Mendonça, Danilo Lima, Lucas Ceccarelli, Thiago Perovic, Leandro Castiglioni, João Neto, Paulo Santos.

Tries:

Conversões:

Penais: Moisés Duque (1), Daniel Gregg (1)

Drop Goals:

 

Chile

Francisco Deformes, Manuel Gurruchaga, Sergio de la Fuente; Nelson Calderón, Pablo Huete; Ignacio Silva, Rolando Pellerano, Rodrigo Tobar; Juan Pablo Perrota, Francisco González; Francisco Neira, Francisco De la Fuente, Felipe Brangier, Timothy Gibson; Javier Valderrama.

Tries: Francisco Neira

Conversões: Timothy Gibson (1)

Penais: Timothy Gibson (1), Javier Valderrama (3)

Drop Goals:

 

Elencos de 2012

cbru novo

Brasil

Forwards: Danilo Amaral Franco de Lima (Vermelho) – Rio Branco RC; Jardel Luís Vettorato (Gaúcho) – Novo Hamburgo RC; Jardel Rodolpho de Mendonça (Cocão) – SPAC; Ramiro Daniel Mina (Mocho) (C) – Bandeirantes RC; Daniel Xavier Danielewicz (Nativo) – Desterro RC; Pedro Simões Manzini (Bolão) – Bandeirantes RC; Carlos Henrique Oliveira (Carlão) – São José RC; Lucas Villem Ceccarelli (Pirú) – Ilhabela RC; Maurício Camargo Costa (Argentino) – Jacareí RC; Thiago Perovic (Perova) – Monte Grande RC (Argentina); Diego Martins Gimenez Lopez (Diegão) – Pasteur AC; Lucas Piero Celestino Toscanelli de Moraes (Bruxinho) – Desterro RC; João Luiz da Ros (Ige) – Desterro RC; Júlio Ricardo de Mendonça (Cocasso) – SPAC

Linha: Leandro Castiglioni Amaral (Leco) – SPAC; Felipe Claro Sant’Anna Silva (Alemão) – SPAC; Daniel Hubert Gregg (Gregg) – Niterói RFC; Matheus Sampaio Silva (Tcheus) – Ilhabela RC; Martin Michael Schaefer (Martin) – Rio Branco RC; Moisés Rodrigues Duque (Moisés) – São José RC; Paulo Ricardo de Souza Santos (Gordo) – Ilhabela RC; João Pires de Oliveira Dias Neto (Torosso) – SPAC; Matheus da Cruz Daniel (Matias) – São José RC; Gustavo Badino Krahembuhl (Ogum) – Pasteur AC; André Luiz Muniz Nascimento da Silva (Boy) – SPAC; Allan Josefh Martins (Allan) – Rio Branco RC

uruguai

Uruguai

Forwards: Alejo Corral (SIC, Argentina), Rodolfo de Mula (PSG), Oscar Duran (Carrasco Polo), Gaston Ibarburu (Saint Jean de Luz, França – 3ª divisão), Mario Sagario (Santboiana, Espanha), Nicolás Klappenbach (Champagnat), Arturo Avalo (Carrasco Polo), Santiago Vilaseca (Old Boys), Cristofer Soares (Montevideo Cricket), Diego Bascou (PSG), Fernando Bascou (PSG), Matias Braun (PSG), Diego Magno (Montevideo Cricket), Alejandro Nieto (Champagnat) e Juan Ormachea (Carrasco Polo)

Linha: Guillermo Lijtenstein (Trébol), Francisco Vecino (Carrasco Polo), Mathias Arocena (Old Christians), Felipe Berchesi (Carrasco Polo), Alberto Roman (PSG), Juan de Freitas (Champagnat), Agustin Ormachea (Carrasco Polo), Rodrigo Martinez (Carrasco Polo), Santiago Arocena (Old Christians), Gaston Mieres (Lobos) e Jeronimo Etcheverry (Verona, Itália – 2ª divisão).

chile

Chile

Forwards: Luka Salamunic (Old Boys), Sebastián del Solar (Old Boys), Salomón Díaz (COBS), Francisco Deformes (Old Mackayan’s), Manuel Gurruchaga (Old John’s), Sergio de La Fuente (Stade Dijonaisse RC, França – 3ª divisão), Alejandro Ríos (U. Católica), Pablo Huete (Castres, França), Rolando Pellerano (Viña RC), Nelson Calderón (Troncos), Germán Suazo (Stade Français), Ignacio Silva (Stade Français), Rodrigo Tobar (Old John’s) e Manuel Dagnino (Old Mackayan’s)

Linha: Juan Pablo Perrota (U. Católica), Alonso Oliver (Old John’s), Francisco González (Sporting), Benjamín Pizarro (Old Georgean’s), Francisco de La Fuente (Auch, França – 2ª divisão), Germán Herrera (Viña RC), Felipe Brangier (PWCC), Francisco Metuaze (Sporting), Iñaki Barturen (Old Reds), Timothy Gibson (COBS), Francisco Neira (Old John’s) e Javier Valderrama (Old Mackayan’s)

UAR

Argentina

Forwards: Germán Aráoz (Jockey Club Tucumán e Pampas XV), Gastón Cortéz (Córdoba Athletic), Ignacio Saenz Lancuba (San Cirano), Roberto Tejerizo (Tucumán Lawn e Pampas XV), Bruno Postiglioni (La Plata e Pampas XV), Martín García Veiga (BAC&RC e Pampas XV), Nicolás Azzorin (Liceo Naval), César Fruttero (Jockey Club Córdoba), Santiago Guzmán (Tucumán RC e Pampas XV), Lisandro Ahualli de Chazal (Universitario Tucumán), Rodrigo Bruno (Jockey Club Córdoba e Pampas XV), Benjamín Macome (Tucumán RC), Javier Ortega Desio (SIC), Leonardo Senatore (Gimnasia y Esgrima e Pampas XV).

Linha: Tomás Cubelli (Belgrano e Pampas XV), Martín Landajo (CASI e Pampas XV), Valentín Cruz (Pucará), Stéfano Ambrosio (Tala), Santiago Craig (Liceo Naval), Matías Orlando (Huirapuca e Pampas XV), Facundo Barrea (Córdoba Athletic e Pampas XV), Javier Rojas (Universitario Tucumán e Pampas XV), Manuel Montero (Pucará e Pampas XV), Diego Palma  (Pucará e Pampas XV), Ramiro Moyano (Lince e Pampas XV), Román Miralles (Duendes e Pampas XV)