Tempo de leitura: 16 minutos

Stormers x Waratahs 2012

A primeira pela primeira colocação geral do Super Rugby esta emocionante! Na 13ª rodada, os Stormers retornaram à liderança da competição graças à sua vitória sobre os Waratahs e à derrota dos Bulls para os Highlanders. Os Stormers, contudo, não lideram o certame isoladamente, já que os Chiefs somaram 4 pontos por folgarem na rodada.

Além de Stormers e Bulls, da África do Sul, e Chiefs, da Nova Zelândia, os Brumbies, da Austrália, seguem em alta, e dificilmente ficaram de fora das finais. As outras 2 vagas deverão ser disputadas por apenas 5 equipes, separadas hoje por 7 pontos. São elas: Crusaders, Sharks, Highlanders, Reds e Hurricanes.

- Continua depois da publicidade -

 

Stormers de volta ao topo

Os Stormers da Cidade do Cabo são novamente líderes do Super Rugby. Sempre baseando suas ações no jogo de contato, a equipe sul-africana venceu o praticamente já eliminado Waratahs, em duro duelo em Newlands.

Os primeiro tempo foi muito movimentado, totalmente distinto do segundo tempo. Os Stormers chegaram a seus 2 tries na primeira etapa. Primeiro, com Pietersen, aos 16′, em ótima movimentação de bola, do maul, para a linha, e de um lado ao outro do campo. O segundo try saiu aos 32′, com Leibenberg, após o bom trabalho dos forwards e o bizarro momento com 2 bolas em campo. 16 x 3 no intervalo.

Na segunda etapa, os australianos esboçaram uma reação com o try de Rob Horne, aos 42′, mas não foram capazes de furar novamente a poderosa defense dos Stormers. McKibbin e Peter Grant trocaram penais, e foi só. Placar final de magros 19 x 3.

 

Bulls derrapam na Nova Zelândia

Os Stormers só chegaram à liderança da competição por conta da derrota dos Bulls fora de casa contra o bom time dos Highlanders. Foi uma partida muito dura no frio do sul da Nova Zelândia. O primeiro tempo foi sem espaços, com vitória parcial dos sul-africanos por 6 x 3. Aos 47′, Delany empatou o duelo para os anfitriões com novo penal, 6 x 6, e a tônica do primeiro tempo prevaleceu.

No último quarto de jogo, as equipes se soltaram mais, e os tries saíram. Aos 63′, após boas fases nas 22, Hoeata cravou o try dos neozelandeses. E, pouco depois, Delany chutou mais um penal, elevando a vantagem para 16 x 6. Aos 73′, os Bulls reagiram, com um try de Wepener, no pick and go. No fim, a defesa dos Highlanders trabalhou bem e segurou o resultado. 16 x 11.

 

Brumbies seguem sólidos na ponta de seu grupo

Os Brumbies seguem firmes na liderança do Grupo Australiano. O time do técnico campeão do mundo Jake White visitou os Hurricanes e saiu com uma boa vitória por 37 x 25. O primeiro tempo foi de grandes equilíbrio, com os Brumbies abrindo o placar, por meio de try penal de Holmes e try de Auelua. Os Hurricanes responderam com tries de Perenara e Vito, levando o jogo para o intervalo em 15 x 13.

Na segunda etapa, os Hurricanes começaram atropelando, fazendo 2 tries em 10 minutos, com Perenara e Allen. Porém, os neozelandeses pararam ai, e os australianos não perdoaram, reagindo fulminantemente com 3 tries: Carter, aos 53′, Hooper, aos 61′, e Holmes, aos 68′. Atônitos, os ‘Canes não conseguiram mais virar a partida, terminando numa inspiradora e imponente vitória aussie por 37 x 25. Péssimo para os Hurricanes, que perderam pontos importantes na briga por um lugar no mata-mata.

 

Crusaders atropelam em clássico nacional

Os Crusaders conseguiram uma avassaladora vitória no clássico nacional da Nova Zelândia contra o péssimo time dos Blues, que faz uma horrenda campanha em 2012. Foi simplesmente um try atrás do outro, com os ‘Saders mostrando grande forma e que são, sem dúvida, gradíssimos candidatos a título.

Destaques para o try de Richie McCaw e para o retorno de Dan Carter à posição de chutador do time. Os tries foram anotados por: Todd (6), A Whitelock (12), McCaw (22), Romano (35), Flynn (40, 49), Ellis (42), Guildford (66), Marshall (75), completando o massacre de 59 x 12, sem qualquer reação para o time de Auckland.

 

Sharks e Reds vencem

Os Sharks e os Reds saíram vitoriosos na rodada, mantendo-se bem na briga por lugares no mata-mata final.

Os Sharks emergiram vitoriosos do dérbi sul-africano contra os Cheetahs, no duelo Natal contra Free State. O primeiro tempo do duelo foi parelho, com os Cheetahs mantendo-se colados no marcador, com o apoio da torcida. JA Strauss fez o try do time da casa, enquanto JP Piertersen, o francês Fred Michalak e Mvovo anotaram os tries dos Sharks, fazendo 19 x 14 no primeiro tempo. Na segunda etapa, a peleja perdeu o ritmo, e os Sharks administraram a vantagem, até conseguirem o try do ponto-bônus aos 72′, com Bosman. Excelente triunfo por 34 x 20.

Os Reds, por sua vez, bateram facilmente o pior time da temporada, o Lions, por também 34 x 20. Após um difícil primeiro tempo, que se encerrou em 13 x 6 para os australianos (try de Gill), os Reds deslancharam no segundo tempo, anotando outros 3 tries em menos de 15 minutos, garantindo a vitória bonificada. Tries de SM Faingaa (42), Feauai-Sautia (48) e Genia (54).

 

Rebels vencem dérbi dos estados da AFL

No último jogo da rodada, os Rebels venceram fora de casa o Western Force, no duelo entre Melbourne e Perth, dois bastiões do futebol australiano, que desta vez tiveram suas atenções voltadas ao confronto direto no rugby union. Foi um jogo emocionante, um verdadeiro “toma lá, dá cá”. O primeiro tempo foi um show de tries, com Nalaga (23) e McCalman (28) fazendo 2 tries para o Force, Neville (2, 25), Delve (19) e Vuna (34) fazendo 4 tries para o Rebels. 26 x 15 para os visitantes no intervalo, já garantindo o ponto-bônus ofensivo. Na segunda etapa, o jogo foi totalmente diferente, com Mafi fazendo o terceiro try do Force, aos 44′, o último try da peleja. Na sequência, o confronto foi decidido pelos penais, com Seymour chutando 3 penais para o Force, e Beale 2 para o Rebels. Aos 73′, Seymour colocou os anfitriões à frente no placar, mas Kurtley Beale devolveu o penal aos 76′, garantindo a vitória dos Rebels por 32 x 31.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Hurricanes 25 x 37 Brumbies, em Wellington

Highlanders 16 x 11 Bulls, em Dunedin

Crusaders 59 x 12 Blues, em Christchurch

Reds 34 x 20 Lions, em Brisbane

Cheetahs 20 x 34 Sharks, em Bloemfontein

Stormers 19 x 13 Waratahs, na Cidade do Cabo

Force 31 x 32 Rebels, em Perth