Tornados campeão

Tempo de leitura: 3 minutos

Tornados campeão
Sábado foi o dia da grande final do Campeonato Paulista B, entre Poli USP e Tornados Indaiatuba. Dia também que o Tornados completou 5 anos de vida, e comemorou o título mais importante de sua história.
 
Em tarde ensolarada, o largo campo da CEPEUSP foi a arena para a grande partida. Duas equipes que já haviam se enfrentado outras vezes, na quais a Poli foi vitoriosa nos quatro outros jogos, em 2010, 2011 e 2012. Logo no primeiro lance, penal para a Poli, que o certeiro Marcelo Orefice “Tate”, experiente centro da equipe uspiana, abriu o placar em 3 x 0. Minutos depois, novo penal, e nova conversão de “Tate”. O primeiro try da partida veio com o fullback alvi-laranja Alcino Amato, após rápida cobrança de um penal nas 22, cobrado pelo asa Renan Ascoli, Tornados 5 x Poli 6.
 
Em jogo muito disputado, o Tornados foi garantindo soberania no scrum fixo e boa disputa nos laterias. Porém, com mais duas infrações, “Tate” mostrou novamente o motivo de estar à frente de todos os pontuadores do campeonato, convertendo ambos com precisão, ampliando para Poli 12 X Tornados 6. À metade do primeiro tempo, após jogada dos forwards, novamente com Renan cobrando penal rápido, o capitão alvi-laranja Vinícius “Furby” Cremasco anotou seu try. Com a conversão do ponta Sandro Ripabello, a peleja chegou ao seu primeiro empate, 12 x 12. O Tornados continuou pressionando os politécnicos e, após três penais nas 22 por impeidmento, houve o penal try convertido, dando a liderança ao time de Indaiatuba. No último lance do primeiro tempo, “Tate” diminuiu para a Poli, novamente em penal convertido. Placar parcial: Poli 15 x Tornados 19.

No segundo tempo, o Tornados ampliou em 22 a 15 com penal convertido por Ripabello.  Com algumas substituições importantes, os politécnicos buscaram alterarações em seu plantel. Logo, veio o segundo empate da partida, em uma bela jogada do time da casa, que utilizaram da força e velocidade de seus terceiras linhas, culminando em try na ponta, marcado por Odonto.

Num jogo decisivo, o placar estava sendo decidido no detalhe, onde cada penalidade convertida somava importantes pontos no placar. Nos próximos minutos, o Tornados desempatou com duas conversões, ambas novamente com Ripabello. À metade do segundo tempo, após saída do oitavo Rafael D’agostini “Peruka”, os indaiatubanos avançaram até os 5 metros do adversário. Em penal rapidamente cobrado, Renan anotou seu primeiro try da partida, ampliando em 35 a 22. Pouco depois, o mesmo Renan cobrou novo penal nas 22, anotando seu segundo try do jogo, sexto no campeonato. Nesse momento a torcida indaiatubana (delegação e torcida foram em dois ônibus lotados e 4 carros) incendiou as arquibancadas da USP.
 
A Poli reagiu com ataques rápidos na linha, novamente utilizando seus potentes terceiras linhas, criando várias oportunidades de try. Os últimos 7 minutos foram marcados por intensa defesa do Tornados, que, com dois cartões amarelos, jogou sob intensa pressão Politécnica. No minuto final, após uma sequência de fases, a Poli entrou no in goal adversário, mas a aglomeração defensiva gerou scrum nas 5. O Tornados ganhou o scrum fixo, colocou a bola para fora, e se sagrou Campeão Paulista B de Rugby 2012.
 
O destaque foi para o atleta do Tornados Renan Ascoli, que além de marcar dois tries na partida, deu início às 3 jogadas que terminaram nos tries do primeiro tempo.


Escrito por: Marcelo Amato

- Continua depois da publicidade -

Veja as fotos do jogo, por Denys Flores

 

Campeonato Paulista B – final

Poli USP 22 X 42 Tornados

 

Poli USP

Try: Odonto (1)

Conversão: Marcelo Orefice “Tate” (1)

Penais: Marcelo Orefice “Tate” (5)

 

Tornados

Tries: Marcelo Amato (1), Alcino Amato (1), Renan Ascoli (2), Vinícius Cremasco (1)

Conversões: Sandro Ripabello (4)

Penais: Sandro Ripabello (3)