Top 14 logo novo

Tempo de leitura: 12 minutos

Top 14 logo novo

O dia 17 de agosto marca o início de mais uma temporada do campeonato mais rico da Europa, o Top 14 francês. Os 14 mais fortes clubes da França disputarão uma eletrizante competição valendo o prestigiado Bouclier de Brennus, o escudo de campeão francês de rugby.

Em 2012, a mesma fórmula de disputa dos anos anteriores será seguida. Os 14 clubes se enfrentam em turno e returno na temporada regular, totalizando 26 rodadas. Os 2 últimos colocados serão rebaixados ao Pro D2, a 2ª divisão profissional do Campeonato Francês, ao passo que os 6 primeiros colocados garantirão vaga no mata-mata final. Os 2 primeiros colocados já estarão garantido na fase de semifinais, enquanto os times classificados do 3º ao 6º lugar disputarão a fase de repescagem, as barrages, que apuram os outros 2 semifinalistas. Os confrontos do mata-mata serão decididos em apenas uma partida, realizada na casa da equipe de melhor campanha. Apenas a grande final, que será disputada no dia 1º de junho, já tem sede predefinida: será o monumental Stade de France, em Paris, casa da Seleção Francesa de Rugby.

- Continua depois da publicidade -

O Campeonato Francês também vale vaga na Copa Europeia de Rugby, a famosa Heineken Cup. Os 6 primeiros colocados do Top 14 garantem vaga na temporada seguinte do maior campeonato de clubes da Europa. Caso uma equipe francesa seja campeã da Heineken Cup ou da Amlin Challenge Cup (a segunda copa europeia) e termine entre os 6 primeiros colocados do Top 14, o 7º colocado também herda uma vaga na Heineken Cup. As equipes que não conseguiram vaga na principal copa europeia ganham o consolo de disputar a Amlin Challenge Cup seguinte.

Em 2011, o título do Top 14 ficou com o papa-títulos da França, o todo-poderoso Toulouse, maior campeão da França e da Europa, capitaneado pelo melhor jogador do mundo Thierry Dusautoir, que superou o ascendente Toulon, clube da Provença que conta com uma constelação em seu elenco, encabeçada pelo genial abertura inglês Jonny Wilkinson. Castres e Clermont caíram nas semifinais, ao passo que Montpellier e Racing Métro pararam nas barrages, mas garantiram vaga na H Cup (como é chamada na França a Heineken Cup, por conta da proibição de nomes de bebidas alcoólicas em torneios esportivos). Feito não alcançado pelo Stade Français, que parou na 7ª posição. Mesmo mal no Campeonato Francês, o Biarritz se destacou no ano ao conquistar o título da Amlin Challenge Cup. Agen e Bordeaux fizeram seus papeis, garantiram a permanência na elite e quase beliscaram uma vaga nas finais. As decepções na França ficaram por conta do Perpignan e do Bayonne, que foram muito mal no Top 14, além do tradicional Brive, campeão europeu de 1997, que foi rebaixado à Pro D2, juntamente do Lyon, de Chabal e Leguizamón. Brive e Lyon serão substituídos por Grenoble (clube que conta com os brasileiros Pedrinho e Monstro nas equipes de base) e Mont-de-Marsan.

O Portal do Rugby passa agora a limpo os participantes da temporada 2012-13 do Top 14, o Campeonato Francês!

 

agen

Sporting Union Agen Lot-et-Garonne

Cidade: Agen

Estádio: Stade Armandie (capacidade: 14,000)

Títulos do Campeonato Francês: 8

Títulos europeus: nenhum

2011-12: 10º lugar

2012-13: Treinado pela lenda do rugby francês Philippe Sella, o Agen tem como meta ao menos manter a campanha intermediária do ano passado. Quarto maior campeão da França, o Agen trava uma batalha própria para retomar pouco a pouco a sua posição de destaque no cenário nacional. A equipe sabe que a manutenção no Top 14 já é por si só uma conquista, uma vez que possui capacidade de investimento menor do que a maior parte dos clubes do campeonato. No entanto, a campanha tranquila longe do perigo de rebaixamento na última temporada empolga o Agen, que sonha em chegar ao mata-mata. A equipe fez algumas boas contratações: o pilar escocês Euan Murray e o scrum-half Ben Blair.

 

bayonne logo

Aviron Bayonnais – Bayonne

Cidade: Baiona (Bayonne)

Estádio: Stade Jean-Dauger (capacidade: 16,900)

Títulos do Campeonato Francês: 3

Títulos europeus: nenhum

2011-12: 12º lugar

2012-13: Decepção em 2011-12, o Bayonne quer espantar os fantasmas e fazer jus aos investimentos em atletas renomados. O sentimento geral é de que já passou da hora do Bayonne alcançar o mata-mata. No ano passado, a temporada toda se resumiu a lutar contra o rebaixamento, e a perda do ídolo Yoann Huget agrava a situação do clube basco. O Bayonne conta com muitos veteranos de peso em sua linha, como Cédric Heymans e Joe Rokocoko, enquanto o pack não é forte. Uma composição perigosa para uma competição tão longa.

 

Biarritz olympique badge

Biarritz Olympique Pays Basque

Cidade: Biarritz

Estádio: Parc des Sports Aguiléra (capacidade: 15,000)

Títulos do Campeonato Francês: 5

Títulos europeus: 1 da Amlin Challenge Cup (2012)

2011-12: 9º lugar

2012-13: Um grande na corda bamba. O Biarritz sofreu durante toda a temporada passada com a ameaça do rebaixamento, dependendo da genialidade de Dimitri Yachvilli para sobreviver. No entanto, no os bascos se superaram, e ainda conseguiram um inédito título internacional: a conquista da Amlin Challenge Cup e mais uma classificação à Heineken Cup, que já parecia perdida. O renascimento do BO foi uma grande prova de força, mas não dá a entender que a equipe fará uma grande campanha em 2012-13. O Biarritz conta com uma brilhante linha e com atletas de destaque no scrum, como o fora de série Imanol Harinordoquy, mas sofre muito com sua instabilidade defensiva. O Biarritz é um time talhado para as competições de tiro curto, mas frágil para suportar longos certames. Incerteza é a marca da equipe.

 

bordeaux

Union Bordeaux Bègles

Cidade: Bordeaux

Estádio: Stade André Moga (capacidade: 9,000) / Stade Chaban-Delmas (capacidade: 34,600)

Títulos do Campeonato Francês: nenhum desde a fusão (2006), 9 no total (7 do Stade Bordelais e 2 do Bègles)

Títulos europeus: nenhum

2011-12: 8º lugar

2012-13: O Bordeaux alcançou seu objetivo na temporada 2012-13: permanecer na elite do rugby francês. O UBB teve uma campanha tranquila, e chegou em alguns momentos a parecer que poderia lutar por um lugar no mata-mata. Agora, o objetivo é, ao menos, não retroceder. Para tal, o Bordeaux conseguiu a base de sua equipe, e trouxe reforços do Hemisfério Sul. Lachie Munro, abertura neozelandês que atuava pelos Blues, é o principal reforço do time branco e vinho, junto do terceira linha fijiano Koyamaibole. A surpresa foi a contratação de um atleta da Lituânia: o terceira linha Karolis Navickas.

 

castres

Castres Olympique

Cidade: Castres

Estádio: Stade Pierre-Antoine (capacidade: 11,500)

Títulos do Campeonato Francês: 3

Títulos europeus: 1 do Escudo Europeu* (2003)

2011-12: Semifinalista – 3º lugar na 1ª fase

2012-13: Dar o passo adiante. Esse é o objetivo do pequeno e valente Castres, semifinalista do Top 14 na última temporada. Após bater na trave por anos seguidos, o CO alcançou as semifinais do torneio nacional, e já sonha em dar um salto maior em 2012-13, sobretudo nas competições internacionais. Para tal, o Castres se reforçou com muita inteligência, trazendo o brilhante terceira linha sul-africano Pedrie Wannanburg, ex-Ulster, o pilar romeno Mihaita Lazar e o jovem e inteligente abertura neozelandês Daniel Kirkpatrick, ex-Hurricanes. A baixa na equipe, no entanto, será muito sentida: o ídolo Chris Masoe, que marcou época capitaneando o time occitano.

 

clermont

Association Sportive Montferrandaise Clermont Auvergne

Cidade: Clermont-Ferrand

Estádio: Parc des Sports Marcel-Michelin (capacidade: 16,300)

Títulos do Campeonato Francês: 1

Títulos europeus: 2 da Amlin Challenge Cup (1999 e 2007)

2011-12: Semifinalista – 2º lugar na 1ª fase

2012-13: Títulos. Do Top 14 e da Heineken Cup. A ambição é a marca do Clermont, aclamado mundialmente na temporada passada, mas de certa forma decepcionante. O Clermont é certamente uma das mais fortes equipes da Europa, e provou isso na Heineken Cup. Sua eliminação se deu somente nas semifinais do torneio, e por um trágico detalhe. Por milímetros, Wesley Fofana não cravou o try que daria a vitória ao Clermont sobre o Leinster naquela épica partida. Já no Top 14, os Jaunards naufragaram, perdendo a vaga na final contra o bom Toulon. Agora, o trabalho visa à manutenção da grande forma da equipe e o bom preparo psicológico para liderar com as decisões. O Clermont quer se tornar um clube vencedor, e tem material humana para isso. Resta colocar nas horas decisivas seu potencial em campo. Para 2012-13, a única mudança importante na equipe é a troca entre fijianos: saiu Murimurivalu e retornou Nalaga.

 

grenoble

Football Club de Grenoble Rugby

Cidade: Grenoble

Estádio: Stade Lesdiguières (capacidade: 12,000)

Títulos do Campeonato Francês: 1

Títulos europeus: nenhum

2011-12: Campeão da Pro D2 (2ª divisão)

2012-13: Campeão da 2ª divisão, o Grenoble concretizou um longo trabalho para chegar à elite. O clube dos Alpes há muito batia na trave em sua luta pela promoção, e finalmente retornou ao Top 14. O clube é o mais brasileiro da França, com os joseenses Monstro e Pedrinho nas categorias de base do clube. A tarefa do Grenoble em 2012-13 é não ser rebaixado. É esse o único pensamento do time, que tem como destaques o sul-africano Shaun Sowerby e o neozelandês Waqaseduadua.

 

Mont de Marsan novo copiar

Stade Montois Rugby Pro – Mont-de-Marsan

Cidade: Mont-de-Marsan

Estádio: Stade Guy Boniface (capacidade: 26,100)

Títulos do Campeonato Francês: 1

Títulos europeus: nenhum

2011-12: Vencedor do mata-mata final da Pro D2 (2ª divisão)

2012-13: Recheado de jogadores das Ilhas do Pacífico, o recém-promovido Mont-de-Marsan deverá lutar até o fim para sobreviver no Top 14. Com o menor orçamento da liga, a do Landes terá que lutar muito para não ser rebaixada.

 

montpellier

Montpellier Hérault Rugby Club

Cidade: Montpellier

Estádio: Stade Yves-du-Manoir (capacidade: 15,000)

Títulos do Campeonato Francês: nenhum

Títulos europeus: 1 do Escudo Europeu* (2004)

2011-12: Eliminado nas barrages – 5º lugar na 1ª fase

2012-13: O time mais argentino da França. O Montpellier tem como missão quebrar o tabu e ser campeão do Top 14 pela primeira vez em sua história. O time comandado por Fabien Galthié é um dos mais sérios aspirantes ao título, apresentando uma linha letal, com Trinh-Duc, Santiago Fernández, Lucas Amorosino, Bustos Moyano, Timoci Nagusa e o reforço inglês Shontayne Hape, com um competente pack, de Mamuka Gorgodze, Ouedraogo e Juan Figallo. O Montpellier não é o grande favorito, mas correrá por fora para conquistar o Bouclier de Brennus.

 

perpignan

Union Sportive Arlequins Perpignanais – Perpignan

Cidade: Perpignan

Estádio: Stade Aimé-Giral (capacidade: 16,500)

Títulos do Campeonato Francês: 7

Títulos europeus: nenhum

2011-12: 11º lugar

2012-13: Um desastre na temporada passada, o Perpignan chega a 2012-13 necessitando recuperar sua velha forma e prestígio. Para apagar as más lembranças e brigar por um lugar no mata-mata, o clube catalão trouxe alguns bons nomes, como o brilhante pilar artilheiro Sona Taumalolo (campeão do Super Rugby pelo Chiefs) e o segunda linha galês Luke Charteris, uma das sensações da Seleção Galesa na Copa do Mundo. Entretanto, o USAP perdeu alguns atletas-chave, como o 3/4s Maxime Mermoz, o icônico fullback Jérôme Porical, o argentino Kairelis e os romenos Tonita e Tincu. Renovado, o Perpignan busca novos ares e bons resultados.

 

racing

Racing Métro 92

Cidade: Paris

Estádio: Stade Olympique Yves-du-Manoir (capacidade: 14,000)

Títulos do Campeonato Francês: 5

Títulos europeus: nenhum

2011-12: Eliminado nas barrages – 6º lugar na 1ª fase

2012-13: Instável e sem o sul-africano François Steyn, os parisienses do Racing Métro almejam manter as campanhas recentes e conseguir ao menos a classificação ao mata-mata final novamente em 2012-13. A equipe alviceleste trouxe alguns bons reforços, como Ducalcon, Szarzewski e Matadigo, mas apenas corre por fora na briga pela taça. Uma grande campanha em gramados europeus será o objetivo a ser perseguido pelo clube de Colombes.

 

stade fran hc

Stade Français Club Athlétique des Sports Généraux

Cidade: Paris

Estádio: Stade Charléty (capacidade: 20,000) / Stade de France (capacidade: 80,000)

Títulos do Campeonato Francês: 13

Títulos europeus: nenhum

2011-12: 7º lugar

2012-13: Voltar a ser grande. É essa a prioridade do Stade Français, clube de Paris famoso pelas espalhafatosas camisas cor-de-rosa. Afastado do mata-mata final do Top 12 desde 2008 e da Heineken Cup desde 2009, o Stade Français necessita urgentemente voltar a ser um clube de destaque na França e na Europa. Para tal, a equipe se desfez de alguns veteranos e trocou de técnico, com David Auradou assumindo o posto deixado por Michael Cheika. Para a posição de abertura, Paris aposta no jovem Nicolas Bézy, contratado do Toulouse, reforço mais importante junta de Porical, que poderá assumir com êxito a condiçãode chutador do time. Acima dos reforços, o clube rosa necessita de estabilidade e paz para trabalhar.

 

Toulon

Rugby Club Toulonnais – Toulon

Cidade: Toulon

Estádio: Stade Mayol (capacidade: 14,700)

Títulos do Campeonato Francês: 3

Títulos europeus: nenhum

2011-12: Vice-campeão

2012-13: Um dos favoritos ao título. O Toulon lutará em 2012-13 para quebrar o jejum de 20 anos sem conquistar o Bouclier de Brennus. A temporada possivelmente marcará a despedida de Jonny Wilkinson dos gramados, e o grande abertura inglês lutará mais do que nunca para ajudar seu time a triunfar seja nos gramados franceses seja nos gramados internacionais. Para lhe fazer companhia, o RCT trouxe ninguém menos que o abertura francês Fred Michalak, vice-campeão do Super Rugby com os Sharks, da África do Sul. E muitas outras contratações de peso foram feitas pelo clube da Côte d’Azur: os ingleses Delon Armitage e Andrew Sheridan, o francês Maxime Mermoz, o galês Gethin Jenkins eo neozelandês Chris Masoe foram contratados para levarem o Toulon ao caminho das grandes conquistas. Elenco o rubronegro provençal tem, Resta saber como seus atletas lidarão com a pressão em fazer jus aos investimentos da equipe.

 

Toulouse badge

Stade Toulousain – Toulouse

Cidade: Toulouse

Estádio: Stade Ernst-Wallon (capacidade: 19,500) / Stade Municipal (capacidade: 35,400)

Títulos do Campeonato Francês: 19

Títulos europeus: 4 da Heineken Cup (1996, 2003, 2005 e 2010)

2011-12: Campeão

2012-13: Uma verdadeira máquina de vitórias. É assim que pode ser descrito o atual campeão francês Toulouse, simplesmente o maior campeão da história do Campeonato Francês e da história da Heineken Cup. Após levantar mais uma taça nacional, mas fracassar na luta pelo título europeu, o Toulouse deverá ter como principal objetivo triunfar pela quinta vez na Copa Europeia. Para tal, os rubronegros mantiveram quase todo o elenco principal, tendo como principal perda o agora aposentado Willy Servat. Por outro lado, o principal reforço do Toulouse foi ninguém menos que o ponta Yoann Huget, que certamente cairá muito bem no ofensivo time occitano. A linha é estrelada, com Burgess, McAllister, Fritz, Jauzion, Clerc, Matanavou, Médard e Poitrenaud, além de Huget. E o scrum é igualmente poderoso, com Census Johnstone, Giorgadze, Poux, Steenkamp, Albacete, Maestri, Millo-Chluski, Nyanga, Picamoles e ninguém menos que o capitão e melhor jogador do mundo de 2011 Dusautoir. Um elenco digno para ser campeão de qualquer competição que disputar.

O Toulouse terá como principais rivais pelo título o Toulon e o Clermont, com Castres e Montpellier, Racing Métro, Stade Français e Biarritz correndo por fora.

 

Lista de campeões franceses

1 -Toulouse – 19 títulos

2 – Stade Français – 13 títulos

3 – Béziers – 11 títulos

4 – Agen – 8 títulos

Lourdes – 8 títulos

6 – Perpignan – 7 títulos

Stade Bordelais (atual Bordeaux) – 7 títulos

8 – Biarritz – 5 títulos

Racing Métro – 5 títulos

10 – Toulon – 3 títulos

Bayonne – 3 títulos

Castres – 3 títulos

Pau – 3 títulos

14 – Bègles (atual Bordeaux) – 2 títulos

Lyon OU – 2 títulos

Narbonne – 2 títulos

Tarbes – 2 títulos

18 – Carmaux – 1 título

Clermont – 1 título

Grenoble – 1 título

La Voulte – 1 título

FC Lyon (atual Olympique Lyonnais, do futebol) – 1 título

Montauban – 1 título

Mont-de-Marsan – 1 título

Olympique de Paris – 1 título

Quillan – 1 título

Vienne – 1 título

 

Lista de campeões franceses da era profissional (desde 1995-96)

1 – Toulouse – 7 títulos

2 – Stade Français – 5 títulos

3 – Biarritz – 3 títulos

4 – Clermont – 1 título

Perpignan – 1 título