Tempo de leitura: 17 minutos

 Racing RCT

Após duas rodadas, o Top 14 francês segue com somente três equipes invictas: os líderes Biarritz e Toulouse e o terceiro colocado Toulon!

O Biarritz e o Toulouse conseguiram boas vitórias a alcançaram os 9 pontos. O time basco visitou e venceu o Agen por 25 x 19. Ngwenya foi o autor do try do Biarritz logo aos 9′, e os chutes de Barraque e Tarille garantiram o triunfo. Já o Toulouse derrotou em casa o já lanterna Mont-de-Marsan por 37 x 22. Foram nada menos que 4 tries para o Toulouse, que alcançou um necessário ponto-bônus.

- Continua depois da publicidade -

Com 8 pontos na classificação está o Toulon, que travou uma bela batalha em Paris com o Racing Métro, e saiu vencedor na casa do adversário por 23 x 21. Vakatawa fez o primeiro try dos parisienses aos 13′, mas o australiano Matt Giteau anotou  primeiro try do Toulon aos 19′. Aos 50′, foi a vez de Batut fazer o try para o Racing Métro. Porém, o dia era de Giteau, que fez o segundo try do Toulon, aos 59′. E a vitória do time provençal foi garantida aos 76′, com um penal certeira chutado por Jonny Wilkinson. Uma grande prova de fogo do RCT no início do torneio.

Entre os destaque da temporada passada, o Castres alcançou sua primeira vitória na competição ao nater o Grenoble em casa por 30 x 13. O Clermont, por sua vez, saiu derrotado pelo desfalcado Montpellier, por 13 x 8, com Berard fazendo o try dos anfitriões e Fofana anotando para os visitantes. O drop goal de Trinh-Duc se mostrou decisivo na contagem final a favor do Montpellier.

Vitórias inportantes também conquistaram Bayonne e Bordeaux. O Aviron Bayonnais recebeu e derrotou o Stade Français Paris por 24 x 11, graças a uma incrível contagem de 8 penais, sendo 7 chutador pelo sul-africano Potgieter. O Bordeaux, por sua vez, se recuperu da derrota na estreia para o novato Grenoble e derrotou o Perpignan, que segue sem vencer e dando mostras de que terá, mais uma vez, uma temporada complicada. 26 x 22 foi o placar, com 7 penais chutados por Lopez para o Union.

 

Pontapé inicial para a Pro D2

Começou neste final de semana a segunda divisão profissional francesa, a Pro D2. Nenhuma equipe alcançou uma vitória por ponto-bônus na primeira rodada, possivelmente revelando um equilíbrio na competição.

Os destaques vão para as vitórias das duas equipes que foram rebaixadas do Top 14 na última temporada. O Lyon Olympique Universitaire – de Chabal – não teve problemas para derrotar em casa o Tarbes, na abertura do certame. Já o Brive sofreu mas bateu por 27 x 20 fora de casa o Béziers, salvo do rebaixamento à terceira divisão por conta do rebaixamento do Bourgoin por insolvência. De um lado, o Brive, equipe que já foi campeã da Heineken Cup. Do outro o Béziers, terceiro maior campeão francês. Mas, em 2012, jogando na segunda divisão.

As equipes que subiram da terceira para a segunda divisão tiveram boas estreias. O Massy conseguiu de cara a sua primeira vitória, batendo o sempre instável Aix-en-Provence. Já o Colomiers – campeão da Challenge Cup europeia em 1998 e vice-campeão da Heineken Cup em 1999 – perdeu, mas conseguiu um ponto-bônus fora de casa. 22 x 20 contra o Albi.

E por falar em ex-campeões continentais, o Pau – campeão da Challenge Cup em 2000 – derrotou fora de casa o turbulento Narbonne. 17 x 13.

 

Top 14 logo novo

 

 

 

 

 

Top 14 – Campeonato Francês

Bordeaux 26 x 22 Perpignan, em Bordeaux

Racing Métro 21 x 23 Toulon, em Paris

Castres 30 x 13 Grenoble, em Castres

Montpellier 13 x 8 Clermont, em Montpellier

Bayonne 24 x 11 Stade Français, em Baiona

Toulouse 37 x 22 Mont-de-Marsan, em Toulouse

Agen 19 x 25 Biarritz, em Agen

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Lyon 30 x 12 Tarbes, em Lyon

Dax 16 x 31 Aurillac, em Dax

Albi 22 x 20 Colomiers, em Albi

Narbonne 13 x 17 Pau, em Narbonne

Auch 24 x 23 Carcassonne, em Auch

La Rochelle 12 x 22 Oyonnax, em La Rochelle

Massy 21 x 18 Aix-en-Provence, em Massy

Béziers 20 x 27 Brive, em Béziers