Tempo de leitura: 4 minutos

O Super 10 mais equilibrado dos últimos anos chega à sua fase final, com oito equipes disputando em pé de igualdade por um lugar nas semifinais, que serão transmitidas pelo SporTV. Tudo leva a crer que nessa fase, o equilíbro se manterá, a julgar pela maioria dos retrospectos entre as equipes opontentes dessa rodada.

Em São José dos Campos, o time da casa, atual campeão nacional e dono da melhor campanha na primeira fase, quer fazer valer um tabu de quase cinco anos sem perder para o Rio Branco (num total de 15 vitórias seguidas, o que os coloca como favoritos para a disputa), que historicamente sempre ofereceu muita dificuldade para ser superado, mesmo na casa do adversário. Os Pelicanos, que sofreram com uma série de desfalques ao longo da primeira fase, devem se apresentar com a sua melhor formação na competição, para tentar garantir um lugar entre os quatro melhores do Brasil. Moisés Duque, de malas prontas para a França, deve ser desfalque do São José para o jogo.

- Continua depois da publicidade -

O vencedor da partida terá outro paulista pela frente. Em mais um duelo caseiro, o Bandeirantes, segundo colocado no grupo verde, enfrenta o Pasteur, terceiro colocado no grupo amarelo. Ambas equipes chegaram às semifinais em 2011, o que só aumenta a expectativa dos times de ao menos igualar a campanha da última edição. No histórico recente de confrontos entre ambos, a vantagem de jogar em casa fez pouca diferença, com cinco vitórias bandeirantinas em nove jogos (a diferença aumenta um pouco na contagem geral, com nove triunfos em dezesseis partidas). O Bandeirantes cresceu muito na competição e vai tentar se aproveitar do fator campo para conquistar a vaga. Nos dois confrontos, a única certeza é de que haverá um paulista na final de 2012.

Do outro lado da chave, o Farrapos, que não conseguiu mostrar performances tão boas quanto no seu ano de estreia, volta ao local onde foi eliminado das quartas de final em 2011 (derrota ante o Bandeirantes), porém para enfrentar o SPAC, que é o favorito para a disputa. Monstrando um jogo muito equilibrado entre forwards e backs, conta com jogadores em grande fase, incluindo o preciso Leandro Amaral, o maior pontuador do campeonato. Nesse quesito, o Farrapos também está bem servido, com Leonardo Scopel, o desafio para os gaúchos será criar condições de pontuar com os chutes do jogador. No único confronto entre as equipes, apertada vitória do SPAC fora de casa no ano passado, por 26 a 15.

Completa as quartas de final, o maior duelo da região Sul do país. Desterro e Curitiba, respectivamente segundo e terceiro colocado em seus grupos, jogam em Florianópolis para quem sabe, fazer um esperado e imprevisível confronto do Sul nas semifinais (caso haja vitória do Farrapos contra o SPAC). Duas equipes que possuem jogadores de linha muito velozes, e forwards experientes (o Desterro conta com três jogadores frequentemente na seleção nesse grupo – Ige, Daniel “Nativo”e Reges Comoreto). Ao longo do Super 10 desse ano, o Curitiba mostrou poder de reação, especialmente na segunda etapa, mas também falhas que custaram suas três derrotas (os Touros perderam todos os seus jogos por menos de 7 pontos) e pode ser novamente o ponto determinante da partida. O Desterro vemde uma incrível vitória sobre o Pasteur, por apenas um ponto de vantagem, mas tem o segundo melhor ataque e defesa da competição até o momento. No retrospecto recente, o Desterro não tem derrotas para o Curitiba em casa, totalizando quatro vitórias, e no geral, soma oito vitórias em doze partidas, caracterizadas pelos placares apertados.

 

A disputa pela permanência no Super 10 em 2013 também terá um capítulo nesse fim de semana. O Niterói, último colocado do grupo verde, recebe o BHRugby, último colocado do grupo amarelo, para garantir a nona colocação do campeonato e fugir da disputa contra o campeão da Copa do Brasil (entre Tornados de Indaiatuba e Alecrim, de Natal) pela vaga remanescente na competição. O duelo não será novidade para as equipes, que se enfrentaram na mesma situação no ano passado, com triunfo do BHRugby, aliás, o único na história recente entre os clubes. Com campanha superior, dessa vez o mando é dos rubronegros fluminenses.

 

 

Dia 01/09/2012 às 15h30 – São José X Rio Branco

Local: Teatrão – São José dos Campos, SP

 

Dia 01/09/2012 às 14h00 – SPAC X Farrapos

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

Dia 01/09/2012 às 15h00 – Bandeirantes X Pasteur

Local: Band Arena – São Paulo, SP

 

Dia 01/09/2012 às 15h00 – Desterro X Curitiba

Local: Campo da Tapera – Florianópolis, SC

 

Disputa do 9o lugar

Dia 02/09/2012 às 13h00 – Niterói X BHRugby

Local: UFF Gragoatá – Niterói, RJ