Tempo de leitura: 3 minutos

Escrito por Lucas Dantas

Técnicos ingleses atuarão por 10 meses em 12 unidades do Sesi no Estado de São Paulo. Participarão crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que também aprenderão o idioma britânico

- Continua depois da publicidade -
O Sesi-SP lançará no próximo dia 4 de setembro, às 11h, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o “TRY RUGBY – SP”, projeto inédito do esporte no Brasil em parceria com o British Council  e a Premiership Rugby, a liga do esporte na Inglaterra.

O programa será realizado simultaneamente em 12 unidades do Sesi no Estado de São Paulo, atendendo a 10 mil crianças no período de dez meses. Durante este tempo, os 12 técnicos britânicos selecionados pela Premiership Rugby realizarão ações de desenvolvimento do projeto com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

As cidades atendidas pelo projeto TRY RUGBY – SP do Sesi serão Matão, Itapetininga, Rio Claro, São Carlos, Votorantim, Indaiatuba, Mogi Guaçu, Tatuí, Piracicaba, Araras, Campinas e Sumaré.
 

Os técnicos têm entre 19 e 43 anos, se formaram em diversas universidades da Inglaterra e possuem vasta experiência em clubes do Reino Unido. Como parte de suas funções, além dos treinamentos, eles desenvolverão atividades de rugby com a comunidade. Além disso, atuarão no desenvolvimento e capacitação dos professores de educação física do Sesi-SP, possibilitando a continuidade do programa após os 10 meses iniciais. Os objetivos principais do projeto são democratizar o acesso ao esporte e aumentar sua popularização no país, promover intercâmbio cultural, esportivo e educacional entre as crianças e jovens participantes construindo um legado de desenvolvimento do rugby no Brasil.

Todos os técnicos selecionados possuem experiência e formação em treinamento educacional, tanto no Reino Unido como em outros países, como França e Malta. Para a viabilização deste projeto, eles tiveram aulas de português online como forma de iniciação na língua. Mas também é proposta do programa que as aulas tenham sessões em inglês, principalmente no que diz respeito aos termos específicos do esporte, para maior aprofundamento por parte dos alunos e professores.

Além do presidente Paulo Skaf, o evento de lançamento contará com as presenças de Sami Arap, presidente da CBRu, e Wayne Morris, Chefe da Comunidade da Premiership Rugby, e todos os técnicos participantes do projeto.

O rugby no Brasil

Segundo a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), atualmente o Brasil conta com cerca de 30 mil praticantes do esporte. Com o projeto, este número será automaticamente elevado em 30%.  

Para o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, o programa é mais uma oportunidade para os jovens alunos da instituição e da comunidade de conhecer e vivenciar a modalidade, atualmente praticada por grupos restritos, apoiando o desenvolvimento não só do esporte, mas também da prática esportiva como um todo no Brasil.

“Queremos oferecer novas oportunidades de práticas esportivas aos nossos jovens, pois acreditamos no esporte como ferramenta para a educação. Por meio da democratização do acesso à prática esportiva, temos a oportunidade de revelar novos talentos contribuindo com o fortalecimento do esporte nacional e, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas – uma das missões da indústria paulista”, declarou Skaf, que ressaltou a ideia de intercâmbio cultural entre técnicos e alunos que, além do esporte, aprofundarão os conhecimentos na língua inglesa. “Por isso, o projeto é muito especial. É um grandioso intercâmbio envolvendo 10.000 crianças e jovens. ao mesmo tempo. Isso é inédito no Brasil”, apontou o presidente.

A opinião é compartilhada pelo diretor de esportes do British Council, Guilherme Guimarães. “O objetivo do TRY RUGBY – SP é promover a inclusão social e disseminar a modalidade no Brasil. O rugby fará parte do programa olímpico pela primeira vez nos Jogos do Rio em 2016, portanto, este é o momento ideal para o lançamento de um projeto como esse”, declarou Guimarães.

 
Fonte: SESI