Top 14 logo novo

Tempo de leitura: 26 minutos

Top 14, Premiership e Pro12! Confira o nosso resumo da rodada das principais ligas profissionais da Europa!

 

Biarritz vence, mas Toulon lidera o Top 14

- Continua depois da publicidade -

O Toulon, com Michalak em campo, assumiu a liderança do Campeonato Francês ao derrotar em casa o Union Bordeaux-Bègles por implacáveis 42 x 12. Com um desempenho exemplar, o RCT fez 5 tries, com Mermoz (2), Smith, Bastareaud e Delon Armitage. Foi o ponto-bônus ofensivo que garantiu a primeira posição ao Toulon, uma vez que o Biarritz, então líder do certame, não atingiu o ponto-bônus em sua vitória sobre o Montpellier. Os bascos fizeram 27 x 8, mas não conseguiram fazer o quarto try, e somaram apenas 4 pontos na classificação. Já a terceira posição está nas mãos do atual campeão Toulouse, que atropelou o Agen: 62 x 13, com 8 tries. Um verdadeiro passeio.

Vitória acachapante também conseguiu a sensação Grenoble. No confronto entre os dois times recém-promovidos à elite, o Grenoble fez 52 x 7 sobre o lanterna Mont-de-Marsan e assumiu a quarta posição do Top 14. Foram 7 tries, com direito a um grande primeiro tempo.

A rodada não foi boa para os times de Paris. O Stade Français empatou em casa com a boa equipe do Castres, 20 x 20. O time do uniforme cor-de-rosa poderia ter saída de campo vitorioso. Após passar boa parte do jogo atrás no placar, o Stade Français arrancou um try nos minutos derradeiros, com Doumayrou, aos 76′. Porém, a conversão foi desperdiçado, e consigo foi perdida a chance da vitória.

O Racing Métro, por sua vez, visitou o Clermont, e perdeu por apertados 13 x 12. O jogo foi muito parelho, e teve apenas um try, com Nalaga, logo aos 3′, a favor do Clermont. Os parisienses foram bem nos arremates a gol, mas não conseguiram alcançar tries, e a vitória coube aos amarelos. A derrota, contudo, não foi tão ruim para o Racing Métro, que saiu de campo com a cabeça erguida pela boa partida realizada.

E quem também ergueu a cabeça foi o Perpignan. O tradicional clube catalão conseguiu sua primeira vitória na competição, saindo da zona de rebaixamento. 18 x 13 sobre os bascos do Bayonne, graças aos 6 penais chutados por James Hook.

 

Tudo como antes na Aviva Premiership

Exatamente como terminou a temporada passada, os quatro primeiros colocados após duas rodada na Aviva Premiership são Harlequins, Leicester Tigers, Saracens e Northampton Saints.

Os Quins fizeram um dérbi londrino contra o London Welsh, e não tomaram conhecimento do adversário. 40 x 3, com direito a dois tries do segunda linha George Robson, dois tries do ponta Ugo Monye e um try do centro George Lowe. Os Tigers, por sua vez, tiveram muito trabalho contra o Worcester Warriors, mas triunfaram por 34 x 26. O Worcester quase complicou a vida do Leicester nos minutos finais, com um try de Kitchener. Porém, Grove, aos 80′, sacramentou a vitória dos Tigres.

O terceiro posto é dos Saracens, que fez 23 x 16 fora de casa sobre o Sale Sharks. A partida marcou a estreia dos Sharks no Salford City Stadium, sua nova casa na Grande Manchester. Foram 6 penais chutados por Charlie Hadgson e 1 try de Chris Ashton.

Já o quarto lugar está nas mãos do Northampton Saints, que suou muito para garantir a vitória em casa sobre a boa equipe do Exeter Chiefs. 24 x 21, com direito a ponto-bônus ofensivo, graças aos tries de Day, Dowson, Burrell e Hartley.

Somente mais uma equipe conquistou duas vitórias nas duas primeiras rodada. Foi o time do Bath, que derrotou na última rodada o London Wasps, em jogo excelente entre dois grandes clubes. Com tries de Banahan, Biggs e Eastmond, o Bath fez 30 x 23. Os Wasps mostraram um bom rugby, arrancaram dois tries, com Varndell e Wade (sempre ele), e chegaram a seu segundo ponto na tabela de classificação. Apesar de duas derrotas, o início e temporada dos Wasps é menos temerário do que o fim da última temporada.

Início ruim, no entanto, tem o London Irish, que perdeu em casa para o Gloucester e segue sem somar pontos. Foram 3 tries para cada lado, em jogo muito movimentado e de muitos pontos. A derrota dos Exiles se deu por conta dos excessivos penais cometidos, permitindo que Burns convertesse 7 chutes de penalidade.

 

Scarlets começam bem o RaboDirect Pro12

Os Scarlets, do País de Gales, assumiram a liderança do Pro12 após uma boa vitória fora de casa sobre o Glasgow Warriors. 18 x 13, com tries de Fenby, North e Shingler, em jogo que marcou a estreia do Glasgow Warriors em sua nova casa, o Scotstoun Stadium.

Com também duas vitórias em duas rodada, Munster e Ulster vem na cola dos Scarlets. O Munster venceu os italianos do Benetton Treviso – que estrearam com surpreendente vitória sobre os campeões Ospreys. Placar de 19 x 6 em Limerick. O Ulster, por sua vez, visitou justamente os Ospreys, e conquistou uma grande vitória, 16 x 13. Paul Marshall foi o nome do jogo, ao sair do banco para anotar o try decisivo aos 75′. Péssimo início de temporada para os Ospreys, que já mostram que terão grandes dificuldades na defesa do título de campeões do Pro12.

Grande vitória também foi obtida pelo Edinburgh, que derrotou o Cardiff Blues em jogo que marcou o retorno do time da capital galesa ao Cardiff Arms Park. A vitória foi carimbada aos 78′, com um drop goal matador de Greig Laidlaw, fazendo 21 x 19.

Por fim, a segunda rodada do Pro12 marcou a estreia em casa do Zebre Rugby, da Itália, que fez sua primeira partida no Stadio XXV Aprile, em Parma, diante de cerca de 2 mil pessoas. E a equipe foi muito mal, sendo derrotada pelo humilde Connacht por contundentes 30 x 17. Início alarmante para as Zebras.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Biarritz 27 x 8 Montpellier, em Biarritz

Toulouse 62 x 13 Agen, em Toulouse

Stade Français 20 x 20 Castres, em Paris

Grenoble 52 x 7 Mont-de-Marsan, em Grenoble

Perpignan 18 x 13 Bayonne, em Perpignan

Toulon 42 x 12 Bordeaux, em Toulon

Clermont 13 x 12 Racing Métro, em Clermont-Ferrand

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Harlequins 40 x 3 London Welsh, em Londres

Bath 30 x 23 London Wasps, em Bath

Leicester Tigers 34 x 26 Worcester Warriors, em Leicester

London Irish 31 x 40 Gloucester, em Reading

Sale Sharks 16 x 23 Saracens, em Salford

Northampton Saints 24 x 21 Exeter Chiefs, em Northampton

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Zebre 17 x 30 Connacht, em Parma

Cardiff Blues 19 x 21 Edinburgh, em Cardiff

Glasgow Warriors 13 x 18 Scarlets, em Glasgow

Munster 19 x 6 Benetton Treviso, em Limerick

Leinster 45 x 25 Dragons, em Dublin

Ospreys 13 x 16 Ulster, em Swansea