Tempo de leitura: 21 minutos

Campeonato Sul-Africano e Campeonato Neozelandês a todo vapor!

 

Currie Cup

- Continua depois da publicidade -

Na África do Sul, a Currie Cup Premier Division chegou à sua quinta rodada, com uma supresa: o Natal Sharks sofreu sua segunda derrota consecutiva, e dessa vez para os Griquas, que deixaram a lanterna do certame após o grande resultado. 22 x 15, com apenas um try sendo anotado, por Marnus Schoeman, para os Griquas.

No clássico do Gauteng, o Golden Lions se recuperou da derrota passada contra os Griquas e derrotou fora de casa seu arquirrival Blue Bulls, jogando o oponente para a lanterna inesperada do certame. Helberg, Hollenbach, Taute e Mapoe fizeram os preciosos tries para os Leões.

A liderança agora é do Western Province, da Cidade do Cabo (base dos Stormers), que superou fora de casa o Free State Cheetahs, por suados 29 x 22. Mas a liderança foi conquistada apenas pelo saldo de pontos, já que WP, Lions e Sharks estão empatados com 15 pontos. Tudo embolado na elite sul-africana.

Já na segunda divisão, a First Division, os Kings seguem passeando, e somaram nova vitória, dessa vez em clássico local com o Border Bulldogs. Vantagem de 8 pontos dos Kings sobre os Pumas na classificação.

 

ITM Cup

Na Nova Zelândia, a semana foi de clássicos pela ITM Cup. Abrindo a quinta rodada do torneio, Southland e Otago fizeram o dérbi do extremo sul neozelandês. E Otago se recuperou da derrota na semana passada e venceu seu rival fora de casa, 20 x 15, deixando o Southland na amarga última colocação do Championship. Com isso, Otago segue na cola do líder da segunda divisão, o Counties Manukau, que conseguiu grande vitória sobre o North Harbour, em dérbi da Grande Auckland, na quarta rodada (disputa no meio da semana, com apenas dois jogos).

No sábado, Canterbury e Wellington fizeram um clássico nacional, e os cantábricos, parceiros da Confederação Brasileira de Rugby, saíram de campo vitoriosos, 20 x 12. Veainu, com dois tries, foi o nome do jogo. Com a vitória, Canterbury assumiu a liderança da Premiership, empatado em número de pontos com o Wellington, Auckland e Taranaki.

Auckland também saiu vitoriosa em clássico. No dérbi da Ilha do Norte, a equipe da maior cidade da Nova Zelândia derrotou Waikato – base dos Chiefs, campeões do Super Rugby – por 32 x 22, em grande jogo. Piutau, Fekitoa, Edwards e Moala fizeram os tries da equipe azul.

O Taranaki, por sua vez, conseguiu uma importante vitória por 22 x 6 em casa contra Hawke’s Bay, em confronto válido também pela defesa do Ranfurly Shield. Com o triunfo, o Taranaki alcançou a 40ª defesa bem-sucedida do Log o’Wood (como é chamado o Ranfurly Shield), a 5ª seguida da atual série de defesas. No dia 15, o Taranaki terá um desafio muito maior para reter a posse do prestigiado escudo: receberá o todo-poderoso Canterbury.

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano

Free State Cheetahs 22 x 29 Western Province, em Bloemfontein

Blue Bulls 23 x 32 Golden Lions, em Pretória

Griquas 22 x 15 Natal Sharks, em Kimberley

 

ABSA Currie Cup First Division – 2ª divisão do Campeonato Sul-Africano

Falcons 22 x 29 Pumas, em Kempton Park

Griffons 54 x 37 Cavaliers, em Welkom

Bulldogs 19 x 35 Kings, em East London

Eagles 64 x 34 Leopards, em George

 

ITM Cup

ITM Cup – Campeonato Neozelandês

Rodada 4

North Harbour 15 x 27 Counties Manukau, em North Shore City

Northland 20 x 33 Manawatu, em Whangarei

 

Rodada 5

Southland 10 x 15 Otago, em Invercargill

Taranaki 22 x 6 Hawke’s Bay, em New Plymouth – Ranfurly Shield

Counties Manukau 47 x 13 Bay of Plenty, em Pukekohe

Auckland 32 x 22 Waikato, em Auckland

Canterbury 20 x 12 Wellington, em Christchurch

Manawatu 3 x 27 Tasman, em Palmerston North

Northland 18 x 17 North Harbour, em Whangarei