Tempo de leitura: 12 minutos

anz stadium bulldog

Muita emoção na NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League, a nova atração do canal SKY para o Brasil! O Portal do Rugby participou da transmissão, com Victor Ramalho nos comentários.

 

- Continua depois da publicidade -

Um mata-mata dferente

O sistema de disputa dos playoffs do rugby league é um pouco diferente daquele utilizado no futebol e no rugby union. Na NRL, os oito primeiros colocados se classificam às finais. Os quatro primeiros colocados disputam o chamado Qualificatório, ao passo que os times classificados de quinto a oitavo jogam o Eliminatório. 

No Qualificatório, o primeiro colocado recebe o quarto, ao passo que o segundo recebe o terceiro. Os vencedores avançam diretamente às semifinais, ao passo que os perdedores ganham uma segunda chance na Repescagem.

Já no Eliminatório, o quinto colocado recebe o oitavo, enquanto o sexto recebe o sétimo. Os vencedor avançam à Repescagem, na qual visitam os times vindos do Qualificatório. Os perdedores, por sua vez, se despedem da competição. As equipes de melhor campanha na temporada regular sempre têm o mando de jogo.

 

Bulldogs e Storm nas semifinais

E neste último final de semana foram disputadas as partidas do Qualificatório e do Eliminatório. A vantagem ficou com as equipes de mandantes, que falaram mais alto e comprovaram o favoritismo.

No primeiro jogo do mata-mata, o Canterbury-Bankstown Bulldogs recebeu o Manly-Warringah Sea Eagles, e venceu no aperto. Na primeira etapa, a vantagem foi dos Sea Eagles, campeões do ano passado. Os Bulldogs, do técnico Des Hasler (campeão com Manly), fizeram o primeiro try logo no início, com Wright, mas levaram a virada dos Sea Eagles, que anotaram dois tries, com Taufua e o genial Brett Stewart. No segundo tempo, o mágico Ben Barba arrancou o try da vitória dos Bulldogs, 16 x 10.

O Melbourne Storm, por sua vez, teve mais facilidade, e se impôs sobre o South Sydney Rabbitohs, maior campeão da Austrália, que retornava a um mata-mata depois de seis anos. O Storm fez um irrepreensível primeiro tempo, abrindo 18 x 0, com tries de Hoffman, Slater e Fonua. No segundo tempo, o time roxo não tardou a ampliar, com Waqa. No fim, os Rabbitohs ainda esboçaram uma reação, anotando um try com Pettybourne. Fim de jogo, 24 x 6. Além da derrota, South Sydney perdeu o excepcional Matt King, que fraturou a perna.

Na Repescagem, os Rabbitohs enfrentarão o Canberra Raiders, ao passo que os Sea Eagles duelarão com o North Queensland Cowboys.

 

Bye bye Broncos e Sharks

Nos duelos Eliminatórios, Brisbane Broncos e Cronulla-Sutherland Sharks deram adeus à competição. Melhor para North Queensland Cowboys e Canberra Raiders, que aproveitaram o mando de jogo e avançaram à Repescagem.

Muito se esperava do clássico de Queensland, que prometia ser equilibrado. Porém, os Cowboys se impuseram e arrancaram uma contundente vitória sobre o gigante Broncos. Com Michael Morgan em dia inspirado, os Cowboys atropelaram no início, com um lindo try de Bowen e dois de Morgan. 18 x 0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, Corey Norman anotou o primeiro try dos Broncos, esboçando a reação. Porém, o troco do time de Townsville não tardou, e Brent Tate cravou o quarto try. Mas, os Broncos são grandes, e reagiram perigosamente, com tries de Thaiday e Copley. Porém, Michael Morgan matou o jogo aos 76′, 33 x 16. O jogo marcou a despedida dos gramados do grande Civoniceva, dos Broncos.

No último jogo, os Raiders bateram os Sharks, em jogo entre dois times que fizeram campanhas surpreendentes. Os Raiders corresponderam às expectativas e venceram por 34 x 16, com tries de Earl (duas vezes), Papalli, Ferguson (duas vezes), Buttriss e Sam Williams.

 

Mata-mata definido na Super League inglesa

Chegou ao fim a temporada regular da Super League, o Campeonato Inglês de Rugby League, com a definição dos confrontos do mata-mata. Na última rodada, apenas duas equipes disputavam a última vaga entre os oito primeiros da liga. E o lugar no playoff ficou com o Wakefield Trinity Wildcats, que foi à Grande Manchester e bateu o Salford City Reds por 42 x 34. Assim, os Wildcats deixaram para trás o Bradford Bulls, que brigava pela vaga. Mas, os Bulls sequer fizeram a sua parte, sendo derrotados na França pelo Catalans Dragons, por 50 x 26. Na realidade, Bradford somou mais pontos que Wakefield, mas teve 6 pontos retirados por irregularidades, ficando, portanto, de fora da disputa pelo título.

Nos duelos do Qualificatório, entre as quatro melhores equipes da primeira fase, o Wigan receberá o representante francês na liga, ao passo que o Warrington fará o clássico das vizinhanças de Liverpool com o St. Helens Saints. Quem perder terá ainda uma segunda chance na Repescagem diante dos vencedores do Eliminatório. Disputado pelas equipes classificadas de quinto a oitavo, o Eliminatório terá os duelos Leeds x Wakefield e Hull FC x Huddersfield.

 

National Rugby League – Campeonato Australiano de Rugby League

Qualificatório (1º x 4º e 2º x 3º)

Canterbury-Bankstown Bulldogs 16 x 10 Manly-Warringah Sea Eagles, em Sydney

Melbourne Storm 24 x 6 South Sydney Rabbitohs, em Melbourne

 

Eliminatório (5º x 8º e 6º x 7º)

North Queensland Cowboys 33 x 16 Brisbane Broncos, em Townsville

Canberra Raiders 36 x 16  Cronulla-Sutherland Sharks, em Canberra

 

Repescagem

South Sydney Rabbitohs x Canberra Raiders, em Sydney

Manly-Warringah Sea Eagles x North Queensland Cowboys, em Sydney

 

Semifinais

Canterbury-Bankstown Bulldogs x vencedor da Repescagem 1

Melbourne Storm x vencedor da Repescagem 2

 


Stobart Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Wigan 18 x 26 St. Helens, em Wigan

London 48 x 42 Hull KR, em Londres

Catalans 50 x 26 Bradford, em Perpignan

Hull FC 36 x 10 Castleford, em Kingston-upon-Hull

Salford 34 x 42 Wakefield, em Salford

Huddersfield 48 x 24 Leeds, em Huddersfield

Widnes 14 x 52 Warrington, em Widnes

 

Qualificatório (1º x 4º e 2º x 3º)

Wigan x Catalans, em Wigan

Warrington x St. Helens, em Warrington
Wigan

 

Eliminatório (5º x 8º e 6º x 7º)

Leeds x Wakefield, em Leeds

Hull FC x Huddersfield, em Kingston-upon-Hull