SPAC campeão feminino

Tempo de leitura: 16 minutos

SPAC campeão feminino

No último final de semana o SPAC sagrou-se campeão do Super Sevens, o Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens. Sediando a última etapa do torneio, a equipe da zona sul de São Paulo aproveitou-se dessa vantagem para não permitir que o Desterro, que também almejava o título da competição, atrapalhasse suas aspirações. 

Depois de resultados não tão satisfatórios – ao menos para as pretensões da equipe – nas duas primeiras etapas do Circuito (um terceiro lugar e um vice-campeonato, em São José dos Campos e São Leopoldo, respectivamente), o SPAC venceu as etapas de Niterói e Florianópolis, deixando para o embate final, um interessante duelo contra o Desterro, que vencera as duas primeiras.

- Continua depois da publicidade -

Com uma equipe aguerrida, porém com desfalques importantes, o Desterro, depois de sair invicto no primeiro dia, não conseguiu impor seu jogo e perdeu a semifinal para o São José, uma equipe jovem e com qualidade, que demonstra o bom trabalho de base feito pela equipe do Vale do Paraíba.

Na outra semifinal, apesar da derrota para o SPAC, as gaúchas do Charrua devem comemorar, pois além de terem chego pela primeira vez à semifinal da Taça Ouro no Super Sevens, garantiram o terceiro lugar na etapa ao enfrentarem as catarinenses do Desterro.

Reeditando a final do Super 10, SPAC e São José fizeram a final dessa etapa do torneio, mas, no entanto, no feminino, a equipe da capital consagrou-se campeã, ao derrotar por 27 x 5 a equipe joseense. A capitã do SPAC, Vivian Gama, traçou o percurso do time no Super Sevens: “Algumas coisas não encaixaram no começo, mas perder nos incentivou a melhorar e chegar mais forte para decidir em casa, como aconteceu. Nadamos contra a maré e conseguimos alcançar nosso objetivo. O fato de ter uma equipe diversificada e com qualidade, ajudou a superar o cansaço e as dificuldades de um campeonato longo como esse. Todas as atletas representaram bem o clube e merecem esse título”.

Já na Taça Prata, uma surpresa com o Vitória, que venceu, em jogos muito disputados e de bom nível, Bandeirantes na semifinal e Niterói na final, ficando com o quinto lugar da competição. Para Marcela Scalzer, capitã do Vitória, “o resultado veio com muita garra. O time existe a menos de três anos, mas o diferencial foi que muitas jogadoras vieram de outros esportes e como já tínhamos um físico bem preparado, trabalhamos mais a parte técnica”, disse em entrevista à CBRu.

Na sequência da classificação aparecessem BH, Rio Branco, Urutau, Lions e Tornados. Mesclando boas aparições, talentos individuais e algumas dificuldades, essas equipes sentiram um campo pesado devido à chuva e que favorecia a técnica apurada das adversárias. Já no segundo dia, sob o sol forte e calor intenso, enfrentando equipes com um nível semelhante, fizeram melhores apresentações.

O Circuito Brasileiro Feminino de Rugby termina com saldo positivo, um campeonato exclusivo para as mulheres que tão bem representam o rugby brasileiro. A iniciativa deve perdurar para que o fortalecimento das equipes se dê de forma contínua, propiciando aprendizado das participantes e uma maior visibilidade para o esporte.

 

Escrito por: Thiago Kater

Foto: Luiz Pires/Fotojump

 

Super Sevens – etapa de São Paulo

Grupo A: SPAC (SP), Charrua (RS), Vitória (ES) e Tornados (SP)

Grupo B: Desterro (SC), Bandeirantes (SP), Urutau (PR) e Rio Branco (SP)

Grupo C: Niterói (RJ), São José (SP), BH Rugby (MG) e Lions (SPAC B, SP)

 

Sábado, dia 20 de outubro

 

1ª fase

SPAC 43 x 0 Tornados

Charrua 25 x 0 Vitória

Desterro 15 x 7 Rio Branco

Urutau 0 x 29 Bandeirantes

Niterói 36 x 5 Lions

São José 17 x 5 BH

SPAC 41 x 0 Vitória

Charrua 50 x 0 Tornados

Desterro 24 x 0 Urutau

Bandeirantes 30 x 5 Rio Branco

Niterói 12 x 5 BH

São José 33 x 0 Lions

SPAC 15 x 0 Charrua

Vitória 50 x 0 Tornados

Desterro 5 x 0 Bandeirantes

Urutau 0 x 26 Rio Branco

Niterói 7 x 17 São José

BH 29 x 0 Lions

 

Domingo, dia 21 de outubro

Taça Bronze – Semifinais

Rio Branco 34 x 0 Tornados

Lions 10 x 19 Urutau

 

Taça Prata – Semifinais

Bandeirantes 5 x 10 Vitória

Niterói 19 x 10 BH

 

Taça Ouro – Semifinais

SPAC 31 x 5 Charrua

Desterro 0 x 15 São José

 

Taça Bronze – 3º lugar

Tornados 0 x 17 Lions

 

Taça Bronze – Final

Rio Branco 31 x 5 Urutau

 

Taça Prata – 3º lugar

Bandeirantes 15 x 7 BH

 

Taça Prata – Final

Vitória 22 x 19 Niterói

 

Taça Ouro – 3º lugar

Charrua 17 x 5 Desterro

 

Taça Ouro – Final

SPAC 27 x 5 São José

SPAC CAMPEÃO

 

Classificação final da etapa

1 – SPAC

2 – São José

3 – Charrua

4 – Desterro

5 – Vitória

6 – Niterói

7 – Bandeirantes

8 – BH Rugby

9 – Rio Branco

10 – Urutau

11 – Lions (SPAC B)

12 – Tornados Indaiatuba