Top 14 logo novo

Tempo de leitura: 10 minutos

Quinta e sexta de muito rugby na França, com o Top 14 chegando à 10ª rodada.

 

Rubronegros em cima, parisiense em baixo

- Continua depois da publicidade -

A liderança do Top 14 está nas mãos do Toulon, que bateu o Stade Français por 24 x 19 graças às pontaria de Jonny Wilkinson. Pouco inspirado, o líder do campeonato teve mérito de induzir Paris à indisciplina, arrancando nada menos que 9 penais ao longo do jogo, dos quais 8 foram chutados com precisão por Wilko. O try solitário de Bonneval, aos 71′,  colocou o Stade Français em vantagem no placar, mas 2 penais no apagar das luzes deram a vitória ao Toulon, deixando os parisienses na insossa 9ª posição, ainda uma posição acima de seu rival local Racing Métro.

Os celestes de Paris foram a Toulouse enfrentar o atual campeão da liga e terceiro colocado na classificação. E não tiveram chance. Após o primeiro try do Racing Métro, aos 18′, com Van der Merwe, só deu Toulouse. O time da Occitânia anotou nada menos que 4 tries, dominando todo o restante da peleja. McAllister, Huget, Fickou e Clerc fizeram os tentos necessários para os rubronegros saírem de campo com a bonificação ofensiva.

 

Primeiras posições inalteradas

Entre Toulon e Toulouse está o vice-líder Clermont, que visitou o vice-lanterna Agen e sofreu para vencer. Com Butch James mal nos arremates a gol, nem os 3 tries do Clermont foram suficientes para o time visitante abrir boa vantagem no placar. 18 x 11, com Sivivatu, Buttin e Nalaga anotando os tries amarelos. O try de Lamoulie, aos 65′, garantiu uma preciosa bonificação defensiva ao Agen.

Na quarta posição está o Montpellier, que não teve problemas para superar o lanterna Mont-de-Marsan, único time da liga ainda sem vitórias. 32 x 16, bonificados. Já o quinto posto é do Castres, que suou muito para bater o ascendente Perpignan, no duelo mais empolgante da rodada. Com 3 tries para cada lado e várias viradas ao longo do jogo, o Castres garantiu seu triunfo por 38 x 36 graças a um penal no último lance bem chutado por Kockott.

Em sexto lugar está o novato e surpreendente Grenoble, que impôs mais uma derrota ao decadente Biarritz, que, após belo início de temporada, despencou para o oitavo posto. Os bascos sucumbiram diante da própria indisciplina, ao cederem 24 pontos em penais para o time alpino. 34 x 21 foi o placar final.

Por fim, Bayonne e Bordeaux fizeram um duelo contra as últimas colocações da tabela, e os alvicelestes bascos prevaleceram. Vitória por 22 x 11, com direito a 5 penais chutados por Boyet. Com a derrota, o Bordeaux está empatado com o primeiro time da zona de rebaixamento, o Agen.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Grenoble 34 x 21 Biarritz, em Grenoble

Castres 38 x 36 Perpignan, em Castres

Agen 11 x 18 Clermont, em Agen

Toulon 24 x 19 Stade Français, em Toulon

Bayonne 22 x 11 Bordeaux, em Baiona

Montpellier 32 x 16 Mont-de-Marsan, em Montpellier

Toulouse 32 x 13 Racing Métro, em Toulouse

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

*RESULTADOS ATÉ DOMINGO

Aix-en-Provence 9 x 28 La Rochelle, em Aix-en-Provence

Dax 21 x 20 Brive, em Dax

Tarbes 53 x 13 Béziers, em Tarbes

Carcassonne 22 x 21 Albi, em Carcassonne

Pau 37 x 8 Massy, em Pau

Oyonnax x Narbonne, em Oyonnax

Colomiers x Auch, em Colomiers

Aurillac x Lyon, em Aurillac