Tempo de leitura: 14 minutos

jap sevens

A Copa do Mundo de Sevens de 2013 já tem praticamente todos os seus participantes confirmados. Neste final da semana, a Ásia definiu seus classificados para o torneio masculino do Mundial, e agora resta apenas a América do Sul definir seus classificados. A Copa do Mundo de Sevens será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho no Estádio Luzhniki, em Moscou, capital da Rússia.

 

- Continua depois da publicidade -

Sevens de Cingapura classifica Japão, Hong Kong e Filipinas ao Mundial

Sexta e sábado foram dias decisivos para o rugby sevens asiático. O torneio de Cingapura colocou em disputa as três vagas do continente para a Copa do Mundo de Sevens de 2013, e as disputas foram emocionante, com direito a surpresa.

A primeira fase da competição não apresentou grandes surpresa, e apenas a confirmação de uma decepção: o declínio e eliminação do Cazaquistão. Nas quartas-de-final, a primeira surpresa (mas não zebra) deu as caras: as Filipinas aplicaram 14 x 7 na China e eliminaram a maior nação do mundo, que vinha crescendo no sevens masculino. Depois, Japão e Hong Kong confirmaram o favoritismo e passaram pelas semifinais, garantindo a esperada classificação ao Mundial. A grande partida decisiva ficou por conta da disputa do 3º lugar entre Filipinas e Coréia do Sul. Os Vulcões filipinos derrubaram os favoritos coreanos e se garantiram pela primeira vez num mundial de rugby! E com um detalhe: as Filipinas jamais haviam participado sequer das eliminatórias para a Copa do Mundo de Sevens!

Na grande final, o Japão carimbou a faixa de campeão continental de Hong Kong, fazendo 14 x 12 para garantir o título do torneio.

 

Cidade chinesa respirou rugby em outubro

A cidade chinesa de Zengcheng, no subúrbio de Guangzhou, recebeu entre os dias 25 e 29 de outubro um grande evento de rugby sevens feminino. Cerca de 18 mil pessoas foram assistir ao I Guangzhou Zengcheng International Women’s Invitational Rugby Sevens, que reuniu 8 seleções: China (A e B), Estados Unidos, África do Sul, Tailândia, Filipinas, Cazaquistão e Singapore Select (equipe de Cingapura). O título ficou com a seleção dos Estados Unidos, que bateu a África do Sul na final por 24 x 0. O Cazaquistão terminou com o terceiro posto, enquanto a seleção B da China (que, na verdade, era a seleção da província de Jiangsu) terminou com o quarto posto. A seleção principal da casa ficou apenas em quinto lugar.

A cidade de Guangzhou será sede no ano que vem de uma das etapas da nova Série Mundial de Sevens Feminina.

 

Resta apenas a América do Sul

As duas últimas vagas na Copa do Mundo de Sevens serão definidas no Campeonato Sul-Americano de Sevens, que será realizado nos distantes dias 23 e 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro (estádio a confirmar). Estarão em disputa no Rio Sevens uma vaga masculina e uma vaga feminina. No masculino, a Argentina já está garantida no Mundial, e não competirá pela vaga, apenas pelo título da competição.

 

RWC7 2013 copiar

Copa do Mundo de Sevens de 2013 – em Moscou, Rússia

Equipes qualificadas

Torneio Feminino (16 times):

África: África do Sul* e Tunísia

América do Norte: Estados Unidos* e Canadá

América do Sul: 1 vaga a ser definida pelo Sul-Americano de Sevens de 2013

Ásia: China e Japão

Europa: Rússia**, Inglaterra, Espanha, França, Holanda e Irlanda

Oceania: Austrália*, Nova Zelândia* e Fiji

* pré-qualificada por terminar entre as 4 primeiras da Copa do Mundo de Sevens de 2013

** país-sede

 

Torneio Masculino (24 times):

África: África do Sul*, Quênia*, Zimbábue e Tunísia

América do Norte: Estados Unidos e Canadá

América do Sul: Argentina* e 1 vaga a ser definida pelo Sul-Americano de Sevens de 2013

Ásia: Japão, Hong Kong e Filipinas

Europa: Rússia**, Inglaterra*, País de Gales*, Portugal, Espanha, França, Geórgia e Escócia

Oceania: Nova Zelândia*, Fiji*, Samoa*, Austrália e Tonga

* pré-qualificada por terminar entre as 4 primeiras da Copa do Mundo de Sevens de 2013

** país-sede

 

Copa do Mundo de Sevens: