Tempo de leitura: 16 minutos

O RaboDirect Pro12, a liga ítalo-celta, chegou à sua 8ª rodada com a liderança do único time invicto da temporada na Europa: o Ulster. E a rodada também contou com um grande clássico continental: a redição da final do Pro12 passado entre Ospreys e Leinster. Novamente, o triunfo foi dos galeses, atuais campeões da liga.

Na Itália, o fim de semana foi também de rodada no Eccellenza, que tem na liderança o Viadana, equipe que retornou neste ano à disputa do Campeonato Italiano.

 

- Continua depois da publicidade -

Ulster na ponta, sem dramas

Jogando em casa contra o decadente Edinburgh, o Ulster obteve a sua 10ª vitória em jogos oficiais na atual temporada, mantendo sua invenciblidade. O jogo contra os escoceses começou muito parelho. Com 2 tries de Tom Brown no primeiro tempo, o Edinburgh deu muito trabalho ao Ulster, que ainda assim conseguiu ir ao intervalo em vantagem de 24 x 17, com tries de Payne e Pienaar, aos 31′ e aos 35′. No segundo, só deu o time norte-irlandês, que arrancou outros 4 tries, chegando à tranquila vitória por 45 x 20.

 

Leinster: freguês dos Ospreys?

Jogando em Swansea, o Leinster caiu novamente diante dos Ospreys, e segue de fora da zona de classificação às semifinais. A reedição da última final do Pro12 não foi nada feliz para os irlandeses que, é bom pontuar, entraram em campo com o time reserva. Com penal de Madigan e try de Auva’a, o Leinster abriu 10 x 0 logo aos 10′ de jogo. Porém, os dublinenses cederam 9 pontos em penais ainda na primeira etapa para os galeses, permitindo que o jogo fosse ao intervalo em 10 x 9. Os campeões da Heineken Cup tiveram um fraco desempenho no segundo tempo, e permitiram a virada dos anfitriões. O try de Walker, aos 62′, garantiu o triunfo dos Ospreys, em quinto na tabela, por 19 x 10.

 

Scarlets, Glasgow e Munster seguem bem

Na vice-liderança do Pro12 está o time dos Scarlets, que suou mas venceu os italianos do Zebre, lanterna da competição, que ainda não venceram no ano. Os galeses deram muitas chances aos italianos, mas no final garantiram a vitória por 22 x 13. O triunfo não foi o esperado, já que a expectativa era de uma vitória bonificada.

Na cola dos Scarlets segue o Glasgow Warriors, que venceu o fraco Newport Gwent Dragons por 37 x 6, sem sustos. Foram nada menos que 5 tries a favor dos escoceses. Em quarto lugar está o Munster, que teve um difícil duelo fora de casa com o Cardiff Blues. Em seu retorno ao Munster, Casey Laulala deixou sua marca, fazendo 1 dos 3 tries da vitória por 24 x 18 dos irlandeses. E não foi qualquer try: Laulala cravou o ensaio aos 78′, garantindo a virada no placar e vitória do Red Army, para a frustração dos azuis galeses.

Por fim, o Benetton Treviso deu seguimento à má fase dos times italianos, e não foi capaz de vencer fora de casa os irlandeses do Connacht. 18 x 3 para o time de Galway.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Cardiff Blues 18 x 24 Munster, em Cardiff

Ulster 45 x 20 Edinburgh, em Belfast

Glasgow Warriors 37 x 6 Dragons, em Glasgow

Connacht 18 x 3 Benetton Treviso, em Galway

Scarlets 22 x 13 Zebre, em Llanelli

Ospreys 19 x 10 Leinster, em Swansea

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 15 x 29 Rovigo, em Mogliano

Viadana 45 x 3 L’Aquila, em Viadana

Crociati 16 x 17 Lazio, em Parma

I Cavalieri Prato 14 x 3 Calvisano, em Prato

Petrarca Padova 38 x 12 San Donà, em Padova

Fiamme Oro 29 x 15 Reggio, em Roma