Tempo de leitura: 21 minutos

Em adição aos tests mais badalados da rodada internacional, outras 18 seleções nacionais de rugby XV entraram em campo entre sexta-feira e domingo. Foram 5 amistosos internacionais envolvendo algumas das 30 melhores seleções do rugby mundial, e outros 4 duelos válidos pelo Europeu de Nações.

O fim de semana também definiu o título da Inglaterra no rugby league. Os ingleses bateram os franceses com facilidade na final do Euro Nations, 48 x 4.

 

- Continua depois da publicidade -

International Rugby Series larga com triunfos de Samoa e EUA

Na cidade galesa de Colwyn Bay, foi dada a largada às disputas da chamada International Rugby Series, duas rodadas duplas promovidas pelo IRB na cidade do Norte de Gales envolvendo seleções emergentes do rugby mundial. No primeiro duelo da sexta-feira, os Estados Unidos reafirmaram sua superidade sobre a seleção da Rússia, vencendo novamente o oponente com contundênia: 40 x 26. Foram 5 tries das Águias e 3 tries dos Ursos.

No segundo embate, foi a vez de Samoa comprovar sua superioridade sobre o Canadá. Uma vitória tranquila dos samoanos por 42 x 12, com direito a 2 tries de Tuifu’a e hat-trick (3 tries) de Lilomaiava.

No dia 17, Canadá e Rússia se enfrentarão novamente pela International Rugby Series, que ainda contará com a partida entre Estados Unidos e Tonga. Samoa, por sua vez, travará uma batalha contra o País de Gales, em test que valerá pontos preciosos no ranking.

 

Namíbia e Japão falam mais alto

Em Windhoek, capital da Namíbia, foi dada a largada para o Três Nações, torneio envolvendo Zimbábue, Espanha e os donos da casa. A primeira partida foi realizada neste sábado, com o duelo entre os dois times africanos. E quem levou a melhor foi a Namíbia, que bateu o Zimbábue por 37 x 33, em duelo muito parelho. Vale lembrar que o Zimbábue é o atual campeão africano, enquanto a Namíbia não conseguiu retornar à elite do continente, ao perder a segunda divisão africana para Madagascar. No dia 14, o Zimbábue enfrentará a Espanha, e a Namíbia voltará a campo no dia 17 também contra os espanhóis.

Enquanto isso, a Romênia recebeu o Japão, na primeira das partidas dos japoneses em continente europeu. E foram os asiáticos que levaram a melhor, vencendo o oponente por 34 x 23. O final de jogo foi emocionante, com o veloz time japonês prevalecendo sobre o robusto time romeno. O Japão teve 1 penal try e outros 2 tries anotados por Kikutani e Onozawa. Já a Romênia somou 2 tries, com 1 penal try e outro ensaio de Lemnaru.

A Romênia fará apenas mais um jogo, novamente em Bucareste, contra os Estados Unidos, no dia 24.  Japão, por sua vez, visitará a Geórgia, no dia 17, a seleção do País Basco, no dia 21, e os Barbarians Franceses, no dia 25.

 

Portugal bate Uruguai em Montevidéu

Jogando em Montevidéu, em partida que encerrou o festival do Valentin Martinez, a Seleção Uruguaia recebeu Portugal, e sofreu uma derrota apertada. Em duelo entre equipes de mesmo nível, os Lobos prevaleceram sobre os Teros, dando o troco sobre a derrota sofrida em casa contra os uruguaios no ano passado. 32 x 25, graças a um try aos 70′.

 

Suécia cresce no Europeu de Nações

Em partida válida pela 1ª Divisão B do Europeu de Nações, o “Seis Nações C”, a recém-promovida Suécia somou sua segunda vitória em três jogos, batendo fora de casa a República Tcheca, que ainda não venceu na atual temporada. 22 x 18 para os vikings.

Pela 2ª Divisão A, a Holanda fez sua estreia fora de casa diante da Lituânia, tida antes do pontapé inicial do certame como uma das principais rivais da Holanda na luta pela promoção. E os holandeses, recém-rebaixados da 1ª Divisão B, levaram a melhor, vencendo por 24 x 16. Já na 2ª Divisão D, a líder Noruega foi derrotada por Luxemburgo fora de casa, 15 x 8.

Por fim, o sábado marcou a abertura da 3ª Divisão do Europeu de Nações, a última das 7 divisões organizadas pela FIRA-AER. O torneio é mais curto que os demais, contando com apenas 3 seleções (Eslováquia, Azerbaijão e Turquia) que se enfrentam em sede única. E o país-sede do torneio de 2012 é justamente a novato Turquia, que faz sua estreia em competições oficiais. Na primeira partida, os turcos começaram com tudo, vencendo a Eslováquia, principal concorrente, por 34 x 6.

 

Amistosos

Rússia 26 x 40 Estados Unidos, em Colwyn Bay (País de Gales) – International Rugby Series

Samoa 42 x 12 Canadá, em Colwyn Bay (País de Gales) – International Rugby Series

Namíbia 37 x 34 Zimbábue, em Windhoek – Namibian Tri Nations

Romênia 23 x 34 Japão, em Bucareste

Uruguai 25 x 32 Portugal, em Montevidéu

 

1fira-aerrwc 2015

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER

República Tcheca 18 x 22 Suécia, em Praga

 

2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da FIRA-AER

Lituânia 16 x 24 Holanda, em Šiaulių

 

2ª Divisão D do Europeu de Nações – 6ª divisão da FIRA-AER

Luxemburgo 15 x 8 Noruega, em Luxemburgo

 

3ª Divisão do Europeu de Nações – 7ª divisão da FIRA-AER

Turquia 34 x 6 Eslováquia, em Antalya

 

Euro Nations International Series – triangular de Rugby League entre Inglaterra, França e Gales

Final

Inglaterra 48 x 4 França, em Salford

INGLATERRA CAMPEÃ