Tempo de leitura: 4 minutos

Primeiro dia cheio de intensidade, com grandes partidas disputadas. Ao final do primeiro dia, o Circuito Paulista já tem o seu campeão. Trata-se do São José, que seguiu para a disputa da Taça Ouro, após vencer partida dura contra o Bandeirantes, que segue para a prata. 

 

- Continua depois da publicidade -

Veja as fotos do primeiro dia de jogos!

Para acompanhar nossas atualizações via twitter, clique aqui.

Para conferir a nossa prévia, clique aqui.

 

Os joseenses terão pela frente o SPAC, que bateu o União Rugby Alphaville, Pasteur, que venceu o Corinthians e ainda o Jacareí, que venceu com propriedade a boa equipe do Niterói. O Pasteur enfrenta o São José pela terceira vez no Circuito, em mais uma partida que deve ser definida nos instantes finais. Já o SPAC, que pela primeira vez contou com jogadores chave do Sevens, como Felipe “Alemão”, André “Boy” Fernandes e Leandro “Leco”Castiglioni, quer chegar a sua segunda final, enfrentando a juventude jacareiense. As quatro equipes já estão classificadas para o BR Sevens. Na disputa da Plate, o Bandeirantes também classificado ao BR Sevens, enfrenta o Corinthians, que está na briga pela última vaga do estado. Também na briga, está a equipe do União Rugby Alphaville, que enfrenta o Niterói. Se apenas um dos times vencer, já estará classificado para o torneio nacional.

O dia começou com disputas no feminino e nos juniores, e não tardou para aparecer a primeira surpresa do dia. As meninas do Goianos fizeram uma partida perfeita e eliminaram uma das grandes forças do Rugby nacional, o Bandeirantes, passando para a disputa do título, ao lado do SPAC, Niterói e do Vitória, que também fez ótimos jogos. Na Taça Prata, além das bandetes, seguem o Rio Branco, a equipe B do SPAC, que ainda conta com integrantes do time feminino do Pasteur e a UNESP, que apresentou um bom nível de jogo, vencendo as meninas do Jacareí. O time do Vale ainda não conseguiu repetir a fórmula de sucesso do time masculino, apesar de mostrar evolução técnica. Na Taça Bronze, o Jacareí enfrenta o Urutau, além de USP e Tornados.

Entre os juniores, nenhuma supresa. O destaque ficou para a emergente equipe do Niterói, que aplicou o maior placar da competição até o momento, um 57 a 0 sobre os novatos do Union e mostrou jogadores de enorme potencial para lutar em breve por uma vaga no time principal. O SPAC B logo de cara venceu o bom time do Pasteur, mas engana-se quem poderia esperar um time reserva do anfitrião. O time também é composto por jogadores de outros clubes, como Mateus Cruz, M16 do Jacareí. Ambos disputarão o título contra o SPAC, que contou mais uma vez com ótimas atuações de João Bello, e apresentou muita regularidade ao longo do dia para se manter invicto na competição até o momento.

Na disputa dos veteranos, o Pasteur Allez Guedon se sagrou campeão pela primeira vez, ao bater o time da casa, os Highlanders. O Curitiba levou um time com alguns integrantes do Rio Branco, e terminou na terceira posição, em sua primeira participação na competição.

Na competição masculina, o dia não teve muitas surpresas, mas não faltou emoção. Logo na primeira fase, o União Rugby Alphaville bateu o Ilhabela, e eliminou um adversário direto na luta pela última vaga do estado para o BRSevens. O Goianos, principal força do centro-oeste, também fez bonito, mas acabou derrotado pela boa equipe do Wallys nos segundos finais, e deu muito trabalho para o Corinthians, que encerrou a primeira fase invicto. O Jacareí enfrentou um peso pesado também na primeira fase. O time do Vale venceu a forte equipe do Curitiba, vice campeã nacional (apesar de não contar com sua força máxima) terminou a primeira fase também sem derrotas. As demais equipes não tiveram problemas em confirmar seu favoritismo e seguir para as disputa da Taça Ouro, e se seguiram jogos duríssimos para definir os finalistas do Torneio, como a difícil vitória do São José sobre o Bandeirantes.

O domingo de manhã ainda terá as disputas finais da taça Prata, que ainda não foram realizadas no sábado em virtude da baixa luminosidade.

O Niterói merece um destaque especial nessa edição do Lions, pois levou equipes em todas as categorias, conquistando ótimos resultados. O Niteroldies terminou na quarta posição geral entre os veteranos, ao passo que o time principal terminou a primeira fase invicto, e agora está na disputa de quinto a oitavo lugares. Nos juniores e no feminino, os rubro-negros estão na luta pelo título!

O destaque feminino do dia ficou por conta de Deborah Ciarlla, a She-ra, jogadora do Niterói que mesmo às vésperas de uma importante cirurgia (a jogadora sofre de uma doença degenerativa nos olhos, e contou com apoio do Portal do Rugby para divulgar uma campanha para arrecadar fundos), teve participação decisiva  nas vitórias de sua equipe.