gales frança 2013

Tempo de leitura: 4 minutos

gales frança 2013 

O País de Gales, campeão do último Six Nations, pôs um ponto final em sua sina e quebrou a sequência de oito derrotas em nos oito últimos jogos com uma vitória sofrida contra a França em Paris. O resultado marcou a segunda derrota consecutiva dos franceses no Six Nations, praticamente tirando os Bleus da briga pelo título. Com isso, o sábado de carnval deu uma certeza ao rugby europeu: o campeão do Six Nations falará inglês.

O prélio no Stade de France deixou a desejar, sobretudo na primeira etapa, de fraco nível técnico e muitos erros dos dois lados. Gales começou pressionando com scrums no campo ofensivo, buscando os erros dos franceses, que se restringiram a manter as ações dentro do jogo de contato. Porém, o primeiro erro veio do lado galês, com penal cometido aos 14′, para Fred Michalak abrir o placar a favor dos anfitriões, 3 x 0. Aos 17′, o troco galês veio com penal bem chutado por Halfpenny, 3 x 3.

- Continua depois da publicidade -

A França ganhou leve superioridade na metade do primeiro tempo. Aos 20′, Yoann Huget armou rápido contra-ataque, fez boa infiltração, mas perdeu o tempo de passar a bola para Fofana na ponta. A França seguiu na pressão, e Huget teve outra boa chance, bloqueando o chute galês no campo de ataque. Aos 30′, Benjamin Fall puxou outro perigoso contra-golpe azul, desferindo um chute para dentro das 22 de Gales, que despachou a bola com outro chute. Na sequência, Huget forçou com chute a recepção de Halfpenny, que se complicou com a bola. Porém, Gales afastou novamente o perigo, com novo chute para a recepção de Michalak. Em péssimo dia, o abertura francês jogou fora a boa sequência de ataque de sua equipe.

Gales voltou a controlar a posse da bola, mas o jogo foi pobre em novas boas chances, indo ao intervalo em 3 x 3. Os visitantes foram aos vestiários com vantagem 58% de posse de bola e 62% de território.

A segunda etapa começou com o vermelho vibrando. Aos 42′, Halfpenny colocou Gales em vantagem com novo penal, 6 x 3. A França foi para cima e, no minuto seguinte, François Trinh-Duc desperdiçou o bom ataque com um drop goal errado, quando a melhor opção era abrir o jogo. O empate, no entanto, não tardou. Aos 52′, Michalak chutou novo penal para a França, fazendo 6 x 6.

A partida seguiu pobre e repleta de erros e más decisões dos dois lados. Mais focado na partida, Gales seguiu com alguma vantagem, mesmo após pecar tanto nas formações fixas. Aos 71′, a vontade galesa em acabar com a sina foi premiada contra a apática França, que pouco fez para apagar o vexame da semana passada contra a Itália. Aos 71′, Lloyd Williams viu George North na ponta, e desferiu um inteligente chute cruzado, já dentro das 22. North recebeu a bola, se desvencilhou do tackle e ergueu o pé no momento certo para não tocar na linha lateral, mergulhando para um lindo try, comemorado com muita vibração. Halfpenny não perdeu a conversão, abrindo 7 preciosos pontos a favor dos galeses.

A França sentiu o golpe no fim, e não foi capaz de reagir. Pior: cometeu novo penal aos 74′. Halfpenny não titubeou, e deu números finais à partida: 16 x 6 a favor de Gales, quebrando o incômodo jejum de vitórias. Ao final da partida, uma vaia constrangedora foi desferida pelos torcedores contra a equipe francesa.

O Six Nations terá uma pausa na semana que vem, retornando no dia 23, com Gales visitando a Itália e a França visitando a Inglaterra.

 

6N

RBS Six Nations – Seis Nações

França 6 x 16 Gales, em Paris

Árbitro: George Clancy (Irlanda)

6versus copiar16

França

Penais: Michalak (14, 52)

 

15 Yoann Huget, 14 Wesley Fofana, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Maxime Mermoz, 11 Benjamin Fall, 10 Frederic Michalak, 9 Maxime Machenaud, 8 Louis Picamoles, 7 Fulgence Ouedraogo, 6 Thierry Dusautoir (c), 5 Yoann Maestri, 4 Jocelino Suta, 3 Nicolas Mas, 2 Dimitri Szarzewski, 1 Yannick Forestier

Suplentes: 16 Benjamin Kayser, 17 Vincent Debaty, 18 Luc Ducalcon, 19 Romain Taofifenua, 20 Damien Chouly, 21 Morgan Parra, 22 François Trinh-Duc, 23 Florian Fritz.

Técnico: Philippe Saint-André

 

Gales

Try: North (71)

Conversão: Halfpenny (73)

Penais: Halfpenny (17, 42, 74)

 

15 Leigh Halfpenny, 14 Alex Cuthbert, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 George North, 10 Dan Biggar, 9 Mike Phillips, 8 Toby Faletau, 7 Justin Tipuric, 6 Ryan Jones (c), 5 Ian Evans, 4 Andrew Coombs, 3 Adam Jones, 2 Richard Hibbard, 1 Gethin Jenkins.

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Paul James, 18 Craig Mitchell, 19 Lou Reed, 20 Aaron Shingler, 21 Lloyd Williams, 22 James Hook, 23 Scott Williams.

Técnico: Rob Howley