Tempo de leitura: 2 minutos

 

O Rugby feminino começa com tudo em São Paulo em 2013, com um calendário que deve contemplar todas as categorias e a tão almejada disputa no formato de XV. Conversamos com Marjorie Enya, a Yu, responsável pela organização do Rugby feminino dentro da Federação Paulista para saber um pouco mais a respeito.

Se sua equipe tem interesse em participar de algumas dessas iniciativas, entre em contato pelo email feminino@fprugby.org.br

- Continua depois da publicidade -

 

Rugby XV

Em 2012 foram realizadas duas clínicas (apesar de todas as etapas previstas não terem sido realizadas) que conseguiram reunir até oitenta jogadoras, mas segundo Yu, “era necessário mais continuidade, treinar de verdade, ter uma temporada de XV. Mas se a gente coloca XV e Sevens junto no calendário, a concorrência entre os dois é sempre desleal, então a solução foi fechar uma parte do calendário pra eventos de XV.”

O primeiro ano vai ser experimental, mas o fundamental mesmo é que vai ser competitivo de fato, e por ser o primeiro ano e as equipes ainda não terem experiência de treino e plantel consolidado pra jogar XV, optei por fazer de 12-a-side, que já contempla um scrum de 3 linhas (6 forwards e 6 backs).

Até o momento, SPAC, Bandeirantes, Pasteur, USP, Rio Branco e Tornados mostraram interesse em jogar nesse formato.

As etapas previstas são três, com dois locais a serem definidos:

01/02 de março – Indaiatuba

23/24 de março – a definir

13/14 de abril – a definir

 

Rugby Sevens

Com início previsto em maio, devem ocorrer três etapas antes do início do Super Sevens (competição nacional no formato de Circuito), que serão classificatórias para o BR Sevens, com o restante do calendário pendente de definições sobre o Super Sevens, para não sobrecarregar as atletas que disputarem os dois circuitos (SPAC, Bandeirantes, São José).

Segundo Yu, “Existe pressão pra que haja mais etapas de paulista, inclusive ao mesmo tempo que o Super Sevens, mas eu não sei se é nesse momento seguro fazer isso. Ano passado tivemos uma quantidade acima da média de jogadoras com lesão por desgaste, e não só no alto rendimento.”

No Sevens, a novidade é a criação de uma segunda divisão adulta feminina e o início de um campeonato M18, seguindo a realização da disputa dessa categoria no Brasileiro Junior em janeiro desse ano. Esse campeonato por sinal, deve ser realizado no final de dezembro.

 

Circuito Paulista Feminino de Sevens – 1a Divisão

25/05 – 1a etapa Adulto e M18

15/06 – 2a etapa Adulto e M18

06/07 – 3a etapa Adulto e M18

 

Circuito Paulista Feminino de Sevens – 2a Divisão

03/08 – 1a etapa Adulto e M18

31/08 – 2a etapa Adulto e M18

21/09 – 3a etapa Adulto e M18