Tempo de leitura: 18 minutos

glasgow cardiff 2013

O RaboDirect Pro12, a Liga Ítalo-Celta, tem novo líder! São o escocês Glasgow Warriors, sensação da temporada, que superou o Cardiff Blues e se aproveitou do insperado empate do então líder Ulster em casa com o Benetton Treviso para asusmir a ponta da tabela, com o mesmo número de pontos do Ulster, mas com vantagem no saldo. Na cola dos dois vem o poderoso Leinster, agora apenas 2 pontos abaixo do líder. Já os Ospreys caíram para a quinta posição ao empatarem em casa com o Munster. O resultado favoreceu os Scarlets, que subiram para o quarto lugar ao vencerem o Edinburgh no aperto.

 

- Continua depois da publicidade -

Escócia na ponta!

A liderança do Pro12 agora é da Escócia. O Glasgow Warriors assumiu a ponta após se impor sobre o Cardiff Blues por 29 x 13, mesmo sem poder contar com boa parte de seu time titular, que segue servindo a Escócia no Six Nations. O primeiro tempo, no entanto, deu vantagem para os galeses, que levaram o jogo ao intervalo em vantagem de 13 x 10. Horne fez o primeiro try para os Warriors, mas Navidi deu o troco a favor dos Blues.

No segundo tempo, o jogo pendeu totalmente a favor de Glasgow. Após o início equilibrado, os escoceses prevaleceram na reta final da partida. Aos 56′, o fijiano Matawalu cravou o segundo try de Glasgow, virando o placar. Cardiff sentiu o golpe, e a porta se abriu. Aos 61′, Weir fez o terceiro try dos donos da casa, e aos 64′ saiu o quarto try, novamente com Marawalu. Foram 3 tries em menos de 10 minutos, garantindo o triunfo e o ponto-bônus! 29 x 13 para os novos líderes.

 

Ulster em baixa, Leinster em alta

O Ulster deixou escapar a ponta da tabela com um empate inesperado contra o Benetton Treviso em Belfast. Com tries de Trimble e Olding, o Ulster abriu 17 x 10 no primeiro tempo. A reação do Treviso começou ainda na primeira etapa, com try do asa neozelandês Dean Budd aos 40′. No segundo tempo, os italianos aproveitaram o cartão amarelo recebido por Stevenson e empataram o jogo com try de Barbieri, aos 52′. Aos 64′, Budd fez seu segundo try no duelo, virando o placar para os alviverdes. Porém, os italianos cometeram muitos penais, e permitiram que Paddy Jackson recolocasse o apático Ulster na frente. Mas, os italianos ainda pregaram uma peça nos irlandeses, com Budd fazendo seu terceiro try no jogo, empatando a partida já nos acréscimos! Di Bernanrdo teve a vitória nos pés na conversão, mas desperiçou o chute, para o alívio do Ulster, que sobreviveu à superioridade italiana.

Ao contrário do Ulster, o Leinster fez seu dever de casa, vencendo no País de Gales o fraco Dragons, por 26 x 19. Com 2 tries de Cronin e 1 de Kearney logo no começo, os irlandeses fizeram 19 x 9 só na primeira etapa. Porém, os Dragons reagiram na segunda etapa, e quase complicaram a vida do Leinster. Foi o segundo try de Kearney, aos 65′, que garantiu o triunfo e o ponto-bônus para os irlandeses.

 

Scarlets sobem, Ospreys caem

Ainda em Gales, outros 2 jogos foram destaque pelo Pro12. Jogando em casa, os Scarlets superaram no sufoco o Edinburgh e assumiram a quarta posição, retornando à zona de classificação ao mata-mata. Fenby, para os galeses, e Fife, para os escoceses, no primeiro tempo, fizeram os únicos tries da partida, que foi decidida na base dos penais. Com um penal chutado por Owen Williams aos 67′ os Scarlets garantiram o triunfo por 14 x 13.

Já os Ospreys não conseguiram superar o Munster em Limerick. 13 x 13 foi o placar do clássico celta, péssimo para os dois lados, que seguem fora da zona de classificação. O’Gara e Morgan trocaram penais na primeira etapa, levando o jogo ao intervalo em 6 x 6. No segundo tempo, Varley, para o Munster, e Jonathan Thomas, para os Ospreys, fizeram os únicos tries do jogo, que ainda teve mais 27 minutos sem que qualquer ponto fosse anotado.

Por fim, em duelo da parte de baixo da tabela, o Connacht superou em casa os Zebre, 23 x 19.

 

Rovigo vence superclássico italiano – por Giogio Vuerich

Pela 14ª rodada do Eccellenza italiano, o Calvisano derrotou a Lazio com pont-bônus, diminuindo 1 ponto na classificação para o Viadana (1°) e abrindo 1 ponto sobre Cavalieri Prato (3°). O Viadana ganhou sem bônus fora de casa contra Fiamme Oro, eenquanto o Prato também não conseguiu bonificação contra L’Aquila.

Completaram o sábado a vitória sem surpresa do Mogliano sobre Reggio e a derrota do lanterna  “I Crociati”  em San Donà, que ganhou ao menos um ponto de bônus com um penal nos últimos minutos do jogo.

No domingo, foi jogado o classico do rugby italiano, Rovigo-Padova, em luta  pela quarta vaga valida para as semifinais. Rovigo conseguiu uma grande vitória em casa por 20 x 14 e tomou a quarta posição do arquirrival.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Dragons 19 x 26 Leinster, em Newport

Ulster 29 x 29 Benetton Treviso, em Belfast

Scarlets 14 x 13 Edinburgh, em Llanelli

Glasgow Warriors 29 x 13 Cardiff Blues, em Glasgow

Connacht 23 x 19 Zebre, em Galway

Munster 13 x 13 Ospreys, em Limerick

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Reggio 15 x 32 Mogliano, em Reggio Emilia

Fiamme Oro 12 x 21 Viadana, em Roma

San Donà 18 x 12 Crociati, em San Donà

Calvisano 42 x 25 Lazio, em Calvisano

L’Aquila 6 x 26 I Cavalieri Prato, em L’Aquila

Rovigo 20 x 14 Petrarca Padova, em Rovigo 

Foto: Warriors x Blues, www.rabodirectpro12.com