Tempo de leitura: 14 minutos

Morne-Steyn-kick-130302G300

O Super Rugby chegou à sua terceira rodada com dois grandes clássicos do rugby meridional. Na Nova Zelândia, os Blues, de Auckland, receberam os Crusaders, de Christchurch, e conseguiram uma grande vitória por 34 x 15, para apagar os fantasmas da última temporada. Na África do Sul, foi a vez dos Sharks derrotarem os Stormers, impondo ao time da Cidade do Cabo a segunda derrota no certame. Já na Austrália, os Waratahs, de Sydney, bateram os Rebels, de Melbourne, no dérbi das duas maiores cidades do país. A liderança do Super Rugby segue nas mãos dos australianos dos Brumbies, de Canberra, que folgaram na rodada.

E fique atento, no próximo fim de semana a ESPN começa a exibir o Super Rugby!

- Continua depois da publicidade -

 

Auckland volta a sorrir, Sydney fala mais alto

Os Crusaders foram a última equipe a estrear no Super Rugby 2013, e não tiveram um bom começo. O time parceiro da CBRu foi a Auckland para fazer o superclássico neozelandês diante dos Blues, e foram derrotados. Após uma péssima temporada em 2012, os Blues começam a se reerguer somando duas vitórias seguidas no Super Rugby.

O primeiro try saiu logo aos 10′, com Weepu fazendo um passe longo para Luatua cravar, respondendo ao primeiro penal dos ‘Saders. A conversão foi perdida, e Carter virou o placar para os rubronegros com novo penal. Weepu devolveu os anfitriões à frente com penal, e a nova máquina de tries azul começou a funcionar. Aos 27′, o astro do sevens Frank Halai anotou o segundo try pela ponta. E repetiu a doese aos 33′, recebendo lindo chute de Noakes para levar o jogo ao intervalo em confortáveis 20 x 12 para os Blues, que acabaram cedendo 2 penais para Carter no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, os Blues voltaram a pecar na indisciplina, e Carter voltou a reduzir. Mas, aos 58’, Braid matou o jogo, com o quarto try azul, garantindo o ponto-bônus ofensivo. No fim, Moala ainda anotou o quinto try dos Blues, 34 x 15 em grande estilo.

Na Austrália, o fim de semana foi marcado pelo confronto entre as duas maiores cidades do país: Sydney, apaixonada pelo rugby, e Melbourne, apaixonada pelo futebol australiano, mas que cada vez mais entra de corpo e alma para o rugby. Em campo, no entanto, prevaleceu Sydney, com os Waratahs fazendo 31 x 26 sobre os Rebels, em jogo emocionante.

O jogo começou com McKibbin e O’Connor trocando penais, com vantagem para  Melbournian. Aos 24′, os Rebels aproveitaram a vantagem numérica, após cartão amarelo recebido por Polata-Nau, e cravaram o primeiro try com Ged Robinson, aproveitando o buraco após lateral deixado pelo jogador suspenso. McKibbin e O’Connor voltaram a trocar penais, fazendo 16 x 6 no primeiro tempo. Após o intervalo, foi a vez de Weeks receber amarelo, deixando agora os Rebels em desvantagem. E os ‘Tahs aproveiraram com Foley encontrando espaço pela linha aos 57’. O jogo esquentou, e os celestes brilharam, com Hopper marcando o segundo try para os Waratahs. Aos 74′, o time de Sydney praticamente matou o jogo, com Ryan expondo o buraco na linha dos Rebels e fazendo o terceiro try. Antes do fim, Beale, ex-Waratahs, descontou para os Rebels com novo try, arrancando o ponto-bônus defensivo. 31 x 26.

 

Stormers caem novamente, e Bulls quase perdem para Zebra

Na África do Sul, o clássico da vez foi entre Sharks e Stormers, em Durban. Como é a tendência em jogos muito disputados na África do Sul, as defesas prevaleceram, reduzindo os espaços e levando à decisão para os penais. E os Sharks saíram vencedores graças aos 4 certeiros arremates de Pat Lambie, contra apenas 2 de Joe Pietersen. Vitória no sufoco dos Sharks por 12 x 6, para a festa no Shark Tank, e segunda derrota consecutiva para os Stormers, que começam muito mal a temporada.

Já em Pretória, o duelo entre o Bulls e os australianos do Western Force  foi incrivelmente disputado, com o Force surpreendendo a todos e quase arrancando uma histórica vitória. Porém, os Bulls prevaleceram. Logo a 1′, os sul-africanos fizeram o primeiro try, com Morné Steyn. Porém, Sias Ebersohn, o sul-africano do time australiano, mostrou como encarar os Bulls, respondendo com 1 drop goal e 3 penais. Contudo, Steyn não permitiu a virada com mais 3 penais a favor dos Bulls. No segundo tempo, Ebersohn arrematou no primeiro minuto seu segundo drop goal, mas Mastriet respondeu com novo try para os Bulls. Os aussies não se acanharam, e foram para cima, dominando os Bulls e anotando 2 tries, com Cottrell e Lynn, virando o placar para 26 x 19. Porém, aos 70′, os Bulls reagiram e reassumiram a ponta, com try de Cook. E já nos acréscimos, Kruger cravou o quarto try sul-africano, que garantiu o ponto-bônus ofensivos aos Bulls e negou o merecido bônus defensivo ao Force. 36 x 26.

 

Vitórias de Chiefs e Reds

Os Reds também suaram muito para vencerem em casa os Hurricanes. Os neozelandeses encaram os campeões de 2011 de igual para igual em Brisbane, com Barrett levando a melhor sobre Quade Cooper nos penais no início da partida, 9 x 6. Porém, os Reds se impuseram. Aos 22′, Ioane anotou o primeiro try dos Reds pela ponta, fazendo 11 x 9. Antes do intervalo, Savea armou grande contra-ataque e quase conseguiu o try do time de Wellington. No segundo tempo, Simmons anotou o segundo try dos anfitriões aos 48′, os ‘Canes seguiram no jogo, com penal chutado por Barrett. No fim, ninguém mais somou pontos, e Queensland garantiu uma importante vitória por 18 x 12.

Já os campeões Chiefs não tiveram problemas para superarem lanternas Cheetahs em casa. Nada menos que 45 x 3 para os neozelandeses, que exploraram muito bem as falhas defensivas dos sul-africanos. Messam (24), Afeaki (42), Tikoirotuma (63), Anscombe (67), Marshall (72) e Tameifuna (78) fizeram os tries dos Chiefs.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Blues 34 x 15 Crusaders, em Auckland

Waratahs 31 x 26 Rebels, em Sydney

Reds 18 x 12 Hurricanes, em Brisbane

Chiefs 45 x 3 Cheetahs, em Hamilton

Bulls 36 x 26 Force, em Pretória

Sharks 12 x 6 Stormers, em Durban