hong kong sevens

Tempo de leitura: 25 minutos

hong kong sevens 

Entre sexta e domingo, o rugby brasileiro masculino terá pela frente um de seus maiores desafios na história: a disputa do Torneio Pré-Qualificatório da Série Mundial de Sevens em Hong Kong!

O Hong Kong Sevens contará com transmissão do BandSports, clique aqui para conferir a grade.

- Continua depois da publicidade -

O técnico neozelandês do Brasil Chris Neill e o assistente Maurício Coelho conversaram com a rádio do Total Rugby. Clique aqui para ouvir a entrevista.

 

O Pré-Qualificatório

Disputado em paralelo ao torneio principal do circuito mundial, o Pré-Qualificatório é o primeiro de dois torneios que definirão os times promovidos ao status de seleções centrais da Série Mundial de Sevens 2013-14, isto é, à primeira divisão do seven-a-side mundial. Participam do torneio 12 seleções, que lutarão por 4 vagas no Torneio Qualficatório de Londres, em maio, do qual também participarão as 3 piores seleções da atual Série Mundial de Sevens e a seleção de Hong Kong (classificada como campeã asiática), valendo 3 vagas em todas as etapas da elite da Série Mundial de Sevens 2013-14.

O formato do torneio de Hong Kong é simples: as 12 seleções foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada. Os 2 primeiros colocados de cada grupo e os 2 melhores terceiros colocados avançarão às quartas-de-final, sendo que os semifinalistas garantirão vaga no torneio de Londres. Isso significa que serão necessárias no mínimo duas vitórias (ao menos uma na primeira fase e uma nas quartas) para uma equipe carimbar o passaporte para Londres.

 

O Brasil e seus concorrentes

Os Tupis caíram no Grupo F do torneio, sendo que os grupos A, B, C e D são os grupos do torneio principal de Hong Kong, e nada têm a ver com o Pré-Qualificatório. Os adversários brasileiros na primeira fase em Hong Kong serão o Japão, adversário da manhã de sexta, às 7h56 (horário de Brasília); a Geórgia, oponente da noite de sexta-feira, às 22h22; e a Jamaica, adversária da madrugada de sábado, às 4h36. Nesta terça-feira, o time brasileiro já realizou treinamentos, enfrentando as Ilhas Cook e a Tunísia, em confrontos que agradaram os jogadores.

O Brasil chega ao torneio com a base da seleção que disputou o Rio Sevens, tendo sofrido apenas uma alteração: a saída de Careca para a entrada de Boy. O ano não vem sendo grandioso para o time dos neozelandeses Brent Frew Darryn Collins e Chris Neill, mas a classificação para Hong Kong graças ao empate diante do Chile e uma boa partida contra a Argentina no Rio de Janeiro garantiu um saldo positivo ao trabalho neste início de 2013. Até então, uma derrota para os chilenos e nada menos que cinco derrotas seguidas para o Uruguai em Punta, Viña e no próprio Rio haviam colocado alguns pontos de interrogação sobre os Tupis. Os primeiros insucessos do ano podem ser entendidos, em partes, pela perda do fator surpresa: por conta das boas campanhas em 2011, o Brasil é visto como um rival perigoso e à altura por uruguaios e chilenos, e tal status obtido nos últimos anos certamente já chegou ao conhecimento dos demais times que os Tupis terão pela frente em Hong Kong. Estar em evidência no cenário internacional implica desafios maiores em campo.

Os dois oponentes diretos pela classificação na primeira fase serão Japão e Geórgia. Os japoneses despontam como os favoritos do grupo, tendo terminado o mesmo torneio em 2012 na quarta posição, ficando a apenas uma vitória da promoção à elite da Série Mundial de Sevens. No ano passado, o torneio de Hong Kong garantia a promoção ao status de seleções centrais da Série Mundial de Sevens para os 3 primeiros colocados da segunda divisão, e o Japão perdeu sua vaga para Portugal. Para 2013, o Japão sofreu uma grande renovação em seu elenco com relação ao Hong Kong Sevens de 2012, mas manteve atletas experientes como o fijiano Lote Tuqiri (que não é o ex-Wallaby), Sione Teaupa, Katsuyuki Sakai (capitão) e Satoshi Oshima, centrais no título em Cingapura no fim do ano passado, mantendo o time que disputou o Asia Sevens, sem muito brilho. Ainda assim, com muitos profissionais, o Japão é o destaque do grupo.

Japão x Portugal, Hong Kong Sevens 2012

 

A Geórgia, por sua vez, chega a Hong Kong credenciada pelo oitavo lugar no Grand Prix Europeu de 2012, terminando na frente da seleção italiana. O grande trunfo dos Lelos no circuito continental foi uma grande vitória por 21 x 14 sobre a Inglaterra – campeã do Grand Prix – na última etapa, na Dinamarca. Famosa por seus avançados, a Geórgia vem evoluindo pouco a pouco no jogo de mãos, e a crescente atenção a sua seleção de sevens vem fazendo evoluir a linha georgiana, como as partidas do último Europeu de Nações revelaram. A equipe convocada para Hong Kong conta com dois atletas titulares da campanha do título no XV: Tedo Zibzibadze e Irakli Machnakheli. Jogando o bom Grand Prix Europeu, classificada à Copa do Mundo de Sevens e enfrentando regular as forças europeias, a Geórgia chega forte ao torneio.

Geórgia x Inglaterra, Odense Sevens 2012

 

A Jamaica, por sua vez, aparece como a zebra do grupo. Ninguém duvida da capacidade atlética dos jamaicanos, sobretudo quando a velocidade está em questão. Mas, os resultados não inspiram uma grande campanha para os caribenhos, que terminaram o NACRA Sevensde 2012 na quarta posição, atrás do México.

Jamaica x México, NACRA Sevens 2012

 

Demais grupos

No Grupo E, o favoritismo absoluto recai sobre Tonga, grande favorita a uma das vagas em Londres. Tonga aparece em um nível muito superior a de Uruguai, Tunísia e Taiwan, seus oponentes na primeira fase, já tendo em seu currículo recente vitórias sobre Fiji e Portugal na Série Mundial de Sevens. Quem também superou os portugueses foi o Uruguai, em sua participação no Las Vegas Sevens. Os Teros ainda deram muito trabalho para a Argentina e a África do Sul, para depois superarem Brasil e Chile no Rio Sevens. Com a base do time vice-campeão sul-americano, o Uruguai aparece como a segunda força do grupo, chegando confiante ao certame. Tunísia, segunda representante aficana, e Taiwan, segundo representante asiático, completam o grupo e correm por fora. Os tunisianos já realizaram algumas boas aparições no passado no cenáro internacional, enquanto Taiwan se superou no Asia Sevens de 2012, deixando para trás sul-coreanos, chineses e filipinos.

Por fim, o Grupo G conta com outros dois grandes favoritos à classificação para Londres: Rússia e Zimbábue. Os russos se preparam para a Copa do Mundo de Sevens em casa, e contam com cada vez mais investimentos em seu elenco profissional. Em 2012, os russos acabaram em sexto lugar no Grand Prix Europeu, sendo que em 2011 os Ursos já haviam conquistado uma das etapas do circuito europeu. Já o Zimbábue é uma equipe em ascensão no sevens internacional, tendo se firmado como a terceira força da sevens africano, com uma equipe de grande qualidade. Os Cheetahs deixaram escapar a vaga nas semifinais do Qualificatório de Hong Kong de 2012 ao serem derrotados de virada nas quartas-de-final por Portugal, que anotou o try salvador já nos acréscimos. As Ilhas Cook, território da Nova Zelândia, correm por fora no grupo. Com o rugby no sangue, as Ilhas Cook sofrem apenas com o tamanho de sua população: cerca de 20 mil pessoas. Se não fosse isso, a equipe poderia ser muito mais forte, pois qualidade não falta a seus atletas. Fechando o grupo, o México se apresenta como a equipe menos cotada, mas em franca evolução.

 

hk7sevens world series

Hong Kong Sevens

Torneio Pré-Qualificatório (2ª divisão)

Grupo E: Tonga, Uruguai, Tunísia e Taipé Chinês (Taiwan)

Grupo F: Japão, Geórgia, Brasil e Jamaica

Grupo G: Rússia, Zimbábue, Ilhas Cook e México

 

Sexta-feira, dia 22 de março

*horários de Brasília

Zimbábue x México – às 5h00

Geórgia x Jamaica

Uruguai x Taiwan

Rússia x Ilhas Cook – às 7h34 – BandSports ao vivo

Japão x Brasilàs 7h56 – BandSports ao vivo

Tonga x Tunísia

 

Sexta-feira, dia 22 de março, e Sábado, dia 23 de março

*horários de Brasília

Zimbábue x Ilhas Cook – às 22h00 – BandSports ao vivo apenas em vt, às 00h00

Geórgia x Brasil – às 22h22 – BandSports ao vivo apenas em vt às 00h20

Uruguai x Tunísia

Rússia x México – às 00h34

Japão x Jamaica

Tonga x Taiwan

Ilhas Cook x México – às 4h14

Brasil x Jamaica – às 4h36 – BandSports apenas em vt às 00h30

Tunísia x Taiwan

Rússia x Zimbábue – às 6h48

Japão x Geórgia

Tonga x Uruguai

 

Sábado, dia 23 de março, e Domingo, dia 24 de março

Das 22h00 de sábado às 8h30 de domingo (horários de Brasília)

Finais

(BandSports em vt para as quartas-de-final, às 1h00, e ao vivo para as semifinais, às 2h12, e a final, às 5h50)

 

Seleção Brasileira

Fernando Portugal – São José
Lucas Duque “Tanque” – São José
Moisés Duque – São José
Pedro Lopes “Pedrinho” – São José
Erick Cogliandro “Putim” – São José
Rafael Dawailibi – São José
Daniel Gregg – Niterói
André Luiz “Boy” – SPAC
Felipe Claro “Alemão” – SPAC
João Luiz da Ros “Ige” – Desterro
Matheus Daniel “Matias” – Jacareí
Diego Lopez – Pasteur

 

Como funciona a Série Mundial de Sevens Masculina: