Tempo de leitura: 11 minutos

holanda x brasil feminino

A Nova Zelândia se sagrou campeã do Amsterdam Sevens, a quarta e última etapa da temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens Feminina, e, de quebra, garantiu o título geral da temporada inaugural do circuito!

 

- Continua depois da publicidade -

Black Ferns dominam Amsterdã

A Nova Zelândia fez uma campanha irrepreensível em terras holandesas. As Black Ferns precisavam somente do quarto lugar para se garantirem como as campeãs da temporada, mas fizeram muito mais. As neozelandeses passaram tranquilas pelo primeiro dia, mas sofreram para vencer a Espanha nas quartas-de-final. Suados 14 x 5, de virada, com tries de Woodman e McAllister.

A grande surpresa das quartas-de-final foi a Rússia, que superou por 19 x 10 a poderosa seleção da Austrália, e certamente chegará embalada para a Copa do Mundo. As russas depois deram trabalho à neozelandesas, caindo por 24 x 10. O jogo, no entanto, chegou a estar muito equilibrado e a vitória das Black Ferns foi garantida apenas no fim.

A Inglaterra era a única seleção ainda capaz de desbancar a Nova Zelândia. Após um bom primeiro dia, as inglesas conseguiram tranquila vitória sobre as rivais francesas, mas sucumbiram nas semifinais diante do Canadá que, após bater os Estados Unidos, se firmaram como a terceira potência do mundo.

Na grande final, o Canadá por muito pouco não tirou o título das Black Ferns. Farella e Kish fizeram 2 tries de cara para as Canucks, abrindo 14 x 0. As neozelandesas empataram com 2 tries da genial Kayla McAllister, mas Bianca Farella fez mais um try para as canadenses, levando o jogo ao intervalo em 19 x 14, com uma atleta a menos para a Nova Zelândia, após o cartão amarelo para Hireme. As canadenses tiraram vantagem da superioridade numérica e Kish fez mais um try no início da segunda etapa. Porém, as Black Ferns mostraram toda a sua força e viraram o jogo com uma insurgência final de 3 tries, pelas mãos de Brazier, Woodman e Greig, no minuto final, fechando a conta em 33 x 24. Nova Zelândia campeã do Amsterdam Sevens e da Série Mundial de Sevens Feminina!

 

Amazonas encerram 1º dia sem vitórias

No jogo de estreia, as Amazonas jogaram contra a forte equipe dos EUA, a seleção brasileira perdeu titulares por lesão, comprometendo assim parte de seu jogo e não conseguindo fazer frente às estadunidenses, que venceram por 24 a 0.

No 2º jogo, as meninas do Brasil não repetiram a mesma atuação contra a Austrália no mês passado quando perderam por apenas 7 a 5. As aussies abriram o placar em um minuto de jogo e viriam a ampliar nos acréscimos do 1º tempo, as Amazonas criaram oportunidades e chegaram perto de ameaçar o in-goal mas não conseguiram furar a linha australiana, que sacramentou a vitoria com um try no tempo extra, vitoria por 24 a 0 para a Australia.

No seu último confronto do 1º dia, o Brasil não conseguiu fazer frente à Espanha, as Amazonas foram pressionadas a maior parte do tempo de jogo perto de sua linha de 22m. Apesar da boa atuação da defesa, a seleção não teve coesão no ataque que rapidamente era anulado pela marcação espanhola, que venceu a partida por 26 a 0.

Com as três derrotas, o Brasil disputará neste sabado as semifinais bowl contra as anfitriãs da Holanda.

 

Sábado começa como termina a sexta: nova derrota brasileira

A seleção brasileira não conseguiu se levantar da falta de confiança e das derrotas do primeiro dia e caiu novamente sem anotar tries diante da Holanda na semifinal da Taça Bronze. As brasileiras foram amplamente dominadas pelas neerlandesas, que somaram try após try, sem permitir que o Brasil sequer passasse do meio campo. Pien Selbeck e Kelly van Harskamp foram os destaques laranjas com 2 tries cada, enquanto Paula Schouten fechou o placar com o quinto try. 31 x 0.

As brasileiras são conseguiram anotar tries no segundo jogo, sofrendo com a onda de lesões que tirou 3 atletas da equipe para o jogo final. O duelo contra a China, no entanto, não foi animador, com o Brasil sendo completamente. A China fez rapidamente 2 tries, com Liu Yan e Pei Jiawen, mas o Brasil reagiu antes do intervalo, com try de Edninha, quebrando o jejum. 12 x 7 no intervalo.

Já na segunda etapa, a reação não se cosumou. A China encontrou seu terceiro try rapidamente, com Zhou Jiaxin. Pouco depois, após erro brasileiro, Liu Yan fez mais um, praticamente decretando o triungfo asiático. O Brasil ainda descontou com try de Xuxu, após boa ação de Gabi pelo lado cego do ruck. Mas, foi só. Brasil, último colocado, 12 x 26 China.

 

Brasil: Maira Behrendt (SPAC), Gabriela Ávila (SPAC), “Thais Cruz” Xuxu (SPAC), Mariana Ramalho (SPAC),  Angélica Gevaerd “Binha” (SPAC), Beatriz “Baby” Futuro (Niterói), Bárbara “Babi” Santiago (Niterói), Luiza Campos (Charrua), Edna Santini (São José), Júlia Sardá (Desterro), Vanessa Gardellim (São José) e Taís “Tata” Balconi (Desterro).

 

WSWSamsterdam sevens

Amsterdam Sevens – 4ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina – em Amsterdã, Holanda

Grupo A: Nova Zelândia, Holanda, Rússia e China

Grupo B: Inglaterra, Canadá, África do Sul e França

Grupo C: Austrália, Estados Unidos, Espanha e Brasil

 

Sexta-feira, dia 17 de maio, das 5h00 da manhã às 12h40 (horário de Brasília)

Austrália 31 x 7 Espanha

Estados Unidos 24 x 0 Brasil

Inglaterra 17 x 14 África do Sul

Canadá 7 x 8 França

Nova Zelândia 17 x 5 Rússia

Holanda 19 x 0 China

Austrália 24 x 0 Brasil

Estados Unidos 17 x 5 Espanha

Inglaterra 12 x 5 França

Canadá 36 x 7 África do Sul

Nova Zelândia 24 x 0 China

Holanda 0 x 22 Rússia

Austrália 5 x 10 Estados Unidos

Espanha 26 x 0 Brasil

Inglaterra 14 x 0 Canadá

África do Sul 12 x 14 França

Nova Zelândia 15 x 0 Holanda

Rússia 31 x 0 China

 

Sábado, dia 18 de maio, das 5h00 da manhã às 13h00 (horário de Brasília)

 

Quartas-de-final (Cup)

Nova Zelândia 14 x 5 Espanha – Nova Zelândia campeã do circuito!

Austrália 10 x 19 Rússia

Inglaterra 19 x 0 França

Estados Unidos 5 x 19 Canadá

 

Semifinais – Taça Bronze (Bowl)

Holanda 31 x 0 Brasil

África do Sul 19 x 7 China

 

Semifinais Taça Prata (Plate)

Espanha 15 x 5 Austrália

França 7 x 10 Estados Unidos

 

Semifinais Taça Ouro (Cup)

Nova Zelândia x Rússia

Inglaterra 7 x 12 Canadá

 

Disputa 11º lugar

Brasil 12 x 26 China

 

Final Taça Bronze (Bowl)

Holanda 32 x 0 África do Sul

 

Disputa 7º lugar

Austrália 14 x 12 França

 

Final Taça Prata (Plate)

Espanha 12 x 17 Estados Unidos

 

Disputa 3º lugar

Rússia 26 x 5 Inglaterra

 

Final Taça Ouro (Cup)

Nova Zelândia 33 x 24 Canadá