Tempo de leitura: 2 minutos

olympus xv

A crise econômica europeia fez sua primeira grande vítima no rugby. E ela é espanhola. A falta de recursos financeiros na Espanha – país que é assolado por taxa de desemprego de 26,6% – vitimou seu rugby, que não participará na temporada 2013-14 da Amlin Challenge Cup, a Copa Desafio Europa, segunda mais importante competição do rugby europeu de clubes.

Atualmente, participam da primeira fase da Amlin Challenge Cup 20 equipes, sendo 7 clubes franceses – os classificados de 8º a 12º no último Top 14 e os dois promovidos da Pro D2 -, 6 clubes ingleses – os classificados de 7º a 11º na Aviva Premiership e o promovido do RFU Championship -, 1 time galês – pior do país no RaboDirect Pro12 -, 4 clubes italianos – os 4 melhores do Eccellenza -, 1 representante romeno (a seleção do campeonato local) e um representante espanhol, o Olympus, a seleção do campeonato local. Nesta quinta-feira, a Federação Espanhola de Rugby anunciou que não tem condições financeiras para que o Olympus participe da Amlin Challenge Cup, abdicando de sua vaga.

- Continua depois da publicidade -

Com a saída do Olympus, a ERC deve se pronunciar em breve sobre quem herdará a vaga. As maiores chances são da Itália, que poderia ter o quinto colocado do Eccellenza (o Petrarca Padova) classificado para o torneio, o que faria com que o rugby italiano tivesse um número recorde de 7 equipes nas competições continentais – incluindo os dois times italianos do Pro12 que jogam a Heineken Cup. Recentemente, a Rússia, que conta com um campeonato profissional, já havia demonstrado interesse na Amlin Challenge Cup, mas as distâncias de cidades como Krasnoyarsk, na Sibéria, onde estão seus clubes mais fortes, pesam contra o país.

O Olympus estava no Grupo 5, ao lado de Stade Français (França), London Irish (Inglaterra) e I Cavalieri Prato (Itália).

Fonte: Marca

 

Eccellenza terá 11 clubes

Na última semana, a equipe do Crociati Parma havia anunciado a sua desistência do Eccellenza, o Campeonato Italiano (torneio semi-profissional, abaixo apenas do Pro12). Ficou decidido nesta semana que nenhuma equipe substituirá o Crociati, deixando o campeonato com 11 clubes. O objetivo é fazer com que a competição volte a ter somente 10 equipes.

Fonte: 1823 Rugby