Tempo de leitura: 6 minutos

arms park

Nessa quinta-feira, dia 10 de outubro, um dia antes do começo da Heineken Cup, terá início a segunda competição interclubes da Europa, a Copa Desafio Europeu, ou Amlin Challenge Cup. A competição reúne os times do Top 14 francês, da Aviva Premiership inglesa e do PRO12 que não se classificaram para a Heineken Cup, além de mais 4 clubes italianos vindos do Eccellenza (o campeonato nacional, abaixo do PRO12) e de dois combinados: o Lupii Bucaresti (ou Bucharest Wolves, nome comercial em inglês), que reúne atletas do Campeonato Romeno, e o Lusitanos XV, que reúne atletas do Campeonato Português. A grande final da competição será no dia 23 de maio de 2014, no Cardiff Arms Park, estádio anexo ao Millenium Stadium e casa do Cardiff Blues, localizando na capital do País de Gales, Cardiff, que também receberá no dia seguinte a final da Heineken Cup, no Millenium Stadium.

 

- Continua depois da publicidade -

Fórmula de disputa

Os 20 times participantes foram divididos em 5 grupos com 4 times cada. As equipes jogam contra todas as demais de seus grupos em turno e returno, totalizando 6 rodadas. Apenas s campeões de cada grupo avançam às quartas-de-final, juntando-se a mais 3 clubes vindos da Heineken Cup, totalizando 8 times no mata-mata. Os confrontos de quartas-de-final são decididos em apenas um jogo, realizado na casa dos times com as melhores campanhas na fase de grupos, sendo que as equipes vindas da Heineken Cup necessariamente jogarão fora de casa. Nas semifinais, a ERC decidirá quais serão as sedes, enquanto a final já tem sua sede definida: o Cardiff Arms Park, em Cardiff, País de Gales.

O critério de desempate é o confronto direto, com o número de vitórias nesses confrontos sendo o primeiro critério, seguido pelos pontos-bônus conquistados no confronto direto, pelo número de tries no confronto e pelo saldo.

 

Quem são os favoritos e onde estão as brigas boas?

O Grupo 1 da Amlin Challenge Cup aparece como o mais equilibrado de todos, uma vez que é o único que não conta com times italianos, romenos ou ibéricos, em geral mais fracos e sem chances de classificação. Estão no Grupo 1 Biarritz e Oyonnax, da França, Sale Sharks e Worcester Warriors, da Inglaterra. Pelos respectivos históricos, a tendência seria a briga pela única vaga disponível na próxima fase se centrar em Biarritz e Sale Sharks. O Sale começou bem a Premiership, mostrando um nível muito superior ao do ano passado, parecendo ser o favorito do grupo. Porém, o Biarritz começou pessimamente o Top 14 e, apesar de alguns grandes jogadores no elenco, preocupa. Contudo, é nas competições internacionais que os bascos crescem e pode ser com uma boa campanha da Challenge Cup que o Biarritz renasça e inicie uma reação em sua má temporada. Caso isso não ocorra, muitos apostam que o debutante Oyonnax, que já venceu no Top 14 alguns dos maiores clubes da Europa, como Toulon, Castres e Clermont, possa emergir como o grande concorrente dos Sharks. O Worcester, por sua vez, começou muito mal a Premiership e nada empolga sua torcida, correndo por fora.

Os grupos 2 e 4 também terão brigas muitos boas, com 3 clubes em cada um lutando diretamente pela classificação. No Grupo 2, Bath, Bordeaux e Dragons batalharão pelas quartas-de-final, com o Bath aparecendo como o favorito, pelo seu histórico e por seu elenco. Além disso, os ingleses começaram muito bem a Premiership, ocupando a quarta posição. Os Dragons também tiveram um bom começo de PRO12 e, finalmente, aparecem como reais candidatos à próxima fase, enchendo de esperanças o torcedor galês. Já o Bordeaux teve um início mais problemático no Top 14, mas não deve ser descartado, correndo por fora. O Mogliano, campeão italiano, deverá terminar em último lugar e quem perder pontos para ele poderá sair da luta pelo mata-mata.

Já no Grupo 4, Bayonne, Grenoble e Wasps são os candidatos à classificação. Por sua camisa, não há dúvidas que os Wasps sejam os favoritos, mas com um início mediano de Premiership – oitavo lugar – ainda não inspiram muita confiança e seus torcedores já enxergam no Grenoble uma real ameaça, já que os alpinos ocupam o sétimo posto no Top 14 e vem de grande vitória fora de casa sobre o Racing. O Bayonne, por outro lado, começou muito mal a liga francesa, mas conta com alguns atletas de destaque e não é carta fora do baralho, correndo por fora. O Viadana, da Itália, ex-Aironi, será o fiel da balança, pois quem tropeçar no time lombardo pode se considerar de fora da briga.

Nos grupos 3 e 5, a disputa deverá ser polarizado por apenas dois times. No Grupo 3, o Brive, da França, disputará com o Newcastle Falcons, da Inglaterra, a classificação. Ambos acabaram de ser promovidos, respectivamente, ao Top 14 e à Aviva Premiership e não iniciaram mal as suas ligas (na condição de recém-promovidos), o que traz perspectivas interessantes a ambos. Lupii e Calvisano farão um duelo À parte contra o último lugar.

Por fim, no Grupo 5, London Irish e Stade Français jogarão ponto a ponto pelo mata-mata, com certa vantagem para os franceses, que faz seu melhor começo de Top 14 dos últimos anos. Reforçado, o time de Paris é apontado já como um dos grandes favoritos ao título, que seria seu tão almejado primeiro título internacional. O London Irish faz campanha mediana na Premiership, mas nutre esperanças de avançar. Já I Cavalieri Prato e os novatos portugueses do Lusitanos XV devem apenas ganhar experiência.

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup 2013-14 – Copa Desafio Europeu

Grupo 1: Biarritz (França), Oyonnax (França), Sale Sharks (Inglaterra) e Worcester Warriors (Inglaterra)

Grupo 2: Bath (Inglaterra), Bordeaux (França), Dragons (Gales) e Mogliano (Itália)

Grupo 3: Brive (França), Lupii Bucuresti (Romênia), Calvisano (Itália) e Newcastle Falcons (Inglaterra)

Grupo 4: Bayonne (França), Grenoble (França), London Wasps (Inglaterra) e Viadana (Itália)

Grupo 5: I Cavalieri Prato (Itália), London Irish (Inglaterra), Lusitanos XV (Portugal) e Stade Français (França)

 

1ª rodada

*Horários de Brasília

Quinta-feira, dia 10 de outubro

15h45 – Sale Sharks x Biarritz, em Salford

15h45 – Bayonne x Grenoble, em Baiona

15h45 – Stade Français x Lusitanos XV, em Paris

 

Sexta-feira, dia 11 de outubro

15h15 – Dragons x Mogliano, em Newport

16h00 – London Irish x I Cavalieri Prato, em Reading

 

Sábado, dia 12 de outubro

09h00 – Lupii Bucaresti x Newcastle Falcons, em Bucareste

10h00 – Viadana x London Wasps, em Viadana

13h30 – Oyonnax x Worcester Warriors, em Oyonnax

14h30 – Calvisano x Brive, em Calvisano

16h00 – Bordeaux x Bath, em Bordeaux

 

Calendário 2013-14:

1ª rodada: 10 a 13 de outubro de 2013

2ª rodada: 17 a 20 de outubro de 2013

3ª rodada: 5 a 8 de dezembro de 2013

4ª rodada: 12 a 15 de dezembro de 2013

5ª rodada: 9 a 12 de janeiro de 2014

6ª rodada: 16 a 19 de janeiro de 2014

Quartas-de-final: 2 a 6 de abril de 2014

Semifinais: 24 a 27 de abril de 2014

Final: 23 de maio de 2014

 

Lista de campeões da Copa Desafio Europeu

1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos

2 – Clermont (França) – 2 títulos

Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos

4 – Bath (Inglaterra) – 1 título

Biarritz (França) – 1 título

Bourgoin (França) – 1 título

Cardiff Blues (Gales) – 1 título

Colomiers (França) – 1 título

Gloucester (Inglaterra) – 1 título

Leinster (Irlanda) – 1 título

London Wasps (Inglaterra) – 1 título

Northampton Saints (Inglaterra) – 1 título

Pau (França) – 1 título

 

Lista de títulos por país:

1 – Inglaterra – 9 títulos

2 – França – 6 títulos

3 – Irlanda – 1 título

País de Gales – 1 título