Tempo de leitura: 43 minutos

toulouse connacht 2013

Fim de semana de Heineken Cup na Europa! Entre sexta e domingo, a Copa Europeia de Rugby teve as disputas de sua quarta rodada, com a fase de grupos já se encaminhando para os momentos decisivos. Apenas uma equipe completou seus quatro primeiros duelos com quatro vitórias: o Ulster, da Irlanda, que superou novamente o Treviso.

Os irlandeses são os grandes nomes da H Cup até aqui, com Leinster e Munster também liderando seus grupos. O Leinster, no entanto, foi derrotado nesta rodada pelo Northampton, ao passo que o Munster venceu o Perpignan no apagar das luzes. Os outros três grupos são liderados por franceses, com Clermont, Toulon e Toulouse vencendo nesta rodada.

- Continua depois da publicidade -

Para os ingleses, resta o domínio da Amlin Challenge Cup, a segunda competição do Velho Continente, que também chegou à quarta rodada e tem três de seus cinco grupos liderados por ingleses, ao passo que os outros dois grupos têm franceses na ponta.

Vale lembrar que H Cup apenas os campeões dos grupos e os 2 melhores vices avançam às quartas-de-final. Já na Amlin Challenge Cup, apenas os campeões dos grupos avançam ao mata-mata, sendo acompanhados por mais 3 times vindos da H Cup.

 

Northampton vence Leinster e renasce

No Grupo 1, Leinster e Northampton Saints fizeram um dos grandes jogos da atual temporada. Os irlandeses lotaram o Aviva Stadium, em Dublin, para a reedição da final de 2011, confiantes após atropelarem os Saints na Inglaterra por 40 x 7. Porém, os ingleses se encheram de brio para seguirem vivos na competição e frustraram os irlandeses com uma grande vitória na superação.

Os Saints começaram avassaladores, anotando o primeiro try logo aos 5′, com o galês George North finalizando após bom trabalho de fases. Madigan descontou com penal aos 10′, mas o Northampton parecia um time totalmente diferente daquele que perdeu em casa, levando o placar de 7 x 3 até o intervalo, com Myler ainda desperdiçando um penal. No segundo tempo, Madigan descontou com novo penal para os anifitriões e o jogo pegou fogo. Incapaz de passar pela defesa verde-e-ouro, o Leinster parou na defesa do Northampton, que passou a dominar as ações no pack e arrancou novo penal para Myler aos 64′, bem aproveitado. Madigan voltou a descontar para os dublinenses aos 72′, mantendo a diferença de apenas 1 ponto a favor dos visitantes. Myler teve nova chance de penal, mas falhou outra vez, o que se provou inconsequente, pois o samoano Fotuali’i arrumou tudo para os ingleses com um belo drop goal, abrindo vantagem de 4 pontos com 2 minutos para o fim. O Leinster foi com tudo para cima e parou a centímetros do try até o erro do Leinster, que teve passe interceptado por Elliott. Corrida de 80 metros para matar o jogo, negando ao tricampeão europeu o ponto-bônus defensivo. Northampton 18 x 9.

Para o alívio do Leinster, os franceses do Castres perderam a chance de encostarem na liderança ao serem derrotados fora de casa pelo Ospreys, que ainda não havia vencido. Foi um jogo sem tries em Swansea, que terminou com 7 penais impiedosamente bem chutados por Dan Biggar para os galeses. 21 x 12.

 

Toulon vence e lidera Grupo 2

Grande apresentação fez o Toulon, que se garantiu na liderança do Grupo 2 ao vencer em casa o Exeter Chiefs por 32 x 20. Foi um jogo aberto e de muitos tries, com o atual campeão europeu falando mais alto e saindo de campo com ponto-bônus.

O Toulon abriu o placar aos 11′ com try do ponta David Smith, mas a resposta dos ingleses foi imediata, com try do asa Don Armand, aos 16′, após lateral roubado. Os donos da casa não começaram bem, com Giteau perdendo penal e com Masoe e Palisson saindo lesionados. Ainda assim, o volume de jogo do Toulon cresceu no segundo quarto e o try não tardou, com Smith cruzando a linha de meta outra vez, aos 26′, recebendo passe duvidoso (que o TMO assegurou ter sido para trás). Antes do intervalo, Matt Giteau e Henry Slade trocaram penais, deixando a peleja em 15 x 10 para os franceses.

No segundo tempo, o jogo seguiu parelho com Giteau e Slade trocando penais outra vez. Foi a entrada de Wilkinson, aos 58′, que mudou a cara do Toulon. Aos 64′, Drew Mitchell fez grande jogada e o pilar Xavier Chiocci cravou o try rubronegro. O tento deu tranquilidade maior ao Toulon, que chegou ao quarto try, garantindo o bônus aos 70′ com Wilkinson. White ainda fez novo try para Exeter, dando números finais ao duelo.

A outra partida do grupo foi menos emocionante, mas muito feliz para o Cardiff Blues, que conquistou uma crucial vitória fora de casa sobre o decepcionante Glasgow Warriors. 9 x 7, em jogo pesado que teve os Blues abrindo 9 x  e levando o susto no fim. Aos 70′, Grant fez o único try do jogo, a favor dos escoceses, deixando o placar em 9 x 7. Aos 78′, os Warriors tiveram nos pés de Duncan Weir o penal da vitória, mas o chute foi para fora.

 

Toulouse se reabilita com vitória na Irlanda

Na Irlanda, o Connacht recebeu o Toulouse após a imensa zebre da semana passada, quando os irlandeses bateram os franceses fora de casa. O Toulouse mostrou que aprendeu a lição e não deu chances ao oponente, garantindo a vitória bonificada sem sustos. O começo de jogo foi muito bom, com Parks e Beauxis trocando penais até, aos 11′, Médard correu para anotar o primeiro try do jogo para os visitantes. A resposta do Connacht foi imediata, com o escocês Dan Parks arrematando um drop goal aos 13′. Contudo, o Toulouse seguia superior e, aos 26′, Médard chutou nas costas da defesa verde e correu para cravar seu segundo try. Parks respondeu com novo drop goal, mas o gás do Connacht tinha prazo de validade. Antes do intervalo, Tolofua fez o terceiro try francês.

No segundo tempo, Picamoles, aos 54′, e Fickou, aos 78′, fecharam o placar com mais 2 tries para o Toulouse, que saiu de Galway com vitória por 37 x 9.

Enquanto isso, o Saracens não teve problemas para evitar a zebra do Zebre, vencendo por 64 x 3, com direito a 9 tries e mesmo número de pontos na classificação que o líder Toulouse. Com isso, a decisão da primeira posição deverá ficar mesmo para o confronto entre Toulouse e Saracens na próxima rodada, em solo francês.

 

Clermont segue na frente no Grupo 4

Pelo Grupo 4, a liderança é do poderoso Clermont, que venceu os galeses do Scarlets fora de casa por 31 x 13, garantindo preciosa bonificação. O Clermont começou fulminante, com Nalaga fazendo o primeiro try logo após o pontapé inicial, 7 x 0. Os erros dos dois lados se seguiram, sem o placar se alterar. Priestland perdeu um penal para o Scarlets, seguido por dois penais perdidos por Delany para o Clermont. A situação melhorou para os galeses quando Rougerie recebeu cartão amarelo e Priestland acertou o penal. Os vermelhos cresceram na partida e, aos 32′, Liam Williams deu para Priestland, que serviu Maule para fazer o primeiro try dos anfitriões. Priestland e Delany ainda trocaram penais e os galeses foram em vantagem ao intervalo, 13 x 10.

Na segunda etapa, a situação se inverteu e o Clermont dominou por completo a partida. Depois de dois penais perdidos por James para os franceses, o try da virada saiu aos 60′, com um penal try anotado após vários erros do scrum do Scarlets. O Clermont cresceu e, aos 66′, Fritz Lee fez o terceiro try amarelo, seguido, aos 70′, de Nalaga, que correu para seu segundo try no jogo, dando o bônus aos Vulcões.

Ainda no Grupo 4, os Harlequins receberam o Racing Métro, da França, na tarde chuvosa de domingo em Londres. Impondo um jogo combativo e de forte defesa, os Quins conseguiram parar o ataque do bom – mas decepcionante – time de Paris e, com bela atuação com os pés do neozelandês Nick Evans, os Quins em momentos decisivos com vacilos da defesa do Racing Métro foi pontuando com penais e, aos 24′, o jogo já estava 9 x 0 para o time da casa. Os dois lados seguiram pressionando, mas as defesas falavam mais alto. Foi apenas na jogada final do primeiro tempo que o placar foi mexido. Em uma bela trama de passes iniciada com Nick Evans, o jovem Charlie Walker rompeu a defesa francesa e anotou o único try do jogo, que Nick Evans não conseguiu converter.

O Racing Métro pressionou no segundo tempo, mas sem sucesso. Os Quins jogaram com o placar construído pelo primeiro tempo e o placar foi movimentado com apenas mais um penal convertido para cada lado: Ben Botica, para os anfitriões, e Jonathan Sexton, para os visitantes. E assim ficou o placar: Harlequins 17 x 3 Racing Métro.

 

Ulster invicto, Leicester ascendente

O único time que chegou a quatro vitória em sua campanha até aqui foi o Ulster, que venceu novamente o Benetton Treviso, desta vez na Itália: 35 x 3. Os norte-irlandeses arrancaram seu ponto-bônus graças aos 4 tries anotados, com Marshall, aos 37′, Gilroy, aos 62′, Diack, aos 67′, e Payne, aos 77′, não sem certa tensão e sofrimento.

O grande jogo do grupo se deu na França, onde o Leicester Tigers derrotou no finzinho o anfitrião Montpellier, em jogo que praticamente eliminou os franceses e manteve os ingleses vivos na briga pela ponta. Depois de um atípico primeiro tempo em 0 x 0, com Paillaugue perdendo para o Montpellier o único penal anotado, a batalha foi travada no segundo tempo.

Demorou até os 50′ para Goneva encontrar Tom Youngs, que abriu o placar com try a favor dos Tigers, 3 minutos depois do TMO ter anulado try de Benjamin para os ingleses. O Montpellier não deixou por menos e 2 minutos depois encontrou seu try, com Selponi, depois de grande ação do scrum mediterrânico. Os franceses cresceram e, aos 62′, Gorgodze rompeu a defesa verde e serviu Dupont, que fez novo try para o time da casa, abrindo 14 x 5 no placar. Mas, o Leicester não estava morto. Aos 71′, Lamb reduziu a diferença com penal e, aos 79′, no fechar das cortinas, Goneva fez o try milagroso que, convertido por Lamb, deu a vitória aos verdes. 15 x 14. Com o triunfo heróico, o Leicester está a 3 pontos do líder Ulster, sendo que os dois duelam na casa dos Tigers na última rodada.

 

Munster supera Perpignan no apito final

E muita emoção também foi vista no Grupo 6, com o Munster derrotando o Perpignan também no fim da partida para se isolar na ponta da chave. Depois de um primeiro tempo movimentado só com penais – 3 de Tommaso Allan, para o Perpignan, e 1 de Keatley, para o Munster -, o jogo ganhou em emoção na segunda etapa. No segundo tempo, o scrum irlandês cresceu e demoliu os catalães aos 48′, com penal try sendo marcado para o Munster. O cotejo seguiu parelho, com o italiano Allan e o irlandês Keatley voltando a trocar penais. Foi aos 77′ que a vitória parecia sorrir para o time da casa. O também italiano Benvenutti fez explodir a torcida catalã com um try na ponta, que daria a vitória ao Perpignan. Porém, a camisa do Munster é muito forte e o Red Army manteve a bola viva depois do kick-off e trabalhou até o jovem abertura Hanrahan finalizar nos acréscimos para a vitória irlandesa. 18 x 17.

A derrota custou ao Perpignan cair para a lanterna do grupo, por conta da inesperada vitória do Edinburgh fora de casa sobre o Gloucester. 16 x 10 a favor dos escoceses, que ganharam sobrevida na competição. O centro Ben Atiga, com try aos 50′, e Jack Cuthbert, com 3 penais e 1 conversão, garantiram os pontos da vitória do Edinburgh.

 

Ingleses com vantagem na Amlin Challenge Cup

Dos 5 grupos da Amlin Challenge Cup, 3 são liderados por ingleses e 2 por franceses. Os ingleses são soberanos nos grupos 1, 2 e 4. No Grupo 1, a ponta é do Sale Sharks, que não teve problemas para bater por 53 x 14 os franceses debutantes do Oyonnax. A liderança do time do Norte da Inglaterra é de apenas 1 ponto sobre os franceses do Biarritz, que superaram os ingleses do Worcester Warriors, 33 x 25, com try-bônus salvador de Teddy Thomas, aos 73′. Os bascos já se preparam para o confronto direto com os Sharks, que ocorre em solo francês na última rodada.

No Grupo 2, a liderança é do Bath, que passou tranquilo pelo Mogliano, por 63 x 0, e abriu confortáveis 8 pontos sobre o Newport Gwent Dragons. O time galês perdeu a chance de seguir colado no Bath ao ser derrotado pelos franceses do Bordeaux por 32 x 13. Já no Grupo 4, o London Wasps lidera depois de nova vitória contundente sobre os franceses do Grenoble, por 32 x 12. Os Wasps seguem 3 pontos na frente do Bayonne, que trucidou o Viadana por 80 x 19 e já conta os dias para o jogo decisivo contra os Wasps na França.

Brive, no Grupo 3, e Stade Français, no Grupo 5, são os franceses que estão em primeiro lugar em seus grupos. Nos dois casos, os franceses têm a mesma pontuação do vice-líder, mas levam vantagem no confronto direto. O Brive fez sua parte e venceu a seleção do Campeonato Romeno, os Lupii, por 20 x 9, ao passo que seu concorrente, o Newcastle Falcons, também venceu, fazendo 25 x 10 no Calvisano, em rodada que ambos falharam em obter o ponto-bônus ofensivo. Na próxima rodada, os ingleses do Newcastle recebem o Brive, em duelo que definirá o grupo.

Já o Stade Français teve nesta rodada o jogo que deve ter definido o Grupo 5. O time de Paris recebeu e derrotou os ingleses do London Irish, no jogo mais aguardado da jornada. O Stade Français conseguiu o que precisava, uma vitória bonificada, em grande atuação. Plisson, aos 12′, Van Vuuren, aos 24′, Porical, aos 49′, e Burban, aos 77′, no clímax da peleja, fizeram os tries parisienses. Por fim, em Lisboa, o Lusitanos XV (a seleção portuguesa de atletas que atuam em Portugal) perdeu o único jogo que tinha chances de vitória. 30 x 19 para os italianos do Prato, deixando aos lusos só a fome por vitória.

 

HCup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Ospreys 21 x 12 Castres, em Swansea

Leinster 9 x 18 Northampton x  Saints, em Dublin

 

Grupo 2

Glasgow Warriors 7 x 9 Cardiff Blues, em Glasgow

Toulon 32 x 20 Exeter Chiefs, em Toulon

 

Grupo 3

Saracens 64 x 3 Zebre, em Londres

Connacht 9 x 37 Toulouse, em Galway

 

Grupo 4

Scarlets 13 x 31 Clermont, em Llanelli

Harlequins 17 x 3 Racing Métro, em LondresHarlequins 17 x 3 Racing Métro, em Londres

 

Grupo 5

Benetton Treviso 3 x 35 Ulster, em Treviso

Montpellier 14 x 15 Leicester Tigers, em Montpellier

 

Grupo 6

Perpignan 17 x 18 Munster, em Perpignan

Gloucester 10 x 16 Edinburgh, em Gloucester

 

 

ACup logo

 Amlin Challenge Cup 2013-14 – Copa Desafio Europeu

Grupo 1

Biarritz 33 x 25 Worcester Warriors, em Biarritz

Sale Sharks 53 x 14 Oyonnax, em Salford

 

Grupo 2

Bordeaux 32 x 13 Dragons, em Bordeaux

Bath 63 x 0 Mogliano, em Bath

 

Grupo 3

Brive 20 x 9 Lupii Bucaresti, em Brive

Calvisano 10 x 25 Newcastle Falcons, em Calvisano

 

Grupo 4

Viadana 19 x 80 Bayonne, em Viadana

London  Wasps 32 x 12 Grenoble, em High Wycombe

 

Grupo 5

Stade Français 32 x 14 London Irish, em Paris

Lusitanos XV 19 x 30 I Cavalieri Prato, em Lisboa