Tempo de leitura: 2 minutos

Mais nova modalidade olímpica, o rugby invadiu Deodoro, uma das sedes oficiais dos Jogos do Rio-2016, onde serão disputadas suas partidas. Isto porque neste sábado, 2, aconteceu o III Festival Fluminense de Rugby Infanto-Juvenil, o primeiro evento da modalidade em Deodoro, que contou com a participação de cerca de 100 crianças da região. As atividades aconteceram no Campo do Sampaio, na Vila Militar, e contaram ainda com uma exibição de rugby sevens, a modalidade olímpica, e com a partida entre Guanabara e Poli, válida pela Taça Tupi, a segunda divisão do rugby nacional. O Festival foi promovido pelo Comitê da Rio 2016, pela 1ª Divisão de Exército e pela Federação Fluminense de Rugby, com apoio CBRu e do IRB.

“Esse evento representa a colocação de uma ‘pedra fundamental’ do rugby em Deodoro. Foi possível dar sequência a entendimentos preliminares para a introdução do rugby nas Forças Armadas. Parabéns aos esforços da FFR, ao apoio dos clubes envolvidos, e especialmente ao Rio 2016 e IRB, cujo apoio ativo foi crucial para a realização do evento. A ‘cereja do bolo’ foi conquistada com a disponibilização desse campo para a prática do rugby fluminense, tanto projetos de desenvolvimento, quanto partidas da Taca Tupi e do Super 10, a partir da próxima semana. Nossos maiores agradecimentos aos responsáveis pelo regimento de Deodoro”, afirma Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

- Continua depois da publicidade -

O Festival teve início de manhã com atividades de mini-rugby e “get into rugby”, com praticantes oriundos de projetos sociais coordenados pelo Rio Rugby Clube. Sob a coordenação da Federação Fluminense de Rugby, que organizou a infraestrutura do campo, das traves, ambulância, sistema de som e área VIP, compareceram seis equipes de rugby sevens para partidas demonstração da modalidade olímpica. Para fechar o dia, Guanabara e Poli se enfrentaram em partida válida pela Taça Tupi, a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

Estiveram presentes no início das atividades de rugby em Deodoro o General Brasil, Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, com outros importantes militares. A CBRu se fez representar pelo Presidente, Sami Arap Sobrinho, acompanhado do gerente geral do IRB para a América do Sul, Santiago Ramallo, e o gestor do rugby no âmbito do Comitê Organizador de Rio 2016, Cerqueira Lima.

Sobre Deodoro

Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a região de Deodoro, na zona Oeste, receberá a disputa de sete modalidades olímpicas e três paralímpicas. A Arena de Rugby, que será erguida no local, deverá receber os torneios masculino e feminino da modalidade, e ainda as provas de Pentatlo Moderno.