Tempo de leitura: 2 minutos

scrum

O conselho da International Rugby Board – e entidade máxima do rugby mundial – aprovou um novo teste mundial de novas regras para o scrum.

Novamente, a formação fixa do rugby terá alterados os comandos dos tempos. A partir de da próxima temporada do Hemisfério Norte – agosto – e do Hemisfério Sul – janeiro – os comandos do scrum, em inglês, serão “crouch, bind, set”, e não mais “crouch, touch, set”. Ainda assim, o IRB privilegia o uso de palavra monossilábicas, para evitar o contato prematuro. Nas demais línguas, a nova tradução ainda não foi efetuada, sendo que no Brasil os comandos atuais são “agachem, toquem, formem”.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a nova regra do scrum, os pilares já efetuarão o encaixe com seus braços externos após o segundo tempo, o “bind”. Os primeiras linhas manterão o encaixe até o árbitro dar o terceiro comando, “set”, quando os dois lados efetivamente formarão e iniciarão a disputa. O terceiro tempo será apenas considerado uma indicação do árbitro de que os dois lados podem efetuar juntos a formação, e não uma ordenação da arbitragem. Isto é, os dois packs não precisão formar imediatamente após o comando, mas deverão fazê-lo sempre juntos.

A alteração será realizada com o intuito de reduzir os colapsos da formação e garantir a integridade dos atletas. De acordo com pesquisa conduzida pelo IRB ao longo dos últimos meses com a Copa de Rugby do Pacífico, tais alterações levaram à redução de 25% no impacto dos formações sobre os atletas em jogos de alto rendimento. Atual, um scrum masculino de nível internacional produz uma compressão de 16,500 newtons, enquanto um scrum feminino internacional comprime 8,700 newtons. A recomendação do IRB é para que os árbitros também sejam mais rigorosos com as formações.

Fonte: IRB