Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Hora de um giro pelo rugby das Américas! PRO Rugby, Canadian Rugby Championship e URBA Top 14 com muitos destaques!

 

Denver assume a liderança do PRO Rugby com uma rodada para o fimpor: Leandro Vieira

- Continua depois da publicidade -

Denver Stampede venceu San Francisco Rush, chegando assim como mais que favorito a vencer o desafio da próxima semana. A opção da organização da competição de não realizar uma partida final entre o primeiro e segundo colocado não refletiu em uma perda, já que Denver e Ohio chegaram até aqui como líderes isolados e se enfrentarão na ultima rodada.

 

A partida vencida pela equipe púrpura do Colorado não foi fácil. Denver começou sofrendo um try no primeiro minuto, Longi, conversão de Volney Rouse. A equipe favorita não se encaixava e era muito pressionada. Aos 9 minutos veio a reação, Tahu articulou ótima jogada que terminou com try dele próprio após belo passe de Peter Dahl.

 

San Francisco não dava moleza e logo ampliou sua vantagem, novamente com try de Longi. Denver empatou após boa cobrança de lateral que Pedrie Wannenberg finalizou com try, conversão de Magie. Os Brakers não deixava o time de Ohio passarem a frente, Fukofuka marcou um bonito try aos 30 minutos.

 

Denver impediu um try fantastico de Longi que mostrou fragilidade no lado direito da defesa púrpura. San Francisco tentou chute cruzado por várias ocasiões seguidas, sem sucesso. Final do primeiro tempo, San Francisco 17 a 12.

 

O segundo tempo começou com Volney Rouse marcando mais um try após vacilo da defesa visitante, ele mesmo converteu. Martin Knoetze é um ponta literalmente de peso, mas se esticou todo para colocar Denver novamente na parada com try aos 10 minutos. Denver mandou nos 20 minutos finais, a deficiencia dos vermelhos no lateral resultou em mais um try para Stampede com o scrumhalf Mose Timoteo, após belo passe de Baumann.

 

O jogo estava empatado, San Francisco respondeu rapidamente com boa descida, mas voltou sem pontuar. Os 10 minutos finais foram emocionantes, com direito a uma parada para reidratação. Os vacilos de San Francisco tambem ocorriam nos scrums. Sem o posicionamento adequado, a avenida estava aberta para London correr pela ponta esquerda e repousar próximo ao “H”, Magie guardou. Placar Final: Denver Stampede 31, San Francisco Rush 24.

 

Na outra partida da rodada, com quatro tries, três conversões e 3 penais, o Sacramento de Mirco Bergamasco venceu o San Diego de Kurt Morath. O time azul e branco decepcionou na reta final da competição. A partida foi decidida pelos chutes de Bergamasco que desperdiçou menos chutes que o tonganês, já que os visitantes também chegaram ao ingoal quatro vezes. San Diego encerra sua participação por aqui, Sacramento ainda tem mais um encontro, receberá San Francisco. Esta partida terminou em 35 a 27 para os Express.

 

Mesmo que a organização do torneio tenha desistido de realizar uma partida final entre líder e vice, a “grande final” acontecerá. Denver e Ohio foram bem superiores e chegam inteiros neste ultimo jogo. Os visitantes das montanhas rochosas possuem uma larga vantagem, que traz até certo conforto, considerando que o time do Colorado terá de viajar até Ohio e enfrentar um time bastante ofensivo.

 

Denver possui duas vitórias a mais que Ohio, logo os Aviators terão de vencer com quatro tries ou mais e se segurarem na defesa para que o time visitante não consiga o ponto bônus defensivo. O maior marcador de tries da competição é Aaron Spike Davis, jogador muito veloz e eficiente, logo este pode ser uma peça chave para o decorrer da partida, já a terceira linha de Denver lhes dá um equilíbrio que os capacita a fazerem um grande jogo em busca da vitória, empate ou um pontinho de bônus. A bola da grande final será chutada no domingo às 18 horas (horário de Brasília) no Memorial Park em Obetz, Ohio.

 

Ontario Blues é campeão canadense

Nesse fim de semana também rolou o encerramento do Campeonato Canadense, que tem somente quatro rodadas de duração. Jogando fora de casa, em Vancouver, o Ontario Blues garantiu seu quinto título da chamada MacTier Cup ao derrotar o BC Bears por 50 x 21, condenando o do oeste ao último lugar. Campeão do ano passado, o Wolf Pack ficou com o vice campeonato ao vencer o Atlantic Rock.

 

Criado em 2009, o Canadian Rugby Championship reúne quatro seleções regionais do Canadá: BC Bears (Colúmbia Britânica), Praire Wolf Pack (Alberta, Saskatchewan e Manitoba), Ontario Blues (Ontário) e Atlantic Rock (Quebec, Nova Brunswick, Nova Escócia, Ilha Príncipe Eduardo e Terra Nova e Labrador).

 

SIC triunfa no superclássico argentino

No URBA Top 14, o Campeonato de Buenos Aires, o destaque ficou por conta daquele que é considerado o maior clássico argentino, o dérbi de San Isidro entre SIC e CASI. E com casa sempre cheia, o SIC levou a melhor sobre seu eterno rival triunfando por 24 x 12 para assumir a terceira posição. Nos lugares mais altos estão os dois únicos invictos após 6 rodadas: o Belgrano, que passou pelo Newman, e o Hindú, que venceu fora de casa o San Luis por empolgantes 38 x 36.

 

pro rugby logo

PRO Rugby – Liga profissional norte-americana

San Francisco Rush 24 x 31 Denver Stampede

Sacramento Express 35 x 27 San Diego Breakers

 

EquipeCidadeJogosPontos
Denver StampedeDenver1248
Ohio AviatorsColumbus1247
San Diego BreakersSan Diego1225
San Francisco RushSan Francisco1224
Sacramento ExpressSacramento1218

 

Canadian Rugby Championship

Canadian Rugby Championship – Campeonato Canadense

BC Bears 21 x 50 Ontario Blues

Atlantic Rock 20 x 21 Praire Wolf Pack

 

Classificação final: 1 Ontario Blues, 14 pontos / 2 Praire Wolf Pack, 13 pontos / 3 Atlantic Rock, 9 pontos / 4 BC Bears, 1 ponto

 

Lista de campeões:

1 – Ontario Blues – 5 títulos

2 – Atlantic Rock – 1 título

BC Bears – 1 título

Praire Wolf Pack – 1 título

 

urba logo(4)

URBA Top 14 – Campeonato de Buenos Aires

San Luis 36 x 38 Hindú

CUBA 40 x 20 Los Tilos

Mariano Moreno 00 x 28 Regatas Bella Vista

Pucará 17 x 13 La Plata

Atlético del Rosario 25 x 21 Alumni

Newman 13 x 38 Belgrano

SIC 24 x 12 CASI

 

ClubeCidadePJVED4+7-PPPCSP
Joaca
Florianópolis411000015510
BC Rugby
Balneário Camboriú0100100515-10
Desterro
Florianópolis0000000000
Costão Norte
Florianópolis0000000000
Itajaí
Itajaí0000000000

 

 

 

Foto: FotoBAIRES