Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Mais uma rodada emocionante do Top 14, o Campeonato Francês, com direito a superclássico nacional entre os milionários Racing (5º) e Toulon (8º), que teve uma vitória maiúscula dos parisienses por 41 x 30. A competição tem um novo líder com o Clermont (1º) massacrando em casa o Bordeaux (12º) e se beneficiando da derrota do La Rochelle (2º), que fora de casa perdeu a invencibilidade diante do surpreendente Brive (4º). Entre eles o Montpellier continua sua ascensão batendo o Bayonne (13º) no País Basco. Já o Castres (6º), jogando em casa, massacrou o fraquíssimo Grenoble (14º). Na parte de baixo, Stade Français (7º) e Toulouse (11º) seguem decepcionando sendo batidos fora de casa por Pau (10º) e Lyon (9º), respectivamente.

 

Racing gigante

- Continua depois da publicidade -

O campeão francês engrenou. 100% fisicamente e com todos os seus jogadores em campo o Racing mostrou que deve dominar esse ano novamente, batendo o Toulon em Paris por 41 a 30. Jogando um rugby rápido e quase perfeito o time da cidade luz envolveu completamente os visitantes, para delírio da torcida, principalmente graças à atuação do ponta Juan Inhoff, que anotou três tries, acompanhado do centro Casey Lualala (duas vezes) e do asa Wenceslas Lauret. O Toulon fez uma boa apresentação, mas não foi capaz de acompanhar o ritmo dos donos da casa, mesmo assim entrou o in-goal com scrum-half Jonathan Pélissié, o centro reserva Anthony Belleau e um penal try. Recuperado no campeonato o Racing viaja para medir forças com o Castres. O Toulon tenta a sorte em casa diante do Clermont.

 

Clermont líder e invicto

Com a derrota do La Rochelle, o Clermont reina absoluto como último invicto, batendo em casa, sem dificuldades o Bordeaux por 40 a 16. Superior em todos os aspectos os amarelos anotaram cinco tries, para conquistar o ponto bônus, com o centro Remi Lamerat, o segunda linha Paul Jedrasiak, o ponta David Strettle (duas vezes)  e o hooker reserva John Ulugia. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta Metuisela Talebula.

 

Líder isolado da competição o Clermont tem um grande desafio, quando viaja para enfrentar o Toulon. O Bordeaux cai de rendimento e se aproxima da zona de rebaixamento recebendo o Lyon.

 

Lyon derruba um gigante

Mais uma vez a temporada não começa bem para o Toulouse, que viajou até a segunda maior cidade da França e acabou derrotado por 25 a 20 diante do frágil Lyon, que com a vitória deixa a zona de rebaixamento. Os maiores campeões franceses continuam pecando na indisciplina cedendo muitos penais, recebendo três amarelos e permitindo que os donos da casa saíssem com a vitória mesmo anotando apenas um try, do ponta Napolioni Nalaga contra dois dos occitanos, ambos do ponta Paul Perez.

 

O Lyon respira no campeonato, e mostra algumas qualidades, a equipe agora tem a dura missão de bater fora de casa o Bordeaux, que não faz um bom inicio de torneio e precisa da vitória. O ponto bônus não consola a torcida do Toulouse, que vê mais uma vez a equipe na parte de baixo da tabela, o time recebe o Stade Français.

 

Montpellier consolida boa fase

Depois de um começo ruim de competição o Montpellier parece ter encontrado o caminho, batendo Bayonne no País Basco, por 21 a 9 conquistando a terceira vitória seguida. Para os visitantes o lema tem sido vencer feio, jogando um jogo sem tries, mas  pragmático e com muita dedicação defensiva.

 

O Montpellier volta para casa tendo a dura missão de bater o Brive. O Bayonne acaba a rodada no zona de rebaixamento e agora viaja para a costa atlântica enfrentar o La Rochelle.

 

Castres afunda Grenoble

Jogando em casa o Castres não teve dificuldades para vencer o Grenoble por 46 a 9. Em ritmo de treino os mandantes dominaram em todos os aspectos do jogo entrando no in-goal com o scrum-half Rory Kockott, o asa Mathieu Babillot, o hooker Jody Jeneker, o segundo centro Afusipa Taumoepeau,  o segunda linha Victor Moreaux, o hooker reserva Marc Rallier e o centro reserva Thomas Combezou.

 

O Castres sai de campo com uma vitória fácil e o ponto bônus continuando em casa para receber o Racing. O Grenoble continua afundando, mesmo depois da vitória contra o Brive, recebendo a Section Paloise.

 

Stade Français decepciona

Jogando no interior o Stade Français não conseguiu fazer frente ao Pau, sendo derrotado por 23 a 6. Dominados nos rucks os parisienses não conseguiram ter a posse da bola, se limitando a defender durante a maior parte do jogo, vendo os donos da casa colocar a bola no chão duas vezes, com o segundo centro Conrad Smith e o asa Steffon Armitage.

 

O Pau viaja para o Alpes enfrentar o Grenoble, em um jogo importante na luta contra o rebaixamento. O Stade Français continua na estrada para enfrentar o Toulouse.

 

La Rochelle perde a invencibilidade

No duelo das surpresas do campeonato o Brive leveou a melhor, jogando em casa a equipe bateu o La Rochelle por 29 a 28, na melhor partida da rodada. Fazendo um primeiro tempo de nível mundial os atlânticos entraram no in-goal três vezes, com o segundo centro Steeve Berry, o fullback Kini Murimurivalu e o ponta Vincent Rattez . O que os atlânticos não contavam era o vestiário do Brive, com a equipe voltando alucinada para a segunda etapa, anotando dois tries com o segundo centro Arnaud Mignardi e virando a partida.

 

O Brive volta a vencer, depois do tropeço rodada passada e mostra que tem forças para brigar por uma vaga nas finais, a equipe viaja para enfrentar o Montpellier.  O La Rochelle volta para casa com um importante ponto bônus e agora recebe o Bayonne.

 

Perpignan segue um pesadelo na segunda divisão

O outrora poderoso clube catalão, o Perpignan, segue vivendo um pesadelo na Pro D2, a segunda divisão. A equipe ocupa a penúltima colocação após quatro rodadas ao cair diante do humilde Carcassonne por 38 x 20. A liderança é do Aurillac, que venceu fora de casa o Albi e não vê ninguém na sua frente.


 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Lyon 25 x 20 Toulouse

Bayonne 09 x 21 Montpellier

Pau 23 x 06 Stade Français

Brive 29 x 28 La Rochelle

Clermont 40 x 16 Bordeaux

Castres 46 x 09 Grenoble

Racing 41 x 30 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Agen 23 x 22 Biarritz

Colomiers 18 x 06 Narbonne

Montauban 22 x 18 Mont de Marsan

Dax 28 x 25 Oyonnax

Angoulême 21 x 06 Béziers

Bourgoin 15 x 15 Vannes

Albi 23 x 29 Aurillac

Carcassonne 38 x 20 Perpignan

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento