Tempo de leitura: 3 minutos

Quatro jogadores da categoria adulta do Jacareí Rugby que participaram do título da Taça Tupi e do acesso ao Super 8 em 2014 viajaram no começo do ano para a Argentina a fim de aprimorar ainda mais suas habilidades no rugby com intercâmbio em um clube do país.

Jhonatan Dias, Luan Almeida, Nico Rivero e Vinícius Gonçalves estão no Delta Rugby Clube, na cidade de Tigres, localizada na Grande Buenos Aires. O time atualmente joga a segunda divisão e tem como grande desafio na temporada o retorno à elite da URBA (Unión de Rugby de Buenos Aires).

- Continua depois da publicidade -

Conversamos com Jhonatan, o único deles que foi beneficiado por recursos oriundos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte:

 

O que espera tirar de experiência tanto para o rugby quanto para a vida com este intercâmbio?

Aqui, mesmo jogando na segunda divisão o nível é muito forte. Então acreditamos que vamos aumentar muito nosso ritmo e entendimento de jogo. Para mim é uma experiência completamente nova, onde estou vivenciando a cultura do Rugby.

 

Foram bem recebidos na cidade e no clube pelo fato de serem brasileiros? Além de o Brasil ter menos tradição no rugby, existe rivalidade entre os dois países no esporte de maneira geral.

Fomos muito bem recebidos por todos do clube, desde funcionários, jogadores e até dirigentes. Acredito que melhor recepção não poderia ter. Rivalidade sempre tem, nós sabemos que o Rugby na Argentina está em um nível muito superior ao Brasil, isto não temos dúvidas, mas a rivalidade não passa de brincadeiras, nada sério.

 

Perceberam muita diferença na rotina de jogos e treinamentos do que estavam acostumados?

Na diferença de treinos sim, porque os preparadores físicos montam treino de academia e treino físico para o mesmo dia, onde no Brasil isso não acontecia. A quantidade de gente treinando aqui chega a ser muito grande, uma vez tinham cem pessoas em um único treino. Então com certeza existe uma grande diferença. Na rotina de jogos não posso dizer, porque o campeonato ainda não começou, mas já nos disseram que vai ser um ano pesado.

 

Na Argentina eles acompanham o rugby brasileiro? Qual a visão que eles têm do desenvolvimento deste esporte por aqui?

Eles não acompanham muito o rugby do Brasil, um ou outro que acompanha somente. Mas eles veem que o Brasil está evoluindo bem no esporte.

 

O sentimento no Jacareí Rugby é que vocês vão voltar trazendo mais experiência ao clube. De que maneiras pretendem passar aos companheiros os conhecimentos adquiridos na Argentina? Vão jogar o Super 8?

Sim, vamos voltar, mas ainda não temos datas. Não sabemos se jogaremos o Super 8 esse ano.

 

De que forma participar do projeto da LPIE (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte) contribuiu para sua preparação e na oportunidade deste intercâmbio?

O Projeto deu mais condições de infraestrutura, material de treino, academia e preparadores físicos para todo o grupo. Assim eu pude melhorar meu nível e pensar em um novo desafio.