Tempo de leitura: 4 minutos

O Jacareí Rugby tem um novo técnico em sua equipe adulta principal, que neste ano irá disputar o Campeonato Paulista da primeira divisão, o Super 8 e o circuito brasileiro de Sevens.

O treinador é o português Paulo Gonçalves, cuja trajetória de vida se confunde com o rugby e com o Brasil. Com apenas dois meses de idade ele cruzou o atlântico para viver na antiga colônia, onde permaneceu por 16 anos no Rio de Janeiro jogando vôlei.

- Continua depois da publicidade -

Ao voltar para Lisboa decidiu trocar a quadra pelo campo, a rede pelo H, o bloqueio pelo scrum. Paulo foi jogar rugby no tradicional Benfica e ficou por 20 anos, 12 dos quais como capitão. Também atuou na Inglaterra e defendeu o selecionado luso de XV e Sevens, sendo campeão europeu nos dois formatos.

Ao final da carreira como jogador, Paulo estudou para ser treinador e logo assumiu seu antigo clube, o Benfica. O bom trabalho o conduziu à seleção de Lisboa, onde conquistou os títulos igualmente de XV e Sevens por duas vezes do torneio ibérico.

Por conta de problemas de saúde na família, retornou ao Brasil em 2014 e aceitou o convite para treinar o São José. Na equipe octacampeã brasileira ele ganhou o Paulista e o foi vice colocado no Super 10 da temporada passada.

Após deixar o clube, Paulo decidiu encarar um novo desafio em sua carreira: treinar o Jacareí Rugby, debutante na primeira divisão nacional. Conversamos com ele no último domingo (22), após sua estreia em amistoso contra o ATR, cuja vitória jacareiense o animou: 60 X 0.

 

Por que aceitar o desafio de treinar uma equipe debutante no rugby nacional?

O Jacareí fez um jogo sensacional no ano passado contra o São José no Teatrão (o jogo em questão foi no dia 31/5 pelo Campeonato Paulista, com vitória joseense por 19 X 3). Adorei a forma como se entregaram ao jogo e verifiquei alguns talentos que com muito trabalho poderiam dar frutos. Mas sobretudo foi o bom ambiente do clube e a vontade de ir mais além que me fizeram aceitar este projeto. São pessoas ambiciosas, assim como eu.

 

Quais foram suas primeiras impressões do Jacareí Rugby? O contato com atletas, diretoria, estrutura e organização do clube.

Acho que o Jacareí Rugby é um clube com algumas limitações de estrutura física, porém muito bem organizado e competente. Não tem um lote de jogadores muito grande mas tem vários talentos que poderão influenciar outros a acreditar e abraçar este projeto de lutar com os maiores do rugby nacional. Tenho tido total apoio da direção e há um sentimento geral de servir o clube, e não servir-se dele.

 

Como você enxerga a realidade do clube em 2015? O Jacareí Rugby vai brigar por títulos na temporada?

O Jacareí Rugby, a partir do momento que está inscrito em um campeonato, luta para fazer o melhor possível. Ficar entre os 5 primeiros do Paulista e os 6 primeiros do Brasileiro já seria legal. Se as coisas correrem muito bem podemos até pensar em melhorar.

 

Nas conversas iniciais com os atletas, você falou bastante em motivação, na vontade de vencer. Quão importante é o fator psicológico para o rugby?

O rugby é um esporte de confronto físico, uma batalha. O fator psicológico é extremamente importante, assim como o físico. Tudo começa com a motivação, desde a vontade de ir aos treinos até a vontade de lutar pelo resultado.

 

Qual sua opinião sobre o atual momento do rugby brasileiro? O país um dia será uma potência neste esporte?

Acredito que o rugby no Brasil tem tudo para ser uma potência, mas não antes de 10 anos. O Brasil está crescendo mas os outros não estão parados. Falta estrutura física, organização profissional e competente nos clubes. Jogadores há, vontade também, falta melhor planeamento e pessoas que queiram que o rugby nacional se desenvolva. Faltam mais treinadores qualificados, mais árbitros de grande qualidade, mais encontros de cabeças pensantes no rugby que queiram o melhor para o esporte, antes de pensar na melhor forma de ganhar dinheiro com ele. Acho que com organização e vontade de fazer melhor, o rugby no Brasil poderia dar um bom salto em pouco tempo, tem tudo para isso, mas com o espírito de ajudar e não de tirar vantagem. Acredito que um dia aconteça.

 

Agora Paulo continua a preparação da equipe para a temporada que se inicia. A primeira partida foi promissora.

A partida sob o comando de Paulo Gonçalves aconteceu no último domingo (22). Jogando em casa, o clube enfrentou o Alto Tietê Rugby, de Mogi das Cruzes, em amistoso.

O Jacareí não deu chances ao adversário e venceu com tranquilidade por 60 X 0, com a marcação de doze tries. Os autores das pontuações máximas foram Lucas Drudi, Adolfo Lucas, Matheus Daniel (2), Maurício Lemes, Eduardo Garcia, Gabriel Bonzan, Guilherme Manoel (2), Lucas Vieira, Renato Costa e Rafael Frazão.

 

 foto: Adriano Matos / Jacareí Rugby