Tempo de leitura: 2 minutos

benetton treviso foto

Acabou a empreitada do Benetton Treviso no RaboDirect PRO12. O gigante italiano, o único clube a participar do PRO12 – uma vez que todos os demais times são equipes regionais – anunciou hoje que não participará mais da competição ítalo-celta, retornando ao Campeonato Italiano na próxima temporada.

O time do Vêneto tinha sua participação no PRO12 subsidiada pela Federação Italiana de Rugby e é desde 1979 financiado pela corporação Benetton, grande apoiadora dos clubes esportivos da cidade de Treviso. O motivo alegado foi o cenário de incertezas que ronda o futuro do PRO12.

- Continua depois da publicidade -

Apesar de ainda não ter tomado uma decisão oficial, a Federação Italiana de Rugby nã deverá renovar a participação de seus times no PRO12, com a equipe do Zebre, de propriedade da entidade, devendo também abandonar o torneio. A intenção da FIR é agora de reduzir e fortalecer o campeonato nacional.

 

Galeses planejam vida fora do PRO12

Enquanto, a situação dos quatro times regionais galeses segue indefinida, mas cada vez mais distante do PRO12. Mesmo sem um anúncio oficial, os times galeses já estão em reuniões com a Premiership inglesa para que se formalize a nova Premiership Anlo-Galesa e para que se encontre uma alternativa viável à saída dos times dos dois países da Copa Europeia.

A saída galesa do PRO12 se tornou ainda mais certa após mais um prazo para negociações com a liga e com a ERC expirar. A reposta da ERC (organizadora da Copa Europeia) ao movimento foi bloquear o repasse de verbas a todas as federações nacionais dos países envolvidos na Heineken Cup, a fim de pressionar as entidades para que uma solução seja encontrada.

A resolução final para o caso só não foi ainda decidida para que a turbulência dos clubes não afete as seleções nacionais que disputam o Six Nations.

 

Fontes: 1823 Rugby, BBC, Planet Rugby e The Guardian