Tempo de leitura: 2 minutos

bernardo

Bernardo Duarte será “Official Delegate” (Delegado Oficial) dos Jogos Mundiais 2013, ou seja, delegado oficial do evento. Antes do torneio, a função consiste na revisão de todos os itens necessários para a realização das partidas, como segurança, transporte, alimentação e programação das equipes. Durante a competição, o delegado gerencia tudo o que envolve os jogos em que estiver escalado, desde a chegada das delegações no estádio até horários de aquecimento, passando por tudo o que se refere à estrutura do rugby nos Jogos.

“É um trabalho que exige uma responsabilidade muito grande. A equipe que gere o torneio de rugby é formada por apenas quatro pessoas, o que pode ser considerada uma quantidade pequena. O empenho tem de ser dobrado”, explica Bernardo, direto de Cali, onde chegou com uma semana de antecedência em relação ao início do torneio, justamente para preparar o terreno para receber as seleções. “Um dos pontos mais importantes deste trabalho é atuar ao lado do representante da IRB na América do Sul, o argentino Santiago Ramallo. Trabalhar ao lado dele me permite aprender muito e depois aplicar esse aprendizado nos eventos da CBRu”.

- Continua depois da publicidade -

O gerente de torneios da CBRu ressalta outra questão importante, que sua participação como Delegado Oficial lhe permite aprofundar. “É importante entender como funciona a logística ao redor do Rugby em um evento de grande porte, como o World Games. Quando não estamos envolvidos com a organização só vemos os resultados dos jogos e não conhecemos os processos internos. Isso é o que quero levar de experiência para os campeonatos da CBRu”, revela o dirigente.

Na entidade desde março de 2013, o lisboeta de 28 anos teve a oportunidade de trabalhar na organização do Troféu Mundial Junior, realizado em Temuco (Chile) entre os meses de maio e junho, com vitória da Itália. “É um grande orgulho ser convidado pelo Santiago Ramallo. Trabalhei com ele pela primeira vez no Chile e pude aprender muito. Inclusive me ofereceu a oportunidade de ser Comissário de Jogo em duas partidas. Este convite indica que devo ter trabalhado bem e que confiam em mim” conta Bernardo.

“A experiência em Temuco foi muito boa. O maior aprendizado que trouxe do Chile foi a interação de trabalho entre os organizadores do torneio e os funcionários do município. A cidade acolheu o Mundial com muita responsabilidade. Foi excelente ver o resultado desse trabalho que se traduziu ‘num dos melhores mundiais já realizados’ segundo a própria IRB” lembra o ex-jogador.

Fonte: CBRu