Tempo de leitura: 3 minutos

Samoa Americana 7

Wallabies, Northampton Saints, aposentadoria de Denis Leamy, Samoa Americana no IRB e Bolívia na CONSUR!


- Continua depois da publicidade -

James O’Connor e Rocky Elsom fora dos Wallabies em junho

A Seleção Australiana de Rugby não terá dois de seus principais jogadores para os amistosos de junho. O primeiro é o 3/4s James O’Connor, que anunciou que não deverá estar recuperado fisicamente a tempo de defender os Wallabies. O outro é o asa veterano Rocky Elsom que, depois de perder a condição de capitão da Austrália, foi sumariamente cortada da seleção pelo técnico Robbie Deans.

Fonte: Stuff


Shepherd nos Saints

O ponta e fullback australiano Cameron Shepherd, campeão do Super Rugby no ano passado com o Queensland Reds, está de mudança para o rugby inglês. Shepherd assinou contrato com o Northampton Saints para a próxima temporada.

Fonte: Planet Rugby


Leamy se aposenta

O terceira linha irlandês de 30 anos de idade Danis Leamy anunciou sua aposentadoria prematura do rugby. Leamy, que atuou toda a sua carreira profissional no Munster, vinha lutando contra seguidas lesões no quadril e decidiu pela aposentadoria.

Leamy teve uma carreira vitoriosa, com 57 partidas pela Irlanda, anotando 10 pontos, e 145 jogos pelo Munster, anotando 150 pontos e conquistando nada menos que 2 taças da Heineken Cup.

Fonte: Planet Rugby

 

Samoa Americana é o mais novo membro do IRB

A Samoa Americana ganhou nesta semana filiação completa ao IRB. Até então, a União de Rugby da Samoa Americana era apenas membro associado do IRB, ganhando agora o reconhecimento completo. A seleção do país disputa até agora apenas torneio de seven-a-side da FORU, Federação de Rugby da Oceania. A elevação do status possibilitará a Samoa Americana disputar as competições oficiais do IRB, como a Copa do Mundo e a Série Mundial de Sevens.

Qual a diferença entre Samoa e Samoa Americana? O arquipélago de Samoa possui quatro ilhas principais. Duas delas formam o Estados Independente de Samoa (ex-Samoa Ocidental), uma ex-colônia alemã, inglesa e neozelandesa, que obteu sua independência em 1962, e é uma das grandes potências do rugby union mundial. As outras duas ilhas, menores, são desde 1899 território dos Estados Unidos, sendo conhecidas como Samoa Americana. Por ser um “território não incorporado”, a Samoa Americana tem direito a representação esportiva própria.

A elevação do status da Samoa Americana pelo IRB poderá trazer problemas para a seleção dos Estados Unidos, já que poderá levar muitos atletas que poderiam defender as Águias (Estados Unidos) a defender a Samoa Americana. Do elenco dos Estados Unidos que disputou a Copa do Mundo de 2011, 4 atletas eram de Samoa Americana, todos com destaque. Eram eles: Junior Sifa, Nese Malifa, Andrew Suniula e Roland Suniula.

Fonte: Oceania Rugby e This is American Samoa

 

Bolivia próxima de se filiar à CONSUR

Nos dias 2 e 3 de maio, a Federação Boliviana de Rugby recebeu a visita de José Cilley, Secretário da Confederação Sul-Americana de Rugby (CONSUR), que avaliou o desenvolvimento do rugby no país.

José Cilley se reuniu também com o diretor do Comitê Olímpico Boliviano, Edgar Claure, que se comprometeu a apoiar a participação de selecionados bolivianos em competições internacionais.

A visita do secretá se encerrou na Assembleia Legislativa da Bolívia, a convite da Comissão de Educação, Saúde e Esporte. O objetivo da Comissão é a inclusão do rugby no programa das escolas bolivianas.

Fonte: FBR