Tempo de leitura: 4 minutos

Rugby Tag em Presidente Prudente, Lei de Incentivo ao Esporte no Paraná, e Cascavel tem novo treinador para desenvolver a base, no Giro dessa sexta!

 

- Continua depois da publicidade -

Cras adota rúgbi como ferramenta de inclusão

Projetos sociais, que trazem o esporte como ferramenta de inclusão social, funcionam como um importante aliado na formação e resgatam alguns conceitos fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem dos jovens. Um exemplo deste tipo de ação é realizado há cerca de três meses pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste, de Presidente Prudente, em parceira com o curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp).

A iniciativa promove aulas de rúgbi para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 12 anos, que integram as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Instalado no Conjunto Habitacional Mário Amato, o Cras Sudoeste contempla atualmente cerca de 20 mil habitantes, residentes em 18 bairros de Prudente, conforme a psicóloga da unidade, Josiane Cristina Salvador. Segundo ela, as aulas de rúgbi tiveram início em 8 de agosto, através da iniciativa de um grupo de alunos de Educação Física da FCT/Unesp, comandado por Sérgio Luiz Gibim dos Santos, vice-presidente do Cowboys Rugby Club, de Prudente, que assumiu a coordenação do projeto. “Fomos procurados pelos alunos e, como sempre buscamos disponibilizar coisas novas para a população atendida, decidimos abraçar a ideia e adotar a modalidade”, pontua Salvador.

As aulas são aplicadas todas as quintas-feiras, das 9h às 10h, no campo de futebol do Jardim Vale de Sol. Atualmente, a escolinha de rúgbi conta com cerca de 20 alunos inscritos. Entretanto, de acordo com o coordenador do projeto, apenas oito deles comparecem às aulas regularmente. “O trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade social não é fácil. Muitas das crianças não recebem apoio dos pais, então, temos dificuldades para atrair mais interessados”, afirma Santos.

 

SERVIÇO

COMO SE INSCREVER

Para integrar as aulas de rúgbi do Cras Sudoeste, o interessado deve ter entre 10 e 12 anos, morar em um dos 18 bairros da área de abrangência da unidade e sua família deve ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais. As inscrições podem ser feitas na própria unidade, que fica na Rua Valdemar Colégio, 48, no Conjunto Habitacional Mário Amato. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h. Mais informações entrar em contato através do telefone do Cras Sudoeste: (18) 3909-2442.

 

Fonte: O Imparcial

 

Paraná sanciona Lei de Incentivo ao esporte estadual

O Governador Beto Richa sancionou a Lei 17.742 que dispõe sobre a Política de Incentivo ao Esporte no Paraná.

Agora as empresas situadas no estado podem dispor de percentuais do seu saldo devedor do ICMS variando de 0,01% (um centésimo por cento) a 3% (três por cento), de acordo com escalonamento por faixas de saldo devedor anual. O limite de até 0,2% (dois décimos por cento) da parte estadual da arrecadação anual do ICMS relativo ao exercício imediatamente anterior.

Ou seja, as empresas podem, ao invés de pagar o imposto devido para o caixa do governo, usá-lo diretamente para repasse a atividades desportivas, podendo inclusive fazê-lo para obtenção de patrocínio.

Procure as empresas de sua cidade para que elas apoiem o esporte!!!
 
 
Cascavel tem novo técnico para desenvolver categorias de base

Esporte em ascensão pelos campos do Brasil, a prática do Rugby em Cascavel já nasceu forte. Nos últimos meses, além de adeptos à modalidade as equipes de Cascavel vêm conquistando importantes competições. Para somar qualidade aos trabalhos em andamento, aterrissou na capital do Oeste o treinador Isaia Saumui, que foi recebido na quarta-feira (23) pelo vereador Robertinho Magalhães (PMN).

Especialista na modalidade o professor atuará junto a Secretaria de Esportes, focado em projetos sociais. Isaia buscará nas comunidades mais pobres a revelação de talentos e, além disso, atuará junto às famílias comprometido com resgate social, realizando encaminhamentos à qualificação profissional e às vagas de emprego. O treinador – que tem como origem as Ilhas Samoa – esteve na Câmara acompanhado da presidente do Cascavel Rugby, professora Luciane Cikotski.

O início dos trabalhos de Isaia está previsto para janeiro de 2014, mas o vereador Robertinho Magalhães estuda meios de viabilizar a presença do treinador já durante a realização dos Jogos Abertos do Paraná, entre os dias 22 e 30 de novembro deste ano, em Cascavel.

Isaia, também conhecido como Daniel Faumui, foi o treinador da seleção fluminense M19 em 2012.