uar novo apresentação

Tempo de leitura: 5 minutos

uar novo apresentação

Novo símbolo dos Pumas, Gatland renova com Gales, Uruguai na Nations Cup, FFR-LNR estabelecem limites de jogos a jogadores franceses, Northampton Saints é punido por liberar atleta, Escócia define calendário 2014, argentinos fazem maior scrum do mundo, Sharks recebe punição da NRL e London Broncos tem nova casa.

 

- Continua depois da publicidade -

União Argentina de Rugby modifica seu escudo

A UAR anunciou nesta semana seu novo escudo, tradicionalmente também estampado na camisa da seleção argentina. O novo símbolo é muito parecido com o anterior, mas a onça pintada (o Jaguar, chamado de Puma por um erro, em 1965, que acabou por se consagrar) foi reestilizada. Agora, o animal símbolo do rugby argentino está voltada para a direita e com a cabeça de pé, olhando para cima, para o futuro (na explicação oficial da entidade), como fazia o Puma desenhado na camisa dos selecionados argentinos nos aos 60. Abaixo, a foto da camisa usada em 1965, revelando a semelhança do Pumas daquele ano para o Puma novo.

Pumas em 1965:

museo11

Logo que vigorou até 2013:

UAR

Fonte: UAR

 

Warren Gatland renova contrato com a seleção galesa até 2019

Tricampeão do Six Nations com Gales (incluindo 2 Grand Slams) e vitorioso à frente dos British and Irish Lions, o técnico neozelandês Warren Gatland renovou contrato com a União Galesa de Rugby e seguirá no comando dos Dragões até 2019, isto é, pelas duas próximas edições da Copa do Mundo.

Em 2013, Gatland também ganhou o prestigiado prêmio BBC Sports Personality Coach, para o melhor treinador esportivo do ano no Reino Unido.

No mesmo prêmio, o galês Leigh Halfpenny terminou como o segundo lugar na premiação para esportista britânico do ano, perdendo para o tenista Andy Murray.

Fonte: BBC

 

Uruguai jogará novamente a Copa das Nações do IRB

Pelo terceiro ano consecutivo, o Uruguai foi garantido em uma competição oficial do IRB em junho. Os Teros voltarão a disputa a IRB Nations Cup, competição que será realizada mais uma vez na cidade de Bucareste, na Romênia, e terá a participação de Rússia e da Emerging Ireland (a seleção irlandesa de atletas de fora do PRO12), além de uruguaios e romenos.

Com isso, o Uruguai terá um calendário repleto em 2014, que ainda inclui o Sul-Americano (ainda sem datas oficiais) e os duelos de março contra os Estados Unidos pelas eliminatórias para Copa do Mundo, mas que poderá ainda contar com o Campeonato das Américas (caso os Teros terminem o Sul-Americano acima de Chile, Brasil e Paraguai) e a Repescagem Mundial das eliminatórias para a Copa do Mundo, caso os uruguaios sejam derrotados pelos EUA.

Fonte: RugbyNews

 

FFR e LNR impõem limite de jogos para atletas da seleção francesa

A Federação Francesa de Rugby, em acordo com a LNR (Ligue National de Rugby, organizadora do Top 14),  estabeleceu um limite de 30 partidas por ano para 30 jogadores da seleção francesa. Será nomeado um grupo de 30 atletas – chamado de “XV de France” – que terão esse limite imposto, a fim de preservar fisicamente peças importantes da seleção nacional. A limitação será válida até a temporada 2016-17.

Uma das implicação do acordo entre FFR e LNR será a ausência dos atletas dos clubes semifinalistas do Top 14 na seleção francesa que visitará a Argentina em junho de 2016 para dois amistosos já confirmados. O motivo é o fato do Top 14 perder datas por conta da Copa do Mundo de 2015, as quais serão compensadas nos anos seguintes com o ajuste do calendário. Em 2017, os Bleus já têm confirmada um gira pela Austrália, para a qual poderão contar com todos os seus jogadores.

Fonte: Rugbyrama

 

Premiership pune Northampton Saints por liberar jogador para seleção

Uma punição pouco usual, que expõe bem os atritos entre clubes e federações no rugby europeu. A Premiership inglesa multou o Northampton Saints em 60 mil libras por… liberar um atleta para servir sua seleção! O galês George North foi liberado pelos Saints para enfrentar defender Gales diante da Austrália no dia 30 de novembro. O detalhe é que o dia 30 não era uma data oficial do IRB para amistosos, tendo o período oficial de tests para as grandes seleções se encerrado no dia 23. Galeses e australianos decidiram estender seus amistosos por mais um final de semana, o que significaria que os clubes não eram obrigados pelo IRB a liberarem seus atletas. A gentileza custou caro ao Northampton.

Fonte: Planet Rugby

 

Escócia define seu calendário de amistosos de 2014

A seleção escocesa já conhece seus oponentes no ano que vem. Em junho, o XV do Cardo irá à América do Norte, onde enfrentará os Estados Unidos no dia 7, em Houston, e o Canadá no dia 14, em Toronto. Depois, os escoceses seguem para a Argentina, onde enfrentam os Pumas no dia 21 (local a definir), e encerram o mês no dia 28 contra os Springboks em solo sul-africano (cidade também a definir). Quase uma volta ao mundo.

Já em novembro, a Escóca receberá a Argentina, no dia 8, a Nova Zelândia, no dia 15, e Tonga, no dia 22.

Fonte: SRU

 

Rugby Sin Fronteras promove maior scrum do mundo

A ONG argentina Rugby Sin Fronteras decidiu homenagear Nelson Mandela com um scrum. Os argentinos reuniram milhares de pessoas em Buenos Aires, no último dia 16, para realizar o maior scrum do mundo, um scrum pela paz, que se tornou um recorde pelo número de participantes.

Fonte: RSF

 

NRL pune Sharks pelo escândalo de doping

A NRL tomou sua decisão sobre o caso do Cronulla Sharks, escândalo que assolou o rugby league australiano em 2013, com as revelações de um esquema de dopagem de atletas que envolvia Shane Flanagan, técnico do clube, e Trent Elkin, preparador físico, entre outros.

Nenhum atleta do Sharks foi punido, mas Elkin teve seu registro na NRL cancelado, não podendo mais trabalhar na liga, e Flanagan sofreu punição de 12 meses, o que significa que o treinador não estará à frente dos Sharks em 2014. Para os Sharks, a punição foi uma multa de 1 milhão de dólares australianos, isto é, pouco mais de 2 milhões de reais, que é a pena financeira máxima que a NRL pode aplicar. O clube, no entanto, poderá ter 400 mil dólares de multa cancelados caso passe por uma auditoria independente sobre sua governança e realize algumas modificações administrativas sugeridos pela NRL, que vê o clube com muita preocupação, por conta da crise financeira que ronda os Sharks.

Sharks, Flanagan e Elkin podem recorrer da decisão até o dia 15 de janeiro.

Fonte: NRL

 

London Broncos tem nova casa para a Super League

O London Broncos, único clube londrino na Super League, o Campeonato Inglês de Rugby League, terá nova casa para a temporada 2014, em meio à crise financeira que o assola, à beira da falência. O clube jogava até a ultima temporada no estádio dos Harlequins, do rugby union, e passará a mandar suas partidas no novo The Hive, o novo estádio do Barnet, clube de futebol que disputa a quinta divisão inglesa. O estádio comporta 5 mil torcedores.

Fonte: BBC