Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das coisas mais legais de cobrir eventos como esse é descobrir histórias inusitadas, personagens que muitas vezes passam desapercebidos da mídia, pois são apenas coadjuvantes em meio a tantos nomes famosos no Rugby. Esse ano entrevistamos canadenses, australianas, norte-americanas, neozelandesas, espanholas e até brasileiras. mas separamos justamente duas entrevistas com treinadores que se encaixam no quesito coadjuvantes, com grandes histórias no esporte. E o Pacha é um desses casos.

O Pacha (que segundo ele é diminutivo de Pavel, talvez só em russo) é o treinador da seleção russa, e foi jogador na época da extinta União Soviética. É uma figura muito carismática, e na disputa pelo inglês mais macarrônico, ele ganhou. Na nossa conversa, ele afirma que o Rugby feminino pode crescer muito no país, dada a tradição esportiva forte da Rússia e lembra que até três anos atrás, o time nem existia. Sobra até pra Geórgia nessa entrevista que foi bem divertida.

- Continua depois da publicidade -

Victor Ramalho, nosso sabe-tudo da história do Rugby mundial, lembra que a União Soviética foi convidada a disputar a primeira edição da Copa do Mundo, em 1987, mas boicotou o evento por não concordar com o fato da África do Sul, que vivia no regime do Apartheid, ser membro do comitê que realizaria o evento. Seu nível écnico era similar ao da Romênia. Assim, os ursos viriam a estrear somente em 2011, enquanto a seleção de Seven disputou o primeiro mundial da modalidade, em 2009.

Em tempo, levamos um belo sidestep da manager russa (apesar de toda despojada, seu crachá dava pinta de agente secreta da KGB) que nos prometeu uma entrevista com alguma jogadora logo depois do exame antidoping

 

Outro treinador que chamou atenção, com seus dois metros de altura, foi John Tait. No comando do Canadá há quatro anos, Tait, um segunda linha de respeito que atuou no Mundial de 1999 pelo seu país, nos conta como foi a transição do XV para o Seven e como conduz as Canucks para se tornar uma das melhores equipes do mundo.

Além da seleção australiana, as canadenses se mostraram um dos grupos mais simpáticos sempre dispostas a conversar. Ganharam mais um fã por aqui.