Tempo de leitura: 1 minuto
O árbitro fluminense Henrique Platais será um dos designados para bandeirar partidas durante o Troféu Mundial Júnior, a segunda divisão mundial de seleções nessa categoria, que acontece entre os dias 28 de maio e 9 de junho na cidade de Antofagasta, no Chile.
A notícia foi divulgada nessa sexta no site do IRB. Ao lado de Platais, se juntarão outros três nomes do continente: Felipe Balbontin (Chile), Joaquín Montese (Uruguai) e Juan Sylvestre (Argentina). Completam o quadro os árbitros Elia Rizzo (Itália), Taka Otsuki (Japão), Bryan Arciero (Canadá), Alexei Bryzgalin (Rússia) e Kelekolio Petelo (Samoa).
Em comum, oito dos nove representantes passaram pelo programa de otimização de talentos da entidade, que mapeou um quadro jovem e qualificado em cada região para posteriormente seguir para o treinamento global.
Segundo Joel Jutge, responsável do IRB para arbitragem de alta performance comentou: “O IRB e suas Uniões-membro investem recursos consideráveis para desenvolver a próxima geração de árbitros internacionais. O Troféu Mundial Júnior é o local ideal para que árbitros do mundo todo possam testar seus conhecimentos em um campeonato internacional de elite.
No Rio Sevens, Platais apitou a decisão masculina entre Argentina e Uruguai, que ele próprio considerou um marco em sua carreira.
O Portal do Rugby parabeniza Henrique Platais por mais esse marco em sua carreira na arbitragem.