Tempo de leitura: 15 minutos

O Blog do Rugby dá espaço a Gabriel Broggini Vargas, do LEP Mackenzie, para expor sua nova proposta: a criação do RUB, grupo de discussão do rugby universitário. Conheça a iniciativa e entre em contato com o Gabriel.

Segue o texto:

 

- Continua depois da publicidade -

Rugby Universitário Brasileiro – RUB

 

A todas as equipes universitárias do Brasil,

 

Meu nome é Gabriel Broggini Vargas, O LEP, representante da equipe de Rugby da A.A.A. Mary A. Chamberlain – LEP MACKENZIE, estudante de Ed. Física e Pós-graduação em Administração de Negócios na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Estou aqui para comunica-los sobre uma nova ideia simples, que pode dar certo com a colaboração de todos. Chama-se Rugby Universitário Brasil (RUB).

A seguir apresento a vocês o que é o RUB.

 

A primeira pergunta que vem a cabeça é o que é o Rugby Universitário Brasil?

É uma ideia simples e clara, um grupo de e-mails, onde o objetivo inicial é cadastrar todas as equipes universitárias de Rugby do Brasil. Sendo cada membro, 1 representante de cada equipe universitária, seja a equipe de uma Universidade, Faculdade ou Atlética.

 

Qual o objetivo?

Propor idéias de discussões, realizar discussões e buscar efetivar as idéias propostas, partindo diretamente dos atletas/estudantes (técnicos, diretores, capitães, etc.) responsáveis pelas equipes de forma planejada, estruturada e transparente.

 

Porque surgiu e porque existir?

Há muito tempo o Rugby Universitário existe e sempre foi deixado de lado pelas Federações e Confederações, sejam elas nas instancias Universitárias como de Clubes. E há muito tempo o Rugby Universitário foi e ainda é o berço do surgimento de atletas e o primeiro contato com a modalidade.

Devido a diversos fatores o Rugby Universitário não evolui como deveria e devido a isso chegamos ao caos onde surge cada dia mais equipes sem estrutura e os devidos apoios, sejam por parte das IES, das Federações ou até mesmo das Atléticas, e isso demonstra que o Rugby Universitário está evoluindo em quantidade e não em qualidade.

Como demonstração do descaso das Instituições Públicas (CBDU, Federações, etc), houve recentemente o cancelamento do chamado “Brasileiro de Seven’s Universitários”, onde uma má gestão, falta de organização e comprometimento com a modalidade levaram ao prejuízo financeiro, moral, etc, das equipes que se comprometeram a participar de tal competição.

A partir da matéria publicada por Victor Ramalho do Blog do Rugby, e escrita por Marjorie Yuri Enya do SPAC, da FFLCH-USP e do Rugby de Calcinha, observei que nós universitários, competentes, apaixonados pelo nosso esporte, comprometidos e interessados, poderíamos desenvolver algo para a opinião pública das equipes afim de desenvolver o Rugby em diversas esferas, Nacional, Estadual, Regional, Municipal, etc.

A partir dos comentários publicados elaborei a ideia de criar um grupo de e-mails onde todas as equipes universitárias poderiam se cadastrar através de 1 membro responsável. A partir disso a ideia é levantar discussões, discuti-las e buscar formas de viabiliza-las.

 

Como se cadastrar e participar?

Simples:

Passo 1 à enviar um e-mail para gabroggini@gmail.com (meu e-mail) e rugbyuniversitariobrasil@googlegroups.com informando:

            Nome

            Apelido

            Equipe (Universidade/Faculdade/Atlética)

            E-mail para contato

            Função dentro da equipe

            Telefone

Passo 2 à acessar o link http://groups.google.com/group/rugbyuniversitariobrasil

Passo 3 à Participar!

 

Observação: Solicito que divulguem para todas as equipes que tenham contato e que se cadastrem o quanto antes, para podermos dar inicio as discussões.

 

Qual o Planejamento?

Até dia 31/10/11 à Cadastrar o maior número de equipes

01/11/11 até 15/11/11 à Envio de propostas de discussões, idéias e pautas.

15/11/11 até 20/11/11 à Planejamento e estruturação das discussões.

20/11/11 à inicio das discussões e elaboração dos planos de ações.

 

Conto com a participação de todos nessa ideia, se bem feita podemos alcançar ótimos resultados e a partir disso cobrar os devidos responsáveis.

Espero que gostem e participem.

 

A primeira coisa que aprendi jogando Rugby foi sobre a União, e se buscamos sempre unirmos nossas equipes para jogarmos contra nossos adversários, acredito fielmente que as equipes possam se unir por um bem maior. O Rugby Universitário do Brasil.

 

Abraço a todos,

 

Gabriel Broggini Vargas

O LEP – LEP Mackenzie

 

PS: segue abaixo um trecho do livro “Rugby in All Black’s way”; J.J. Stewart.

 

A Natureza do Rugby

 

“Nenhum time de Rugby cresceu até hoje sem a capacidade de criar um intenso sentimento de união… ou espírito de equipe.

Boas performances individuais não fazem um time de Rugby. Dentro do time, cada um deve dar sua contribuição, para o time crescer.

O que o espírito de equipe significa para o Rugby, é simples:

Cada indivíduo deve saber que existem outros jogadores confiando que ele faça o seu trabalho e que ele, em troca, não pode jogar sozinho. Ele tem que confiar no trabalho dos  outros jogadores.

A consciência de que outras pessoas estão contando com você e que você conta com elas é a verdadeira essência do jogo de Rugby.

Seus companheiros de time não estão com você apenas na hora do jogo. Eles contam com a sua aplicação e dedicação que expressam na sua presença aos treinos durante a semana, mas não só a presença e sim seu entusiasmo e esforço máximo; na sua contribuição em conversas que procurem melhorar o rendimento do time; na sua capacidade de abrir mão de atividades sociais que comprometam a forma física que você construiu nos treinos; na sua força de vontade para continuar melhorando sua forma física em seu tempo livre; na sua pontualidade nos dias de jogos e em chegar aos jogos inteiro com toda sua garra. Todas essas coisas são importantes no desenvolvimento do espírito de equipe.

É um jogo de jogadores para jogadores. Você joga para o seu time. Se quem estiver vendo o jogo gostar de te ver jogar, tudo bem, mas você não joga para a torcida. Você joga porque você gosta de participar, você gosta de fazer parte do time e porque você ama o esporte”