Tempo de leitura: 2 minutos

A aventura dos irmãos Duque na França parece ter chegado a um desfecho. Neste início de ano, Lucas Duque (o Tanquinho) e Moisés Duque foram à França para realizar treinos em diversos clubes profissionais do país, do Top 14, da Pro D2 e da Federal 1.

Em conversa com Pierre Paparemborde, ex-treinador da Seleção Brasileira, Cássio Venturi, do Blog do Rugby, apurou os clubes por onde os irmãos estiveram. Pierre ajudou Lucas e Moisés a irem à França, e revelou que os atletas treinaram no Albi (Pro D2), Valence d’Agen (Federal 1), Narbonne (Pro D2) e Brive (Top 14). Posteriormente, os dois estiveram também no Bobigny (Federal 1) e no Blagnac (Federal 1). A informação dada por alguns sites brasileiros de que os dois teriam ido ao Castres (Top 14) foi desmentida por Pierre.

Na semana passada, Lucas Duque retornou ao Brasil, e treinou junto da Seleção Brasileira de Sevens no CT de São José dos Campos. O jogador deverá estar no elenco brasileiro para o Sul-Americano, e, por motivos pessoais, teve de postergar mais uma vez uma possível carreira no rugby europeu.

- Continua depois da publicidade -

Moisés Duque, por sua vez, não retornou ao Brasil, e segue treinando no Brive, equipe treinada por Ugo Mola, com quem Pierre Paparemborde conversou sobre os irmãos. O Brive é um dos principais clubes da França, e o único além do Toulouse que já se sagrou campeão da Heineken Cup, em 1997. Como a época de contratações já passou, os clubes franceses não podem mais contratar jogadores até o fim da temporada, e Moisés terá o primeiro semestre de 2012 para ganhar seu espaço no clube para a temporada 2012-13. Moisés ainda não está garantido no clube, mas seguir treinando por lá já é uma conquista.