Tempo de leitura: 25 minutos

equador costa rica xv

Sai 2012, entra 2013. Com novos ares pela frente, o Portal do Rugby ajuda você a conhecer melhor o rugby mundial. Quantos países jogam rugby? Quantas seleções existem no mundo? Essas são perguntas que muitos rugbiers e curiosos têm. Por isso, fizemos uma relação completa da organização do rugby mundial, com a lista de todos os países já incluídos na estrutura oficial de nosso esporte.

 

- Continua depois da publicidade -

Do IRB às confederações continentais

A entidade máxima do rugby mundial é o International Rugby Board (IRB), ou Comitê Internacional de Rugby, a federação internacional. Hoje, 118 países são membros do IRB, dos quais 100 são membros plenos e ranqueados. Os outros 18 possuem um estatuto de membros associados, um nível burocrático inferior.

Porém, o IRB não agrupa todos os países que jogam rugby. Abaixo do IRB e subordinadas a ele estão as confederações continentais, que totalizam 6, sendo elas: CONSUR (Confederação Sul-Americana de Rugby, que compreende também a América Central), NACRA (Associação de Rugby da América do Norte e Caribe), FIRA-AER (Associação Europeia de Rugby, originada da antiga FIRA, a Federação Internacional de Rugby Amador), CAR (Confederação Africana de Rugby), ARFU (União Asiática de Rugby) e FORU (Federação das Uniões de Rugby da Oceania). Nada menos que outros 41 países estão filiados às confederações continentais, não sendo ainda membros do IRB. Entre eles, estão 6 territórios pertencentes à França e que são tanto membros de suas respectivas confederações continentais como membros da Federação Francesa de Rugby, o que confere a eles uma filiação indireta ao IRB.

Dentro das confederações continentais, níveis diferentes de filiação também existem por questões burocráticas. Em todos os casos, existem os membros plenos e os membros associados, sendo que a NACRA ainda possui um terceiro nível de filiação. Para além das confederações continentais, alguns países que hoje estão de fora da estrutura oficial do rugby internacional já começaram a se movimentar, fundando associações e federações, ou organizando seus primeiros selecionados. Tais números revelam o real potencial de crescimento do IRB para os próximos anos.

 

Países incluídos na estrutura do rugby mundial:

Países membros plenos do IRB: 100

Países membros associados ao IRB: 18

Países membros das confederações continentais e da FFR (Federação Francesa de Rugby): 6

Países membros apenas das confederações continentais: 35

 

América do Sul e Central – CONSUR – 12 países

1) IRB plenos e CONSUR plenos (8): Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru e Venezuela.

2) CONSUR pleno, mas não filiado ao IRB (1): Costa Rica.

3) CONSUR associados, não filiados ao IRB (3): Equador, Guatemala e El Salvador.

Nota: Bolívia, Panamá, Nicarágua e Honduras contam com federações ou associações, mas ainda não são membros da CONSUR.

 

América do Norte e Caribe – NACRA – 19 países

1) IRB plenos e NACRA plenos (11): Canadá, Estados Unidos, México, Bahamas, Barbados, Bermuda, Ilhas Cayman, Guiana, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

2) IRB associados e NACRA plenos (2): Ilhas Virgens Britânicas e Santa Lúcia.

3) NACRA associados, mas não filiados ao IRB (2): Curaçao e Ilhas Turks e Caicos.

4) NACRA afiliados, mas não filiados ao IRB (2): República Dominicana e São Cristóvão e Névis.

5) NACRA afiliados e membros da FFR (2): Guadalupe e Martinica.

Nota: Cuba conta com federação e está em vias de filiação à NACRA; Guiana Francesa é membro da FFR, mas não é filiada à NACRA; Saint Martin e Saint Barthélemy ainda fazem parte do Comitê de Rugby de Guadalupe, filiado à FFR.

 

Europa – FIRA-AER – 47 países

1) IRB plenos e FIRA-AER plenos (38): França, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, Itália, Geórgia, Rússia, Romênia, Portugal, Espanha, Bélgica, Ucrânia, Alemanha, República Tcheca, Polônia, Moldávia, Suécia, Holanda, Lituânia, Croácia, Malta, Suíça, Letônia, Andorra, Sérvia, Israel, Dinamarca, Eslovênia, Hungria, Áustria, Bulgária, Noruega, Grécia, Luxemburgo, Bósnia-Herzegóvina, Finlândia e Mônaco.

2) IRB associados e FIRA-AER plenos (2): Azerbaijão e Armênia.

3) FIRA-AER plenos, mas não filiados ao IRB (6): Chipre, Eslováquia, Turquia, Estônia, Liechtenstein e Islândia.

4) FIRA-AER associado, mas não filiado ao IRB (1): San Marino.

Nota: Bielorrússia conta com federação e está em vias de filiação à FIRA-AER; Gibraltar é candidato a membro da FIRA-AER; Macedônia conta com federação, mas não é filiada à FIRA-AER; Albânia já formou uma seleção nacional com atletas que atuam na Itália.

 

África – CAR – 37 países

1) IRB plenos e CAR plenos (16): África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Quênia, Uganda, Madagascar, Tunísia, Senegal, Botsuana, Marrocos, Costa do Marfim, Maurício, Zâmbia, Nigéria, Camarões e Suazilândia.

2) IRB associados e CAR plenos (7): Burundi, Gana, Mali, Mauritânia, Ruanda, Tanzânia e Togo.

3) CAR plenos, mas não filiados ao IRB (5): Benin, Burkina Faso, Chade, Níger e República Democrática do Congo.

4) CAR associados, mas não filiados ao IRB (7): Argélia, Egito, Gabão, Líbia, República do Congo, República Centro-Africana e Seychelles.

5) CAR associados e membros da FFR (2): Reunião e Mayotte.

Nota: Lesoto tem sua federação, mas não é filiado à CAR; Guiné e Serra Leoa estão em contato com a CAR.

 

Ásia – ARFU – 28 países

1) IRB plenos e CAR plenos (15): Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Cazaquistão, Sri Lanka, Taipé Chinesa (Taiwan), Tailândia, Cingapura, Malásia, Índia, China, Guam e Paquistão.

2) IRB associados e ARFU plenos (7): Irã, Indonésia, Uzbequistão, Laos, Camboja, Quirguistão e Mongólia.

3) ARFU plenos, mas não filiados ao IRB (5): Qatar, Líbano, Jordânia, Brunei e Macau.

4) ARFU associado, mas não filiado ao IRB (1): Afeganistão.

Nota: Bahrein, Kuwait, Omã e Arábia Saudita eram membros da União de Rugby do Golfo Árabe (AGRFU), ex-membro pleno do IRB, mas não são mais filiados à ARFU ou ao IRB; Síria era associada à AGRFU e não é mais filiada à ARFU ou ao IRB; Tadjiquistão, Bangladesh e Nepal têm associações de rugby não filiadas à ARFU.

 

Oceania – FORU – 16 países

1) IRB plenos e FORU plenos (12): Nova Zelândia, Austrália, Fiji, Samoa, Tonga, Papua Nova Guiné, Ilhas Cook, Niue, Tahiti, Ilhas Salomão, Vanuatu e Samoa Americana.

2) FORU pleno, mas não filiado ao IRB (1): Tuvalu.

3) FORU pleno e membro da FFR (1): Nova Caledônia.

3) FORU associado, mas não filiado ao IRB (1): Tokelau.

5) FORU associado e membro da FFR (1): Wallis e Futuna.

 

Vale ainda ressaltar que muitaos países que não estão aqui listadas já contam com clubes de rugby. São os casos de Montenegro, na Europa, que em breve poderá formar uma associação; Porto Rico, no Caribe; Angola, Moçambique e Etiópia, na África; Vietnã e Timor-Leste na Ásia; e Marianas do Norte, na Oceania.

 

 

 

Foto: Equador x Costa Rica, 2012