Tempo de leitura: 2 minutos

O rugby em todo Centro-Oeste tem crescido de forma acelerada nos últimos anos. A expansão do Pequi Nations (atual Copa do Centro-Oeste), a classificação do Cuiabá no BR Sevens e os resultados da Seleção Regional no último SPAC Lions são algumas das provas desse desenvolvimento. Acompanhando este cenário, o Distrito Federal também conquista suas marcas. Após a reativação do Rugby Sem Fronteiras e a criação de alguns pólos de rugby na capital brasileira, mais um grupo surge: o Clube e Escola de Rugby Samambaia.

O projeto que já conta com apoio do governo local, começará suas atividades em junho, com sua escolinha de introdução ao Rugby. O projeto consiste em levar nosso esporte para a cidade-satélite homônima e apresentar o Rugby para a população. A escolinha formará novos rugbiers e, a partir daí, serão selecionados potenciais atletas, técnicos e árbitros, que passarão pelas devidas formações e capacitações, estruturando a equipe de alto rendimento do clube, além de especialistas e profissionais para a região. 

- Continua depois da publicidade -

O planejamento do clube ainda prevê palestras, cursos e eventos para fomentar o Rugby na Samambaia. A realização de campeonatos estaduais e regionais na cidade também está dentro do planejamento do clube e já está sendo viabilizado para os próximos meses, com objetivo de atrair cada vez mais adeptos ao esporte.

De acordo com um dos idealizadores, Cauan Felipe, o objetivo é criar uma identidade com a cidade e tornar o Rugby como um dos principais esportes na comunidade. “Sou morador da Samambaia e comecei jogando pelo Brasília, porém sempre senti a necessidade de ter um clube na minha cidade, já que os treinos eram a 30km de distância. Via que muitos amigos queriam jogar, mas a localidade e horário eram um empecilho. Nossa cidade também é carente de atividades esportivas e não tem um clube local forte, então vimos uma grande oportunidade de tornar o rugby o principal esporte daqui”, afirma Cauan.

Além de estudos e planejamento pros próximos anos, eles ainda contam com uma feliz coincidência: o nome da cidade é justamente o símbolo da nação do rugby. A folha de samambaia dos All Blacks é, no mínimo, um bom sinal para o novo clube do Distrito Federal.

 

Mais informaçoes podem ser obtidas na fan page do clube no Facebook