Tempo de leitura: 2 minutos

orlando pirates stadium 

A África do Sul pode ganhar nova união (federação) provincial. Soweto, famoso subúrbio de Joanesburgo, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, na maioria negros e de baixa renda, está próximo de ter sua própria organização e representação no rugby sul-africano. Famoso pela repressão sofrida em tempos de Apartheid e pela criminalidade nos anos mais recentes, Soweto vem experimentando crescimento econômico e muitas áreas vem recebendo obras de urbanização, o que permitiu a clubes de rugby se desenvolverem na região.

Hoje ligados à Golden Lions Rugby Union (GLRU, antiga Transvaal Rugby Union), os clubes de Soweto vem se mobilizando para criar uma organização própria, que atenda melhor às suas necessidades, considerando a GLRU hoje distante deles. A Soweto Rugby Union (SRU) foi criada em setembro de 2014, mas ainda não teve o reconhecimento oficial da União de Rugby da África do Sul (SARU). Caso a separação entre GLRU e SRU seja confirmada, Soweto passará a contar com uma equipe própria na Currie Cup (o Campeonato Sul-Africano, disputado por seleções provinciais profissionais) e na Vodacom Cup a partir de 2016. Hoje, Soweto é representado justamente pelos Golden Lions,

- Continua depois da publicidade -

No Super Rugby, contudo, Soweto deverá seguir como parte da franquia dos Lions. A fim de auxiliar no desenvolvimento da SRU, a União Argentina de Rugby já convidou uma equipe da região para disputar partidas em solo argentino.

Entre os estádios localizados no Soweto estão o maior estádio do país, o Soccer City, para mais de 90 mil lugares, sede da final da Copa do Mundo de Futebol de 2010 e palco de algumas partidas dos Springboks, e o Orlando Pirates Stadium (foto), moderna arena para 40 mil lugares do Orlando Pirates, clube local de futebol, onde os Bulls, do Super Rugby (de Pretória) também já atuaram.