Tempo de leitura: 2 minutos

cardiff leicester 

Mais um capítulo foi adicionado às discussões sobre uma possível nova competição europeia de clubes, liderada por ingleses e franceses. De acordo com o jornal The Guardian, uma das pr, o opostas que ganha força entre os clubes da Premiership é a transformação da nova copa europeia em um torneio disputado em um bloco só: isto é, com várias rodadas em sequência, em um único período: de março (depois do Six Nations) a junho (já que os amistosos internacionais do meio do ano deverão ser realizados apenas no fim de julho e agosto, após as férias). Com a proposta, a final da Premiership poderia ser passada para fevereiro, antes do início do Six Nations, ou no meio dele, uma vez que novas datas seriam abertas em outubro, dezembro e janeiro para a liga nacional. Entretanto, a Premiership Rugby emitiu uma nota nesta semana dizendo que não pretende mover a final da Premiership de maio.

A Premiership ainda enfatizou novamente que equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália são bem-vindos na nova competição europeia, que por enquanto está sendo chamada de Copa Anglo-Francesa, por contar por ora apenas com ingleses e franceses. Entretanto, a competição poderá ir além: a partir de 2015-16, o torneio poderá contar também com as equipes da Currie Cup sul-africana – possivelmente sem seus atletas do Super Rugby, já que as competições coincidiriam. Nesse caso, a copa euro-sul-africana poderia substituir para os sul-africanos a Vodacom Cup.

- Continua depois da publicidade -

A grande diferença da nova copa europeia para as competições organizadas pela ERC – Heineken Cup e Amlin Challenge Cup – é o fato de ser regida pelos próprios clubes participantes, o que desagrada as uniões de Gales, Irlanda, Escócia e Itália, que lucram com a participação de times por elas financiados nas duas competições.

Em meio às turbulências, o presidente da ERC, Jean-Pierre Lux, acusou ingleses e franceses de usarem “táticas de guerrilha” para pressionar a entidade, como revelado peloPlanet Rugby.

 

Premiership Anglo-Galesa à vista?

A outra novidade da semana foi a sugestão levantada pelo diretor do Saracens, Nigel Wray, em entrevista ao The Rugby Paper: a inclusão dos times galeses na Premiership inglesa, formando uma nova Anglo-Welsh Premiership (Premiership Anglo-Galesa). Wray ressaltou que esse movimento seria excelente para os dois lados e que os galeses também deveriam participar da nova copa anglo-francesa. Tal movimento poderia levar ao fim a Copa Anglo-Galesa, abrindo novas datas no calendário, e criaria problemas à continuidade do PRO12. O maior empecilho é o fato dos quatro times regionais galeses do PRO12 – Cardiff Blues, Newport Gwent Dragons, Scarlets e Ospreys – serem diretamente vinculados à União Galesa de Rugby, recebendo verbas dela.